No caso de ser uma conta recém-criada, Outlook pode realmente demorar muito tempo para sincronizar todos os dados. Pode verificar se novos emails estão chegando e o tamanho do PST aumentando dando botão da direita na raiz da conta, em cima do seu endereço email, que fica acima da caixa de entrada, na listagem de pastas e escolhendo “Propriedade de arquivo de dados”. Veja o tamanho e verifique novamente alguns minutos depois, para saber se está aumentando de tamanho/baixando dados.
As dicas abaixo são válidas para os mais variados problemas, incluindo envio e recebimento.
1) Desative a varredura por vírus em emails do antivírus residente da máquina do usuário.
No caso do AVAST, dê um duplo clique no ícone do mesmo na barra de tarefas, em seguida clique em “Configurações”, na parte inferior de tela, seguido de “Componentes”. Do lado direito do item “Modulo Email”, veja um seletor, que deve estar verde. Clique nele, para que fique vermelho, desativando então a varredura por vírus em e-mails.
2) A seguinte dica deve ser evitada, apesar de poder melhorar a performance de sincronização das pastas, já que fica sincronizando apenas a caixa de entrada e as outras pastas são sincronizadas sob demanda. Ela pode gerar alguma confusão, no sentido do cliente acreditar que tem todos e-mails da conta dele em seu client, mas na verdade, muitas pastas de e-mail não possuem mensagens, já que nunca se clicou nela. Inclusive, pastas do nosso autoarquivamento, que cria uma pasta “Archive”com subpastas separadas por ano, quando há muitas mensagens a caixa de entrada ou nos itens enviados.
Por isso, use a opção abaixo com cautela, apenas se realmente requerido e sabendo que há consequências.
No menu Enviar/Receber, clique em “Grupos de Envio/Recebimento”, seguido de “Definir Grupos de Envio/Recebimento”. Clique em cima do grupo “Todas as contas” e do botão “Editar”.
No Outlook 2007, o local é diferente. Fica em “Ferramentas”, “Enviar/Receber”, “Configuração de Envio e Recebimento”, “Definir Grupos de Envio e Recebimento”.
Agora, faça o seguinte:
– Desmarque a caixa de seleção “Obter contagens de itens não lidos em pastas inscritas”.
– Em “Receber Itens de email”, altere de “Baixar itens completos, incluindo anexos de pastas inscritas” para a outra opção “Usar o comportamento personalizado definido abaixo”.
– Nas opções de pasta, logo abaixo, marque o checkbox apenas ao lado da caixa de entrada. Caso queira, pode adicionar outras pastas, na qual tem filtros/regras que movem emails para elas.
Veja como fica:
– Clique em Ok para fechar a janela e depois no botão “Fechar”.
3) Em alguns casos, vale até remover a conta, adicionar de novo, ou até recriar profile, desativar “plug-ins” do Outlook, ver se o tamanho limite do PST foi atingido (em Outlooks recentes, 50 GB), etc.
4) Algo essencial é testar com outro programa de email, como Thunderbird, detalhado em: https://suporte.lucanet.com.br/kb/configurando-programas-de-e-mail/configurando-o-thunderbird
5) Verifique questões de conectividade, tente de outra conexão. A respeito disso, veja: https://suporte.lucanet.com.br/kb/outros/problemas-no-acesso-aos-emails-conectividade
6) Uma possibilidade que sempre costuma ajudar, mais radical, é recriar o profile do Outlook. Busca a respeito: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=recriar+profile+outlook