Escolher o lugar certo para hospedar um site pode ser uma tarefa muito difícil. Mas você sabia que vale muito mais a pena hospedar um site no Brasil?

Você está em dúvida se deve hospedar o seu site no Brasil ou em um servidor no exterior? Então este artigo é para você! 

No senso comum, o brasileiro é um pouco desconfiado quando o assunto é tecnologia nacional. Muita gente tem a certeza de que empresas estrangeiras são muito mais capazes do que as nacionais. Nelson Rodrigues já definiu bem essa característica: o complexo de vira-lata

O que muita gente não sabe é que, na verdade, a realidade é um pouco diferente quando o assunto é hospedagem de sites. 

Nas próximas linhas, você vai aprender porque hospedar um site no Brasil é mais vantajoso do que no exterior. 

Vale a pena hospedar um site no Brasil?

Primeiramente, precisamos considerar que todos os sites e aplicativos devem ser hospedados em um servidor físico. 

Algumas pessoas até arriscam usar o próprio computador ou manter uma estrutura própria. Contudo, isso significa ter gastos elevados para manter toda a estrutura funcionando e o computador sempre conectado. 

Por essa razão, o ideal é escolher um serviço de hospedagem, como a DialHost, que vai se ocupar de manter todos os dados acessíveis e disponíveis. 

Dito isso, na hora de escolher o serviço ideal de hospedagem, a dúvida de onde devem estar os servidores pode surgir. Afinal, existem serviços muito baratos e outros muito caros, qual seria a diferença?

Um dos fatores cruciais para tomar uma decisão é entender o significado de latência. 

O que é latência?

Período de Latência nada mais é do que o tempo gasto para que os dados de um servidor cheguem até o lugar de onde o site está sendo acessado. 

Ou seja, latência define o tempo de resposta entre uma ação do usuário — clicar em uma imagem, fazer uma compra, abrir o carrinho — e o envio de dados a partir do servidor. 

Logo, durante uma compra em um site com servidores na China, a latência indicará o tempo de resposta para a transação ser completada em seu computador, aqui no Brasil. É como se os dados viajassem neste espaço. 

A imagem tem fundo roxo, com nuvens decorativas. O texto da imagem traz as seguintes informações: Hospedar um site no Brasil ou no Exterior? Latência: tempo de resposta entre uma ação do usuário e a execução pelo site. Brasil vs. Exterior: um site hospedado no Brasil tem latência média de 20 milisegundos, no exterior, esse número aumenta. Otimização: quanto maior a latência, menor as chances de ser rankeado em buscadores como o Google.
Hospedar um site no Brasil ou no Exterior?

O que é largura de banda?

Para você entender melhor o conceito de largura de banda, vamos usar a metáfora de uma rodovia. 

No cenário de uma rodovia, os cabos de conexão são as pistas e os dados são os carros. Agora pense: quanto maior a largura das pistas, mais carros poderão passar em um segundo, certo? 

O mesmo vale para a largura de banda: quanto maior for a largura, mais dados passarão por segundo. 

Isso significa que bandas mais largas oferecem maiores trocas de dados em um determinado tempo. Em outras palavras, quanto maior a largura da banda, mais rápida será a conexão.

Como a latência afeta o desempenho de um site?

Pense na internet como uma rede de computadores. Quanto mais longe estiver um usuário de um servidor, maior será o período de latência, maior será o efeito de uma banda não tão larga e isso impacta diretamente na velocidade do site. 

Velocidade de carregamento é um fator crucial para uma boa experiência do usuário, além de ser levado em conta pelos motores de pesquisas, como o Google, na hora de ranquear os resultados.

Basicamente, este é o fator técnico que vai interferir na escolha entre hospedar um site no Brasil ou no exterior. Contudo, existe uma série de outros aspectos a se levar em conta.  

Vantagens de hospedar um site no Brasil

Agora que você já sabe sobre a principal questão técnica envolvendo a localidade de sua hospedagem, chegou a hora de analisar outros fatores de uma boa hospedagem brasileira. 

Atendimento e suporte

Muitas vezes caímos em anúncios bem tentadores de hospedagens de sites. Mas, como já diria o dito popular: quando a esmola é muito grande, o santo desconfia.

