Virtual Private Server é o que quer dizer a sigla VPS. Mas você sabe o que exatamente isso quer dizer?

Entender sobre os tipos de hospedagem pode ser um pouco complicado, principalmente quando vemos termos técnicos, como VPS. Mais difícil ainda pode ser escolher o tipo de hospedagem ideal para o seu site. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre uma hospedagem virtual privada, ou VPS. 

O que é um servidor virtual privado (VPS)?

VPS significa Virtual Private Server, ou servidor virtual privado. Logo, uma hospedagem VPS é um servidor, com sua própria cópia de sistema operacional e recursos de servidor alocados dentro de um servidor maior. 

Como funciona a hospedagem VPS?

Como o próprio nome indica, todo o aspecto de uma hospedagem VPS é virtual. A tecnologia de virtualização é o meio pelo qual um serviço pode ser dividido em vários servidores virtuais. Logo, podemos dizer que se trata de um servidor físico, mas separado em vários servidores diferentes. 

Embora o servidor físico seja dividido, existe um elemento de confidencialidade entre os serviços. Isso quer dizer que o servidor que você utiliza estará reservado somente para você. Assim, nenhum recurso será compartilhado, como memória, processador ou quaisquer outros dados. 

Se partirmos do ponto de vista do usuário, uma hospedagem VPS significa:

  • Performance garantida – você terá seus recursos dedicados (processador, memória viva, disco de armazenamento, largura de banda, etc. 
  • Maior segurança de site – seus sites serão hospedados em um ambiente isolado. Logo, o que acontece com o seu vizinho de host não afetará o seu trabalho.
  • Acesso completo ao servidor – é como o de uma hospedagem em um servidor dedicado. 

Vantagens da hospedagem VPS 

Uma hospedagem VPS oferece o equilíbrio perfeito entre preço, performance, segurança, acessibilidade e confiabilidade. Algumas das vantagens que você terá com este tipo de serviço são:

  1. Custo compartilhado de serviços
  2. Servidor de configuração rápida
  3. Melhor acesso ao servidor, com maior controle
  4. Ambiente privado dentro da máquina onde a VPS funciona
  5. Nível de serviços próximo ao que temos em hospedagens dedicadas. 

Hospedagem compartilhada vs VPS vs hospedagem dedicada 

É comum que as pessoas fiquem confusas diante de tantas opções de hospedagem. Por isso, vamos observar mais de perto a hospedagem compartilhada, VPS e dedicada. Por meio dessa comparação, esperamos que as dúvidas sejam resolvidas.

Hospedagem compartilhada

Uma hospedagem compartilhada abriga vários sites em um único servidor. Os recursos do servidor, então, devem ser divididos entre os usuários.

É como se você morasse em um quarto com os seus amigos. Vocês deveriam compartilhar os mesmos recursos dentro de um mesmo espaço. Ao mesmo tempo que os custos são menores, alguns problemas podem surgir. 

O maior problema de uma hospedagem compartilhada é quando um dos usuários dentro do servidor ultrapassa os limites. Ou seja, um site que demanda muitos recursos dentro de uma hospedagem compartilhada pode afetar o funcionamento dos outros. 

Por essa razão, as hospedagens compartilhadas são indicadas para sites que demandam poucos recursos. 

VPS

A hospedagem virtual privada funciona de forma similar que um prédio com vários apartamentos. Mas no lugar de dividir um único quarto, os usuários compartilham apenas a mesma estrutura.

Dessa forma, todos os apartamentos possuem funcionamento e recursos independentes, apesar de estarem na mesma estrutura. Caso algum vizinho ultrapasse os limites, o problema será com o dono do prédio, não com outros moradores.

O mesmo vale para a VPS. Todos os recursos são divididos de forma virtual, garantindo que chegarão aos devidos fins sem interferências de outros usuários. 

As hospedagens VPS são indicadas para usuários que possuem sites que demandam mais recursos. 

Hospedagem dedicada

Ter uma hospedagem dedicada é como ser dono de uma casa própria. Você tem todo o espaço para você, mas deve pagar as contas sozinho. Além disso, se algo acontece com a casa, você será o responsável por consertar ou achar soluções para que o problema seja resolvido. 

No cenário da tecnologia, a hospedagem dedicada traz inúmeros benefícios, além de oferecer total controle ao usuário. Mas o possível ponto negativo é que esse tipo de hospedagem pode custar bem caro, além de demandar conhecimento específico sobre tecnologia.

A hospedagem dedicada é o tipo de hospedagem perfeita para quem precisa de muitos recursos e possui projetos grandes. 

Por que devo migrar para a hospedagem VPS?

Aconselhamos você a mudar para uma hospedagem VPS se…

Você precisa de mais velocidade

Na medida com que você adiciona conteúdo ao seu site, a velocidade de carregamento fica mais lenta. Essa situação é ainda mais real para sites que realizam operações pesadas em bancos de dados. Se você percebeu que suas operações estão mais lentas, talvez seja hora de migrar para uma hospedagem VPS.

Além disso, a maioria dos sites têm aumento de tráfego com o passar do tempo. Isso faz com que o site fique lento. Para mais velocidade, nada melhor do que dar um upgrade em seu plano e passar o seu site para uma hospedagem VPS. 

Falta de recursos

Se os usuários do seu site se deparam frequentemente com erros de carregamento, você pode estar com recursos escassos. Seja memória, seja processamento, seja espaço no disco, a melhor opção para aumentar a estabilidade pode ser migrando para uma VPS. 

Problemas de segurança

Assim como em qualquer sistema digital, alguns sites podem sofrer ataques de segurança no servidor. Se você tiver o azar de compartilhar o mesmo servidor que estes sites, você poderá ser afetado de alguma forma. 

Se você não pode correr o risco de sofrer ataques que fragilizam a segurança do servidor, uma boa forma de garantir sua segurança é migrando para a hospedagem VPS. 

Conclusão

Neste artigo, explicamos o que é uma hospedagem virtual privada. Além disso, comparamos as vantagens de uma VPS com hospedagens compartilhadas e servidores dedicados. Por fim, explicamos algumas situações nas quais você precisaria fazer upgrade da hospedagem de seu site. 

A hospedagem perfeita vai depender muito das necessidades de cada site ou aplicação. Logo, esperamos que você consiga avaliar se está fazendo a escolha certa ou se é hora de migrar para uma hospedagem que vai lhe atender melhor. 

Gostou do nosso post? Quer continuar aprendendo tudo sobre hospedagem de sites? Então confira o nosso guia completo clicando aqui

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.