Você sabe quais tipos de conteúdo vão gerar mais engajamento para o seu site? E que existe uma ferramenta que pode te ajudar muito na hora de escolher o que produzir?

Uma das tarefas mais desafiadoras para quem cria conteúdo é escolher temas e formatos ideais. De fato, para fazer algo que gere mais engajamento, você precisará acertar em cheio na escolha não só do tema, mas também dos tipos de conteúdo que quer passar ao seu leitor. 

Primeiramente, você deve conhecer bem a sua persona para, então, pensar nos tipos de conteúdo ideais para ela. No mundo do marketing, dizemos que um conteúdo perfeito segue objetivos SMART.

SMART é uma sigla em inglês que quer dizer que o conteúdo é (S) Específico, (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Relevante e (T) Temporal. 

Ou seja, o tipo de conteúdo que gera mais engajamento é aquele entregue de forma acessível, específico e relevante para as necessidades do usuário, no momento em que ele precisa resolver algum problema.

Neste sentido, imagine que José é a nossa persona e está procurando informações sobre hospedagem de sites. Se neste momento ele encontrar um guia completo sobre hospedagem de sites e conseguir resolver algum problema, isso significa que o conteúdo teve o objetivo cumprido. 

Mas a questão é: qual o melhor formato para entregar todas as informações que a persona precisa, na hora que ela precisa? 

Planejando com a Matriz de Conteúdo

Uma das ferramentas mais utilizadas no marketing é a matriz de conteúdo. Basicamente, ela guia a criação de uma estratégia de conteúdo para ser mais eficaz. Para isto, ela é dividida em quatro quadrantes: entreter, inspirar, educar e convencer. 

Como toda matriz, a matriz de conteúdo é formada por dois eixos:

  • Um eixo para representar o objetivo da marca: ela quer ser reconhecida ou influenciar na decisão de compra.
  • Um eixo para mostrar o perfil dos clientes. A marca quer despertar uma reação emocional ou racional no consumidor? 

Dentro de cada quadrante formado pelos eixos, ficam distribuídos os diferentes tipos de conteúdo para a intenção que você deseja. Dessa forma, você terá uma espécie de guia para a escolha de um bom conteúdo.

Quer entender melhor?

MATR

Os quadrantes da matriz de conteúdo

1- Entreter

O quadrante do entretenimento é definido pelos eixos emocional e de reconhecimento. Basicamente, essa estratégia tem o objetivo de fazer a marca ser lembrada por causar alguma emoção, o que também é conhecido por branding. Os principais formatos de conteúdo deste quadrante são jogos, testes e vídeos.  

2- Inspirar

O quadrante da inspiração é formado pelos eixos emocional e de decisão. Os formatos que mais causam inspiração são depoimentos e reviews sobre a marca. Com isso o usuário será influenciado por outras histórias reais. 

3- Educar

Os conteúdos que educam ocupam o quadrante dos eixos de reconhecimento e racional. Sendo assim, os tipos de conteúdo mais educativos são ebooks, infográficos, artigos e vídeos. Educar o público é uma das formas mais eficientes de gerar credibilidade e ser reconhecido por entregar informações relevantes.

4- Convencer

Por último, os eixos decisão e racional definem o quadrante do convencimento. Para convencer o usuário, os melhores conteúdos são em formato de checklist, estudos de caso e ratings. Neste quadrante, vale destacar informações de funcionalidades, preço e demonstrações de uso.

Qual conteúdo gera mais engajamento?

Antes de mais nada, você viu como é importante ter uma persona ou público-alvo bem definido. 

Neste sentido, você saberá se o seu público é mais marcado por características racionais ou emocionais, para então pensar no seu conteúdo. Por isso, não caia na mesmice, o segredo é diversificar ao máximo o seu tipo de conteúdo. 

Além disso, considere em qual momento da jornada de compra o cliente está. Pense comigo: é mais fácil convencer alguém que está vendo a sua marca pela primeira vez ou uma pessoa que está em busca de uma solução que você pode dar? 

Acertou se você pensou na segunda opção. Assim como os traços do cliente, a jornada também indica o melhor tipo de conteúdo que ele deve receber.

Como você pôde perceber, produzir conteúdo com objetivos SMART, seguindo a matriz e considerando o momento da jornada do usuário é a chave para gerar mais engajamento. 

Não se esqueça de sempre medir os resultados e estatísticas ligados ao seu conteúdo. As métricas permitem que você analise e descubra se sua estratégia está realmente funcionando. 

Se chegou até aqui, espero que já saiba por onde começar a planejar o seu conteúdo. Neste post falamos sobre a importância de conhecer o público alvo e definir objetivos SMART. Além disso, você conheceu a matriz de conteúdo e aprendeu como ela é construída. Em suma, ela te oferece os tipos de conteúdo ideais para cada situação.

Enfim, agora o próximo passo será criar o melhor conteúdo para os usuários de seu site. Quer ler dicas para aumentar o tráfego do seu site? Então clique aqui e leia o nosso post da série sobre marketing digital.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

serviço cloud

Hospedagem Cloud

Hospedagem Cloud abriga ideias que são sucesso na internet. Com o aumento de visitas em sites e mais usuários cadastrados, é natural ver empresas migrarem seu conteúdo para um Servidor Cloud.
Nesse artigo vamos entender mais sobre os recursos da famosa Nuvem.

Hospedagem de Sites

A Hospedagem Compartilhada geralmente é a porta de entrada do mundo de hospedagens para os novos proprietários de sites. Trata-se de uma forma de obter o máximo de performances possível à partir de um servidor físico. com a vantagem de não investir um valor muito alto de dinheiro. Vamos conhecer esse serviço de entrada da DialHost com todos os benefícios que entregamos a você.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.