Neste post falarei sobre a função strlen(). Ela já é conhecida e pode ser utilizada para finalidades como: validador de uma condição, limitar a quantidade de caracteres digtados e limitação de loops.

Olá Pessoal, estou dando continuidade a série de tratamento de strings. Aos que já acompanharam o post passado, falei sobre a função Levenshtein e deixei a dica de que podíamos melhorar a relevância da comparação através do strlen().

Para este post falarei um pouco sobre a função strlen(). Ela já é bem conhecida e pode ser utilizada para diversas finalidades entre elas: validar a entrada em uma condição, contar se uma determinada string encontra-se no limite de caracteres (lembram do limite do twitter?) e limitação de loops.

Definindo a função strlen()

A definição não é muito complexa, porém sua aplicação pode ser feita em “N” situações o que torna este comando muito importante no trabalho com strings. O strlen() estritamente calcula o tamanho de uma string, simples assim. Se você tem uma determinada palavra “Capivara” e definir o strlen(“Capivara”), a função te retornará 8.

Colocando a mão na massa

Retornando ao código utilizado pela função Levenshtein, podemos reparar que a mesma pode te retornar sugestões nada relevante se todas as suas palavras de comparação forem completamente diferentes da palavra buscada. Em um primeiro passo, então pensei, limitando as palavras comparadas a ter um índice Levenshtein menor que uma determinada porcentagem (no exemplo defini 50%) da palavra digitada, se nenhuma delas tiver pelo menos 50% de semelhança não teremos nenhum retorno de semelhança.

Para isto fiz algumas modificações utilizando do comando strlen() ele será responsável por condicionar o tamanho máximo do índice Levenshtein e assim adicionar a palavra comparada à sugestão indicada.

<?php 
if($_GET){
    $input = $_GET[word];

    // Array de palavras 
    $words  = array('DialHost','Hospedagem','Sites','Cloud',
                    'Computing','Servidores','Brasil','iMasters','PHP');

    // Inicio uma variável com a menor encontrada pela busca
    $sht = strlen(utf8_decode($input))/2;
    $print_word='';

    // Inicio o loop de comparação das palavras
    foreach ($words as $word) {

        //Faço a comparação das ditâncias entre a palavra digita e a palavra selecionada no array.
        $lev = levenshtein($input, $word);

        // Verifico se a palavra do array é igual a palavra digitada.
        if ($lev == 0) {

            // Defino a palavra digitada como sendo a palavra final
            $print_word = $word;
            $sht = 0;

            //Já que a palavra exata já foi encontrada não preciso mais continuar no loop.
            break;
        }
        // Se a palavra do array não for exata começo a comparar se ela é mais próxima que a comparada anteriormente.
        if ($lev <= $sht || $sht < 0) {
            // Se der verdadeiro a palavra será guardada como a palavra final
            $print_word  = $word;
            // E defino o valor levenshtein da palavra como o mais próximo. Este valor será utilizado nas comparações seguintes. 
            $sht = $lev;
        }
    }
?>

A principal mudança aqui foi na linha 10 do código onde eu incio a menor entrada pela busca. Com ela estando diferente de "0" agora uma palavra para ser considerada uma sugestão válida tem que ser pelo menos 50% parecida com a palavra digitada no formulário.

Por fim adiciono o html do formulário.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<title>Levenshtein</title>
<meta charset="utf-8">
</head>
<body>
<?php
echo "<div style='margin-top:50px;text-align:center;font-family:arial,sans-serif;font-size:1.6em;'>A palavra digitada foi:".$input."</div>";
if ($sht == 0) {
echo "<div style='text-align:center;font-family:arial,sans-serif;font-size:1.6em;'>Encontramos a palavra exata para sua busca:".$print_word."</div>";
} else if ($print_word!='') {
echo "<div style='line-height:1.7em;text-align:center;font-family:arial,sans-serif;font-size:1.6em;'>Talvez você esteja procurando por:".$print_word."</div>";
}
else{
echo "<div style='line-height:1.7em;text-align:center;font-family:arial,sans-serif;font-size:1.6em;'>Não encontramos palavras que se pareçam com sua busca</div>";
}
echo "<div style='margin-top:50px;text-align:center;font-family:arial,sans-serif;font-size:1.6em;'><a href='http://devel2.dialhost.com.br/Blog-SandBox/levenshtein.php' title='Fazer outra busca'>Fazer outra busca</a></div>";
}
else {
?>
<div style="margin-top:50px;text-align:center;font-family:arial,sans-serif;font-size:1em;">
<h1>Apenas um teste com Levenshtein</h1>
<form action="levenshtein.php" method="get" accept-charset="utf-8">
<label> Digite a palavra a ser comparada<br><input style="padding:5px;font-size:1.4em;line-height:1.4em;margin-top:5px;"type="text" name="word" placeholder="ex: DialHost" value=""></label>
<input type="submit" name="buscar" value="Buscar">
</form>
<?php
}
?>
</div>
</body>
</html>

Acredito que, mesmo assim, não temos uma busca de relevância digna de Google. Mas, para um simples exemplo esta função pode aumentar bastante a relevância de suas sugestões ou correções. Confiram só o exemplo modificado

Erro comum

Na verdade este erro encontrei enquanto pesquisava sobre o assunto e só vale para casos onde a busca possui palavras acentuadas. Ao que tudo indica podem haver conflitos de codificações de string quando utilizamos acentuação. O strlen() acaba por contar caracteres do tipo: á, é, í, como 2 caracteres ao invés de um só. Resolver isso é muito fácil. Basta adicionar a função utf8_decode() junto ao parâmetro. Você pode ver que no exemplo acima eu utilizei este comando para evitar possíveis erros com acentuação.

Podemos também utilizar a função mb_strlen() que explicarei em post futuro.

Espero que tenham gostado desta dica sobre strlen(). Para o próximo post explicarei o utf8_decode() e utf8_encode() e aos que tiverem interesse em buscar por si próprios deixo a dica de lerem um pouco no manual do php. Abs, e até a próxima.

Tenha todo o desempenho para o seu site com a Hospedagem Cloud DialHost. Servidores em cloud prontos para receber sites em PHP. Saiba Mais.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Loja Virtual para iniciantes

Encontrar a melhor plataforma para construir sua primeira Loja Virtual é uma tarefa que exige uma pesquisa sobre soluções. Nesse artigo você confere soluções de baixo valor de investimento e facilidade de configuração.

marketplace

Marketplace – qual plataforma escolher?

Marketplaces são plataformas voltadas para empreendedores que buscam iniciar ou diversificar seus canais de venda. Essas plataformas possuem vantagens e desvantagens, analisar atentamente uma solução poderá trazer resultados positivos para suas vendas.
Neste artigo vamos explorar mais características e detalhes de algumas dessas plataformas, afinal, hoje existem várias plataformas de Marketplaces disponíveis, qual você deve escolher?

Super Suporte DialHost

Super Suporte da DialHost

Empresas já perceberam a importância da área de Suporte e estão investindo fortemente no fortalecimento e qualificação de suas operações. Esse é o caso da DialHost.
Prestar o suporte ao cliente empreendedor é vital para construção de parcerias de sucesso.
Nesse artigo vamos estudar a importância sobre suporte e seus canais de atendimento, sobretudo para clientes empreendedores.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.