Você já se perguntou qual tipo de trabalho exerce quando trabalha fora do escritório? Pode parecer irrelevante, mas no Brasil, na organização trabalhista, faz diferença a classificação da atividade que você exerce de casa. Para não falar de trabalho remoto de forma técnica, explicamos qual a diferença dos vários tipos para você conseguir definir o que faz.

O que é home office?

home office

Diferente do que muitos pensam, home office não significa apenas prestar serviço para a sua empresa da sua casa. O que melhor define essa prática, que também pode ser denominada de teletrabalho, é a empresa lhe fornecer o necessário para você exercer a sua função sem sair de casa.

Isso mesmo que você entendeu, é aquele serviço onde a empresa te dá o suporte necessário. Basicamente, é quando você pode levar o computador da sua mesa para casa.

Home Office na sua empresa? Aprenda a implementar corretamente em 9 dicas

O que significa home based?

home based

Este é o modelo adotado mais adotados por empresas do ramo de atendimento ao cliente. Ele envolve uma proposta diferente desde a contratação, onde há a ausência quase total de você ir no escritório da empresa. Na verdade, ele depende exclusivamente de você ter em casa a estrutura para conseguir trabalhar para a empresa.

E não, ele não significa ser freelancer ou prestar serviço de forma autônoma. Ele apenas significa que a sua base de trabalho é a sua casa. Ou seja, pode atender tanto o regime de CLT ou MEI/CNPJ. Os anúncios de emprego sobre este tipo de contratação geralmente estão especificando a estrutura que você precisa ter em casa para ser contratado, e eles não lhe darão tanta flexibilidade de horário e local de trabalho.

E quando é trabalho remoto?

trabalho remoto

É desse que a maioria gosta e confunde com home office. O trabalho remoto junta a necessidade de você ter a estrutura ideal para exercer sua função com a não obrigação de ter uma base fixa. Ou seja, você pode trabalhar do seu sofá da sua casa, de um cowork em São Paulo ou de uma cafeteria em Milão, o importante é que você dê conta das suas funções.

Este é o modelo mais adotado e difundido pelas maiores empresas do mundo. Ele raramente terá relação com CLT assim como geralmente não estará preso a uma carga horária de trabalho. Tudo depende dos projetos que você compõe.

Por exemplo, se seu prazo para terminar o projeto termina na semana que vem, mas você concluiu ele hoje, isso significa que até semana que vem você estará livre para fazer o que quiser e ainda recebendo o valor que foi acordado entre você e a empresa no momento da contratação. A obrigação no trabalho remoto está mais ligada a cumprir prazos e entregar o resultado definido.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no ano de 2018 identificou que mais de 3,8 milhões de brasileiros estavam trabalhando em alguma dessas rotinas fora do escritório. Nestes dados estão inclusos os trabalhadores formalizados e os freelancers, uma das categorias que mais tem somado à parcela de trabalho informal no Brasil.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.