As galerias são recursos muito utilizados para organizar imagens em sites. Mas para que isso seja feito no WordPress, você talvez precise de um plugin

Dois mil novecentos e oitenta e sete … Este é o número de plugins que uma simples pesquisa pelo termo “gallery” exibe no repositório das extensões do WordPress.org. Isso faz sentido – quase todos os sites usam imagens e os plugins de galeria de imagens do WordPress facilitam a exibição de maneira atraente.

Mas com tantas opções para escolher, pode ser difícil pesquisar em qualquer lugar e encontrar a extensão que oferece a combinação certa de recursos, estética e facilidade de uso. 

Para ajudá-lo a encontrar essa extensão, reunimos 6 das melhores extensões de galeria de fotos do WordPress, avaliamos os recursos e fizemos uma lista completa para ajudar você na escolha. 

Imagino que você já sabe o que são galerias, então vamos direto para as extensões!

Os 6 melhores plugins de galeria de imagens do WordPress

1- Modula 

O Modula é um plugin extremamente simples, desenvolvido pela Macho Themes. Com ele é possível criar rapidamente galerias de imagens e vídeos. Além disso, ele oferece uma variedade de opções para personalização da galeria.

Com o recurso de grade personalizada do Modula, você pode redimensionar livremente as imagens na galeria, controlando a altura, largura e tamanho de cada imagem. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o modo “grade personalizada” e começar a alterar as dimensões das suas imagens, clicando e arrastando.

Se você decidir testar o Modula, notará rapidamente que a extensão foi desenvolvida para atender às necessidades dos usuários do WordPress, independentemente de sua experiência. 

2- Jetpack

Caso você ainda não o conheça, o Jetpack é um dos plugins de galeria para WordPress mais populares, desenvolvido pela Automattic e que agrega uma série de funções ao WordPress.com. 

Uma das características dessa extensão é que se trata de uma versão aperfeiçoada da função básica de galeria do próprio WordPress. Se comparado a outros plugins, as galerias do Jetpack podem ser vistas como bem simples, mas é uma excelente opção gratuita, principalmente se você já tiver o plugin instalado em seu site.

Uma galeria do Jetpack fica com esse visual:

Exemplo de Galeria

3- FooGallery 

FooGallery é uma extensão gratuita de Fooextensions, que ajuda a criar galerias responsivas usando vários layouts diferentes.

Todas as galerias criadas com o Foo estão prontas por padrão para Retina. E a versão gratuita também possui um suporte de álbum integrado, para que você possa agrupar facilmente várias galerias diferentes.

Outros recursos úteis que você pode obter na versão gratuita ou no plugin premium incluem:

  • Suporte para vídeos em galerias
  • Mais modelos de galerias
  • Efeitos de rolagem de imagem
  • Rolagem infinita
  • Carregamento lento para otimizar o desempenho da imagem
  • Efeitos de carregamento de imagem
  • Paginação simples

Para ter uma ideia, veja como fica uma galeria do FooGallery:

Exemplo de Galeria

4- Photonic

O Photonic é um plugin de galeria e lightbox que pode ser usado para exibir conteúdo de outros sites como o Flickr, SmugMug, Google Fotos, Zenfolio e Instagram. Inclusive, esse recurso é muito utilizado por fotógrafos!

O Photonic é diferente de outros plugins desta lista porque não executa uma galeria de forma tradicional. Em outras palavras, ele não adiciona mídia à sua biblioteca, nem define novas estruturas de conteúdo (como álbuns) a serem associadas às fotos. 

Em vez disso, permite que você use as estruturas definidas pelas fontes de fotos, permitindo atualizar suas fotos no nível da fonte apenas enquanto as atualiza automaticamente em seu site.

Por que não dar uma olhadinha? 

Exemplo de Galeria de Imagens de um Plugin de Galeria  para WordPress
Exemplo de Galeria

5- NextGEN

De acordo com os números, o NextGEN Gallery é a extensão de galeria mais popular no WordPress.org. Ele continua a ter mais de 1,5 milhão de novos downloads por ano, além de excelentes análises gerais. É desenvolvido pela Imagely, especialistas em fotografia que conhecem bem o setor.

A versão gratuita do NextGEN oferece dois estilos principais de galeria (apresentações de slides e galerias de miniaturas) e dois estilos de álbum (compactos e estendidos), todos acompanhados por uma ampla gama de opções para controlar tamanho, estilo, tempo, transições, controles, efeitos do visualizador e muito mais. 

Além de vários tipos diferentes de galerias, as versões pagas também adicionam recursos mais avançados, como:

  • Função de loja eletrônica para vender imagens
  • Proteção de imagem (proteção de hotlink, marca d’água, etc.)
  • Ligação profunda de imagens para os visitantes da galeria

Uma galeria do NextGEN pode ficar parecida com essa:

Exemplo de Galeria

6- Photo Gallery by WD

Depois do número 5, este é o segundo plugin de galeria mais utilizado no WordPress. Da mesma forma, o Photo Gallery by WD também tem versão gratuita e funções pagas. 

A extensão permite a criação de várias galerias, bem como um número ilimitado de álbuns. Um recurso particularmente interessante do Photo Gallery é que você também pode criar galerias de vídeos incorporados, incluindo uma opção para misturar galerias com imagens e vídeos.

Outros recursos úteis disponíveis são:

  • Marca de água da imagem e proteção com o botão direito
  • Botões de compartilhamento social
  • Opção para visualizar álbuns do Facebook
  • Muitas opções diferentes de galeria modelos
  • Módulos de comércio eletrônico para vender matéria digital do seu site
Exemplo de Plugin de Galeria Para WordPress

Qual Plugin de Galeria Devo Escolher? 

Como geralmente acontece, quando o assunto são extensões do WordPress, não há recomendação universal. Se você quer apenas a maneira mais rápida de criar belas galerias, o Modula provavelmente possui a interface mais amigável, enquanto NextGEN e Photo Gallery by WD ficam empatados.

Mas se você é um fotógrafo que deseja publicar álbuns e talvez até vender suas fotos, provavelmente ficará mais feliz com algo um pouco mais robusto, como a NextGEN Gallery.

Por outro lado, se você estiver mais preocupado em encontrar um estilo que atenda às suas necessidades, provavelmente você deve navegar pelas diferentes demos de galerias e ver qual delas prefere.

No geral, a maioria dessas extensões está disponível gratuitamente, para que você possa brincar com elas e ver se gosta dos modelos e da interface.

Por fim, agora é a sua vez! Esqueci de algum Plugin de galeria para WordPress? Me conte nos comentários!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.