A velocidade de carregamento de um site está diretamente ligada a experiência do usuário. Isso sem falar no ranqueamento dos motores de pesquisa.

Se você deixou a velocidade de carregamento do seu site de lado, está cometendo um grande erro. De fato, cerca de 40% dos usuários fecham uma página que não carrega em até 3 segundos! Além disso, devemos considerar que as pessoas usam cada vez mais os dispositivos móveis para acessar a internet. 

Já deu para ver que a experiência do usuário é um fator determinante, não é mesmo? Isso porque ainda não falamos sobre a importância do carregamento do site para o SEO. Nesse cenário, os motores de pesquisa priorizam os sites mais rápidos na hora de ranquear. 

Neste texto, vamos esclarecer sobre o carregamento de uma página, o que influencia essa velocidade e, também, dar algumas dicas para melhorar a velocidade do seu site. 

Como funciona o carregamento de um site

Quando você clica em um link em um mecanismo de pesquisa ou quando digita um domínio, o navegador envia uma solicitação ao servidor e, posteriormente, o servidor retornará uma resposta HTML, levando em consideração todas as dependências: javascript, css, image…

Animação de carregamento de um site. Ao centro, contador de velocidade que vai de 0 a 100. Na medida em que o contador avança, barras verdes são lançadas e formam um círculo.
Loading…

Quando o navegador armazena todos os dados e cria a página, temos a opção de exibi-los.

Por que melhorar a velocidade de carregamento do site?

A taxa de carregamento é um elemento composto pelo algoritmo do Google. Logo, você precisa garantir um bom tempo de carregamento para não ser penalizado pelo gigante das buscas. Na verdade, se perdemos 500 milissegundos, perdemos 20% do tráfego.

As consequências para um site lento não são nada boas:

  • uma indexação ruim nos mecanismos de busca: os robôs têm bilhões de páginas para verificar todos os dias; se sua página estiver muito lenta, o robô não se preocupará em esperar …
  • uma experiência decepcionante para o usuário: se sua página for lenta, a taxa de rejeição, o tempo médio gasto na página e o número de páginas visitadas serão afetados e os mecanismos de pesquisa vão priorizar os sites com melhor desempenho.
  • conversão ruim: uma experiência ruim do usuário leva a uma conversão ruim e, portanto, a uma diminuição no lucro.

Além disso, a tendência é que as pessoas usem mais o celular para acessar a internet. Logo, o Google está considerando cada vez mais a adaptação dos sites para dispositivos móveis. 

Qual ferramenta usar para testar a velocidade de um site?

Você deve estar se perguntando: “Mas como eu posso saber a velocidade do meu site?”.

Bom, a resposta para essa pergunta é fácil! Para testar a velocidade do seu site, o Google tem uma ferramenta, a Page Speed Insight, que calcula o desempenho de suas páginas tanto no celular, quanto no computador. Essa poderosa ferramenta pode diagnosticar uma página e detectar oportunidades para melhorar sua velocidade de carregamento.

Com um relatório de velocidade em mãos, você saberá que medidas pode tomar para que essa velocidade seja aumentada o máximo possível.

Dicas para acelerar o carregamento das páginas de um site

Bom, se chegou até aqui, já sabe muito bem a importância de manter o carregamento do seu site rápido. 

A seguir, alguns conselhos para fazer a experiência do usuário algo ainda melhor e, consequentemente, mais rápida:

  • Tenha um serviço de hospedagem de qualidade para promover o desempenho. É muito importante adaptar sua oferta de hospedagem ao tráfego gerado pelo site. Já pensou se você tem um pico de acessos que o seu servidor não consegue suportar?
  • Otimize as imagens: tenha cuidado para não usar imagens muito pesadas para afetar o tempo de carregamento. Por padrão, uma imagem não deve exceder 200 KB. Você pode compactar suas imagens com plug-ins como wp smush for wordpress ou Optimzilla para compactar imagens facilmente.
  • Use uma rede de distribuição de conteúdo: essa é a maneira mais rápida de distribuir conteúdo, incluindo imagens do seu site. Assim, um site que tem usuários em todo o mundo pode segmentar o público, permitindo distribuir durante o pico de usuários em diferentes servidores.
  • Reduza o número de dependências: cada elemento (imagens, css, javascript …) é enviado independentemente para o navegador. Portanto, limite o número de dependências para facilitar o envio de itens para o navegador
  • Limite o uso de javascript: tenha cuidado, embora o uso de javascript tenha suas vantagens, ele pode sobrecarregar suas páginas
  • Comprima seu código CSS: você pode liberar muitos bytes de dados e reduzir o tempo de download e análise, compactando tantos itens quanto CSS
  • Reduza o número de redirecionamentos: o redirecionamento 301 adiciona uma etapa que pode aumentar consideravelmente a velocidade do carregamento. Isso porque o usuário é redirecionado para outra página que deve ser carregada etc. Fique atento às cadeias de redirecionamento 301, que devem ser evitadas!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância da velocidade de carregamento de um site. Viu também como isso afeta o ranqueamento de um site em motores de pesquisa e também a experiência do usuário. Finalmente, passamos por dicas muito válidas que vão ajudar na hora de otimizar o carregamento de um site. 

A velocidade de carregamento das suas páginas não é um elemento que deve ser negligenciado na implementação de uma estratégia de SEO. Seja para a experiência do usuário ou para os mecanismos de pesquisa, o carregamento é essencial. Portanto, usando as ferramentas disponíveis, você poderá identificar oportunidades para aumentar sua velocidade de carregamento e melhorar seu SEO.

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