Na maioria dos casos, não existe suporte ao cliente para hospedagens baratas assim. Ou seja, você terá que encontrar soluções para os problemas do seu site. Além disso, o pouco suporte oferecido no mercado nem sempre é em português. Para muitas pessoas, esse pode ser um problema. 

Além desses fatores, pense em tudo que afeta o contato entre países diferentes: fuso horário, línguas, questões culturais… enfim, não queira contar com a sorte para resolver problemas.

Pagamento e Preços

Se falar outro idioma pode ser um obstáculo, imagine só ter que lidar com preços em outras moedas. Pois é, muitas hospedagens são cobradas em moeda estrangeira. Além de o valor sair mais caro no final, ele sofrerá ajustes de impostos e não terá valor fixo. 

Basta pensar na taxa de imposto sobre operações financeiras, o IOF, que atualmente custa 6,38% do valor de cada operação. Isso sem considerar as possíveis taxas bancárias, dependendo de cada caso. 

Uma hospedagem brasileira que cobra naturalmente em nossa moeda é muito mais interessante. 

Clientes

Um fator muitas vezes ignorado na hora de contratar uma hospedagem de sites é onde os clientes estão. Pense no seu público alvo: faz sentido hospedar um site em servidores no exterior, sendo que isso vai afetar diretamente na velocidade de carregamento para o público? 

Por isso, quanto mais perto do público o servidor estiver, mais ideal será a hospedagem.

Tributação

Contratar um serviço de hospedagem no exterior pode sair mais caro do que o preço anunciado. Para isso, levamos em conta o Ato Declaratório Interpretativo n° 7, publicado pela Receita Federal. 

Segundo o documento, são cobrados 6 impostos sobre importação de serviços no Brasil: Imposto de Renda Retido na Fonte, Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico, Programa de Integração Social, Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza e IOF.

Tudo isso pode deixar o seu plano de hospedagem do exterior até 50% mais caro. 

Proteção legal

Se contratar um serviço do exterior, deve confiar muito na empresa. Isso porque mediante quaisquer problemas, fica mais complicado e mais caro entrar com ações judiciais. 

No Brasil, além de o contato ser facilitado, todos os serviços prestados estão sujeitos às normas do Código de Defesa do Consumidor. Isso torna muito mais viável a resolução de problemas e até mesmo de ações judiciais. 

Conclusão

Neste artigo, aprendemos sobre aspectos de contratar hospedagem de servidores estrangeiros. Você aprendeu sobre o significado de latência e também sobre outros aspectos que impactam em uma hospedagem. 

Neste cenário, vale ressaltar que hospedar um site no Brasil vai muito além de uma questão nacionalista. Na prática, tudo é simplificado quando estamos no mesmo país. 

Quer continuar aprendendo tudo sobre hospedagem de sites para acertar em cheio na sua escolha? Clique aqui para ler o nosso guia completo sobre hospedagem de sites

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Loja Virtual para iniciantes

Encontrar a melhor plataforma para construir sua primeira Loja Virtual é uma tarefa que exige uma pesquisa sobre soluções. Nesse artigo você confere soluções de baixo valor de investimento e facilidade de configuração.

marketplace

Marketplace – qual plataforma escolher?

Marketplaces são plataformas voltadas para empreendedores que buscam iniciar ou diversificar seus canais de venda. Essas plataformas possuem vantagens e desvantagens, analisar atentamente uma solução poderá trazer resultados positivos para suas vendas.
Neste artigo vamos explorar mais características e detalhes de algumas dessas plataformas, afinal, hoje existem várias plataformas de Marketplaces disponíveis, qual você deve escolher?

Super Suporte DialHost

Super Suporte da DialHost

Empresas já perceberam a importância da área de Suporte e estão investindo fortemente no fortalecimento e qualificação de suas operações. Esse é o caso da DialHost.
Prestar o suporte ao cliente empreendedor é vital para construção de parcerias de sucesso.
Nesse artigo vamos estudar a importância sobre suporte e seus canais de atendimento, sobretudo para clientes empreendedores.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.