Depois de investir em atração e conversão, as vendas finalmente começam a acontecer. O próximo passo, então, fazer o possível para se relacionar melhor com seus clientes. Inclusive, essa etapa é tão importante quanto as outras, pois um consumidor pode trazer outros clientes, além de divulgar a empresa.
Hoje, o seu cliente precisa de mais reconhecimento e personalização, você tem que prestar atenção especial e ter certeza de que o atenderá bem. Seu cliente não é apenas o comprador de um produto ou serviço, mas também o seu embaixador. É aquele que participa da melhoria de seus produtos e serviços.
Por todas essas razões, é importante garantir a adoção de um bom marketing de relacionamento.
No terceiro post da série sobre marketing digital, trazemos algumas dicas para você cultivar uma relação constante e fidelizar os seus clientes.
Tópicos
1- Invista em Customer Success
O que antes se resumia a um departamento de pós-vendas, hoje se tornou uma grande tendência do marketing. O Customer Success, ou sucesso do cliente, é a área que cuida de toda a experiência que um consumidor tem com a empresa.
Como o nome já indica, o profissional que atua nessa área tem como missão garantir o sucesso do consumidor. Isso pode ser feito por meio de várias ações e vai muito além de uma ligação após uma compra.
Aqui, todo cuidado é pouco para colocar a experiência do cliente no centro da missão, garantindo o bom funcionamento do projeto e unindo qualidades comerciais e de marketing.
As boas práticas de customer success são estratégias muito atuais para melhorar o relacionamento com seus clientes.
2- Tenha um excelente suporte técnico
Se considerar que muitos consumidores estão acostumados com um suporte ruim, aproveite essa oportunidade para fazer a diferença. A regra é fornecer um excelente suporte não só antes da venda, mas também durante e depois.
Geralmente o suporte técnico é acessado quando o consumidor encontra algum problema. Logo, não deixe de oferecer soluções com excelência e acompanhar cada consumidor de perto.
3- Faça o consumidor se sentir essencial
Essa tarefa não é tão complicada: um simples desconto já pode mudar a forma como um cliente enxerga o seu negócio. Nesse sentido, analise a sua área e invista em diferenciais para os clientes.
Sejam eles brindes, upgrades, amostras grátis, período de teste… enfim, cada negócio permite uma forma diferente de colocar isso em prática. Dessa forma, você estará investindo para se relacionar melhor com seus clientes.
4- Ofereça serviços extras
O que você pode oferecer além do que já oferece? Pense em formas de agregar valor ao consumidor. Um bom exemplo, como já falamos nessa série, é investir em conteúdo de qualidade.
Muitos clientes podem valorizar, por exemplo, uma série de vídeos no youtube sobre algum assunto relacionado ao seu produto. Ou talvez criar um blog e publicar textos informativos, sem cobrar por isso.
Produzir conteúdo de qualidade é uma estratégia para diferentes aspectos do marketing digital. Além de gerar credibilidade, você agrega valor além do seu produto e oferece material educativo para os clientes.
O cliente que consumiu conteúdo antes, durante e depois de uma compra terá grande diferencial no relacionamento com a empresa.
5- Interaja de maneira correta
Embora muitas empresas já invistam em social media, ainda vemos muitos perfis que não interagem com o público de forma apropriada. Assim, em uma rede social, o mais recomendado é que você conheça os seguidores e utilize a mesma linguagem que eles.
Essa prática é positiva tanto para se relacionar melhor com seus clientes, quanto com o público em geral. Não é só porque você tem um perfil de negócios, que você deva utilizar linguagem rebuscada.
Onde está o seu público alvo? Que tipo de conteúdo eles consomem? Que tipo de site eles visitam? Essas são algumas perguntas que vão te levar até o lugar certo.
6- Estude o comportamento do cliente
Conhecer bem o cliente é um dos principais diferenciais para começar a agir para impressionar. Aqui, vale recorrer à psicologia, técnicas de relacionamento e pesquisas, muitas pesquisas.
O que vai mais impressionar o cliente? Preço, bom atendimento, bom suporte, brindes… que tipo de ação vai atingir em cheio o seu objetivo?
Para ter essas respostas, vale tirar um momento para estudar o cliente e documentar cada passo da relação.
7- Tenha foco no longo prazo
Como acontece na maioria das relações, devemos sempre considerar o longo prazo. A dica para melhorar a relação com o cliente é: sempre documentar e analisar o longo prazo. Nesse sentido, você conseguirá saber o que faz com que um cliente volte até você, mesmo quando mudar de endereço.
Colecione a história do seu cliente. Em outras palavras, sempre mantenha uma relação duradoura e com o foco na experiência dele. Isso inclui desde datas especiais, até eventos importantes para a vida de cada cliente.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu sobre a importância do cliente e de se manter uma boa relação com cada um deles. Além disso, vimos como conhecer o cliente e antecipar suas necessidades pode fazer dessa uma relação muito saudável.
Ainda que você siga todas essas dicas, é sempre positivo se relacionar melhor com seus clientes. Por isso mesmo é importante conhecê-los.
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