Durante as datas comemorativas, o fluxo de e-mail marketing aumenta bastante, assim como o número de mensagens com malwares ou phishing. Como fazer com que seus e-mails não se confundam com eles?
Phishing
Imagem: modelo de e-mail suspeito

Durante as datas comemorativas, o fluxo de e-mail marketing aumenta bastante, assim como o número de mensagens com algum malware ou phishing. Segundo dados da Symantec, um em cada 392 e-mails contém ataques de phishing e 32% dos malware cavalos de tróia foram criados para atacar clientes de bancos.

Os programas de e-mail já conseguem barrar bastante coisa, e mesmo o usuário já está mais atento, e consegue identificar algumas fraudes. Mas ainda assim, o número de violações  aumentou em 62% em 2013 e mais de 552 milhões de identidades expostas através de violações em 2013.

É importante é criar um vínculo de confiança com o seu cliente, e fazer com que ele abra seus e-mails sem se preocupar. E como fazer com que seus e-mails marketing não sejam confundidos com phishing ou malware? Abaixo, algumas dicas simples para que você possa aplicar nas suas campanhas:

  • Revise o conteúdo do e-mail marketing várias vezes. Erros de grafia e gramática são comuns em mensagens fraudulentas. Qualquer erro pode fazer com que o consumidor desconfie e não abra mais seus e-mails!
  • Utilize um template de e-mail montado em formato HTML, ao invés de transformar todo o conteúdo em uma imagem. Não exporte a imagem do e-mail marketing diretamente do Photoshop ou outro programa de edição de imagem, pois muitos serviços de e-mail possuem um bloqueio padrão de segurança para exibição de qualquer formato de imagem que esteja em uma mensagem.
  • Desenvolva o código HTML com até 30 kb para otimizar a entrega das mensagens.
  • Ofereça mais canais de comunicação além do próprio e-mail. Deixe disponíveis links para redes sociais, website da empresa e, se possível, um telefone para contato.
  • Jamais envie qualquer arquivo executável para o cliente: alguns serviços de e-mail já encaminham esse tipo de mensagem diretamente para o spam ou a entregam com um aviso de mensagem suspeita.
  • Não solicite o envio de dados pessoais diretamente por e-mail, pois pode gerar desconfiança. Se isso for necessário, solicite que o cliente faça isso por meio de outros canais que não seja o e-mail.
  • Garanta que seus disparos cheguem aos destinatários com o remetente do seu domínio. Configure sempre os registros de SPF, DKIM e remetentes próprios no seu programa de disparo.

E o usuário? Como identificar uma mensagem fraudulenta?

  • É sempre importante conferir o remetente do e-mail, se pertence mesmo à empresa que, supostamente, está enviando aquela mensagem. Conferir palavra por palavra, letra por letra, pois não é raro trocarem algumas letras com o intuito de confundirem as grafias.
  • Verificar se o link para o qual você é direcionado no e-mail não é suspeito. Principalmente links que te levam a páginas de cadastros ou que peçam dados pessoais.
  • Desconfiar das mensagens que solicitarem atualização de dados pessoais, como CPF, conta bancária e senhas, e com urgência. Não costuma ser prática das empresas, principalmente bancos e órgãos governamentais, solicitarem que estes dados sejam atualizados por e-mail.
  • Não baixe nenhum arquivo que vier junto com estes e-mails, pois podem infectar o seu computador e roubar informações.
  • As empresas normalmente têm uma identidade visual. Se você já recebe e-mails marketing de um destinatário há mais tempo e ele chegar com uma aparência muito diferente, fique atento.
  • Outro erro comum praticado pelos phishers é a escrita: vários erros de grafia e gramática podem ser lidos nos e-mails. Mais uma vez, leia atentamente o conteúdo antes de clicar em algum link.
  • Se mesmo assim ficou com dúvidas, acesse o site do remetente do e-mail e entre em contato por outros canais, como redes sociais, para saber se aquela mensagem é mesmo da autoria deles.

Referências

http://www.symantec.com/pt/br/security_response/publications/threatreport.jsp

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