Precisa escolher entre usar um VPS ou um servidor cloud? Ambos possuem mais pontos positivos do que negativos.

VPS ou servidor cloud? Quem trabalha com projetos na internet sabe a importância de uma boa hospedagem. Se você já viu algum site fora do ar, sabe bem que esse é um dos piores pesadelos vividos por profissionais da internet

Mas se você não passou por isso, acredite, não quer saber o que é passar por isso. Pensando nisso, essa postagem tem o objetivo de esclarecer as diferenças entre um servidor cloud e um VPS. 

Embora ambos sejam tipos de hospedagem, existem muitas diferenças entre uma VPS e um Cloud Server. Para escolher o mais apropriado para um projeto, é importante reconhecer as respectivas características, bem como as vantagens e desvantagens de cada um. 

Entender sobre o tipo de hospedagem de um site é ainda mais importante nos casos de lojas virtuais — e você vai agradecer por saber disso o quanto antes! 

Nas próximas linhas, vamos descobrir quais são as principais diferenças entre VPS e Servidor Cloud, além de definirmos bem o que é cada um. 

O que é VPS?

A sigla VPS vem do inglês Virtual Private Server, ou servidor virtual privado. Em outras palavras, VPS é um servidor físico que é dividido em outros servidores virtuais. Cada uma dessas partes, então, age como um servidor individual. 

Na prática, é uma única máquina responsável por executar várias aplicações, como sites e programas de computador, mas com espaços dedicados a cada usuário. 

O que é Servidor Cloud?

Como o nome já diz, um servidor cloud utiliza a computação na nuvem. Isso quer dizer que você não terá uma máquina física. 

Diferente do VPS, o servidor cloud possui recursos de várias máquinas físicas, o que permite com que ele escale os recursos a serem utilizados. Tudo isso, claro, dependerá da necessidade do usuário. 

Qual a diferença entre um servidor cloud e um VPS? 

Primeiramente, vale lembrar que ambos têm em comum o fato de funcionarem como servidores dedicados. Mas, nesse ponto, a principal diferença é que a hospedagem VPS tem recursos de apenas uma máquina física, enquanto o servidor cloud se baseia em várias outras máquinas. 

A partir dessa diferença estrutural, podemos levantar uma série de vantagens e possíveis desvantagens:

Vantagens de uma VPS

  • Assim como um servidor cloud, um servidor virtual privado é uma excelente opção para quem precisa de mais memória e processador, por exemplo;
  • Não existe troca de dados entre os clientes hospedados em um mesmo servidor, visto que os dados são armazenados separadamente;
  • Se necessário, você consegue reiniciar um servidor virtual sem afetar a atividade dos outros. 

Desvantagens de uma VPS

  • As configurações gerais e a segurança de um servidor virtual privado ficam por conta do usuário;
  • Se o servidor físico falha, todos os servidores virtuais também terão as atividades afetadas;
  • Servidores desse tipo não têm recursos escaláveis. Ou seja, uma vez que a capacidade máxima de qualquer recurso for atingida, você deverá procurar por novas opções, o que pode tomar bastante tempo. 

Vantagens de um servidor cloud

  • Os recursos de um servidor cloud são escaláveis. Caso eles se esgotem, outra máquina passa a funcionar automaticamente para suprir a demanda;
  • Em caso de falha, assim como na situação anterior, haverá outra máquina para suprir as novas demandas;
  • Cada cliente pode selecionar seu próprio sistema operacional, o que não ocorre em uma VPS;
  • Se outro cliente atinge o pico de acessos, os recursos de um servidor cloud não serão afetados.

Desvantagens de um servidor cloud

  • Para configurar e lidar com um servidor cloud, será necessário certo conhecimento avançado. 

Afinal, qual é a melhor opção? 

Quando falamos de negócios, é muito difícil chegar em um consenso por unanimidade comparando apenas duas opções — e nesse caso, não é diferente. Logo, a escolha vai depender das necessidades de cada usuário. 

Mas podemos dar algumas dicas: se seu projeto ainda está no início, talvez uma VPS seja a melhor opção, visto que você possivelmente não enfrentará picos de acesso. 

Neste cenário, optar pelos servidores virtuais privados significa, também, optar por custos mais baixos e mais facilidade nas configurações. 

Mas se você precisar suprir grandes picos de tráfego, então a melhor opção passa a ser o servidor Cloud, visto que os recursos serão escaláveis. Quanto ao custo, valerá a pena pela estabilidade garantida. 

Se seu negócio não pode correr o risco de ficar offline, sua escolha será facilitada. Isso porque os servidores cloud são mais indicados para este tipo de demanda. 

O mesmo é válido caso você não possa nem pensar em falhas de operações. Lembre-se que os servidores cloud rapidamente darão conta do recado. 

Conclusão

Como você pôde observar, as duas opções podem ser excelentes. Ambos possuem mais pontos positivos do que negativos. Além disso, são boas escolhas para empresas e profissionais que marcam presença online. 

Tudo vai depender das necessidades de cada projeto, e ninguém melhor para decidir isso do que o próprio usuário. 

Se chegou até aqui, aprendeu sobre as vantagens, desvantagens e diferenças entre um servidor cloud e um VPS. Mas se quiser aprofundar no universo da hospedagem de sites, leia o nosso guia completo

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

serviço cloud

Hospedagem Cloud

Hospedagem Cloud abriga ideias que são sucesso na internet. Com o aumento de visitas em sites e mais usuários cadastrados, é natural ver empresas migrarem seu conteúdo para um Servidor Cloud.
Nesse artigo vamos entender mais sobre os recursos da famosa Nuvem.

Hospedagem de Sites

A Hospedagem Compartilhada geralmente é a porta de entrada do mundo de hospedagens para os novos proprietários de sites. Trata-se de uma forma de obter o máximo de performances possível à partir de um servidor físico. com a vantagem de não investir um valor muito alto de dinheiro. Vamos conhecer esse serviço de entrada da DialHost com todos os benefícios que entregamos a você.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.