Para realizar o controle de caracteres maiúsculos e minúsculos o PHP disponibiliza diversas funções como: lcfirst, ucfirst, ucwords, strtolower, strtoupper e mb_strtoupper. Neste post explicarei elas.
strtoupper e mb_strtoupper - controle de caractere minúsculos e maiúsculos
Exemplo utilizandop strtoupper e mb_strtoupper

Para realizar o controle de caracteres maiúsculos e minúsculos o PHP disponibiliza diversas funções como: lcfirst, ucfirst, ucwords, strtolower, strtoupper e mb_strtoupper. Estas 5 funções realizam basicamente alteração de caracteres maiúsculas para minusculas e vice-versa. Por isto resolvi dar uma estudada nas mesmas e trazê-las em um pacote dentro deste post.

lcfirst

Comecemos pela função lcfirst, ela é útil quando queremos transformar apenas a primeira letra de uma string em minúscula. Por exemplo quando temos uma frase de algum artigo e queremos salvar isto com tudo em minúsculo. Não tem muito o que explicar dela, seu uso é bem simples, você passa a string e ela te retorna com o primeiro caractere em minúsculo. Seu uso é assim:

lcfirst ($string );

ucfirst

Ao contrário da lcfirst, a função ucfirst transforma a primeira letra de uma string em maiúscula, então se você quiser pegar aquela frase toda em minúscula e capitalizar o primeiro caractere, esta é a função. Seu uso é exatamente igual a lcfirst.

ucfirst ($string );

ucwords

A função ucwords foi um pouquinho além, e transforma o primeiro caractere de cada palavra para maiúsculo. O uso continua o mesmo:

ucwords ($string );

strtolower

No caso de conversão de caracteres a strtolower, assim como a strtoupper, são mais comuns. A strtolower transforma qualquer caractere maiúsculo da string passada para minúsculo. A forma de usar ainda continua a mesma:

strtolower ($string );

A strtolower pode ser utilizada para padronizar nomes de arquivos em uploads ou caminhos. Em URLs, caracteres 100% em minúsculos  são mais amigáveis para a digitação do usuário. Isto porque apesar de domínios não serem case sensitive as URLs são.

Como não é usual digitarmos nada usando letras maiúsculas nas URLs, manter caracteres sempre em minúsculo garante que o usuário tem um conteúdo único.

strtoupper e mb_strtoupper

A strtoupper é o oposto da strtolower, sendo assim, ela se responsabiliza por transformar toda a string em maiúsculo. Vale lembrar que a strtoupper pode não trazer resultados corretos quando utilizada em strings com acento. Infelizmente a função não identifica letras acentuadas como caractere alfabético válido, por isto utilize a função mb_strtoupper nestes caso. Para não me alongar muito vou mostrar a utilização de ambas abaixo:

strtolower ($string );
mb_strtolower ($string,"utf-8" );

Como podem ver a única diferença entre uma e outra é que na mb_strtolower a gente define também o charset que desejamos e assim a função consegue identificar os caracteres como alfabéticos.

Por serem funções usuais, mas com aplicações simples e variadas, não consegui achar ou pensar em um exemplo único para a utilização destes comandos, mas convido a todos postarem nos comentários sobre usos interessantes destas funções. Abs e aguardem no próximo artigo falarei sobre strstr e stristr.

Tenha todo o desempenho para o seu site com a Hospedagem Cloud DialHost. Servidores em cloud prontos para receber sites em PHP. Saiba Mais ou veja nossos produtos.

 

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.