Hoje é o dia mundial da internet e nós trouxemos uma breve história da invenção que revolucionou o mundo inteiro.

Você pode até pensar que a internet foi criada para ser exatamente o que é hoje. Mas a rede que utilizamos é o resultado de muito trabalho e muita evolução. Inicialmente, ela foi criada para um uso bem mais modesto, sem contar com a invenção de supercomputadores e smartphones.

A história da internet começa em plena Guerra Fria, quando os russos haviam lançado Sputnik. Os Estados Unidos, então, estimularam a Guerra Fria por meio da tecnologia. Alimentada pelo investimento do governo e pela histeria pública, a pesquisa avançou em passos largos, principalmente na área da informática.

Foi nessa época que o Departamento de Defesa americano criou o projeto ARPA, cujas missões envolviam a criação do sistema de comunicação mais eficiente e confiável do mundo.

Estavam, portanto, tentando encontrar uma maneira de permitir que vários centros de pesquisa trocassem informações. Entretanto, a estrutura desta rede de comunicação ainda sofria ameaças de ataques soviéticos.

Posteriormente, foi necessário criar um sistema de comunicação descentralizado, que fosse capaz de redirecionar informações sem a intervenção humana. Isso porque, mesmo em caso de destruição de alguma base de pesquisa, a comunicação precisaria acontecer.

Nasce a primeira rede

Assim, pesquisadores da Universidade da Califórnia criaram um centro de teste de protocolos de comunicação e decidiram ligar os computadores à rede. Esta rede posteriormente ficou conhecida como ARPAnet.

Inicialmente, a ARPAnet se limitava a quatro universidades e alguns sites americanos. Assim, em 1872 as tecnologias de base já anunciavam a chegada da Internet.

Em 1974, Vinton Cerf e Robert Kahn desenvolveram os protocolos TCP (Transfer control protocole) e IP (Internet Protocol) com o objetivo de tornar a transmissão por pacotes de dados aplicável a todos os tipos de sistemas de informação.

O trabalho dos dois pesquisadores constitui, então, a base de todas as comunicações da internet. Contudo, foi uma série de outros eventos que fizeram com que a ela se desenvolvesse.

A história da internet como conhecemos

Contrariando as probabilidades, dada a situação política da época, a ARPA tornou público os protocolos TCP/IP. Assim, eles passaram a ser acessados gratuitamente e sem restrições. Em outras palavras, a agência disponibilizou uma tecnologia vanguardista que colocaria fim nos problemas de comunicação em tempos de guerra no mundo todo.

Já em 1983, começaram a surgir redes independentes por toda parte, como a Bitnet, em Nova Iorque, e FidoNet em São Francisco. Embora as redes independentes tenham perdido a popularidade, elas possuem contribuição inegável para o desenvolvimento da internet.

No fim da década de 1980, uma nova onda de paranoia tomou conta dos Estados Unidos. Com medo de serem ultrapassados na competição estrangeira, o governo americano reagiu enviando a NSF promover o desenvolvimento da informática, criando grandes centros de pesquisa. Os sites da NSF eram, então, ligados pelas melhores linhas de transmissão disponíveis e utilizavam os protocolos TCP/IP.

Na época, apesar da popularidade nos meios científico e universitário, a internet ainda não havia chamado a atenção do grande público. De fato, as ferramentas ainda eram rudimentares e o tipo de informação disponível era relevante somente para o campo de pesquisas científicas.

Foi quando apareceram ferramentas como o correio eletrônico, o FTP e o TelNet. Ferramentas que permitiam a comunicação e o acesso a bancos de dados. Foram verdadeiros marcos na história da internet.

Posteriormente, o departamento de informática da universidade do Minnesota criou uma interface de pesquisa que permitia a busca por temas. O sistema era fácil de utilizar e permitia aos estudantes o acesso a documentos informatizados que estavam em servidores de outras universidades. A ferramenta revolucionária foi batizada de Gopher, em homenagem ao mascote da universidade.

A tecnologia do Gopher foi rapidamente adotada pelo público universitário. Eles encontraram uma forma simples e eficaz de organizar e gerir os bancos de informação eletrônica.

Enfim, WWW

A expressão World Wide Web  significa Larga rede mundial. Em outras palavras, a internet é uma rede mundial que inclui redes públicas e privadas. Além, claro, de computadores pessoais, todos ligados a servidores ao redor do mundo.

Atualmente, as invenções possibilitadas pela internet fazem parte da rotina de muitas pessoas. Seja procurando uma solução no Google, seja fazendo negócios, a web representa uma revolução na forma em que vivemos. Melhor ainda é saber que vamos continuar evoluindo a partir desta criação humana.

Somos apaixonados pela internet

Aqui na DialHost, somos apaixonados pelo que fazemos e temos muito orgulho pelo fato de termos presenciado a evolução da internet.

No dia mundial da internet, conversamos com o nosso time para relembrar como conhecemos a rede mundial de computadores. Confira o nosso vídeo:

Dia Mundial da Internet

E você? Como a internet está presente na sua vida? Acha que conseguiria viver sem ela? Deixe um comentário contando pra gente!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.