O cacheamento é um processo que permite que as páginas de um site carreguem mais rápido. Isso pode ser feito com inúmeros plugins.

O cacheamento do WordPress pode ser complicado e algumas pessoas podem até achar bem chato esse papo de plugins. Tentar explicar os detalhes de uma tecnologia tão complexa pode resultar em um livro inteiro. No entanto, podemos quebrar a ideia de armazenar em cache, comparando-a com um simples problema matemático. 

Quanto é 10 vezes 2? A maioria das pessoas pode dizer imediatamente que a resposta é 20. Por que? Eles memorizaram a resposta. De fato, provavelmente há um mínimo de cálculo a ser feito na cabeça deles. 

Esse tipo de comparação de armazenamento certamente simplifica o cache de um site, mas nos ajuda a visualizar como o processo funciona e por que você pode precisar de um plugin de cacheeamento do WordPress.

Seu site pode ser visto várias vezes por mês. Você pode ver números ainda mais altos, centenas, milhares ou milhões. Como seu site geralmente oferece o mesmo conteúdo ou conteúdo semelhante regularmente, não seria bom o servidor guardar esses arquivos para ter uma cópia sempre pronta? 

Como acontece o cacheamento do WordPress?

Em suma, todas as páginas visitadas no seu site exigem uma solicitação ao servidor, processamento por esse servidor (incluindo consultas ao banco de dados) e, em seguida, um resultado final enviado do servidor para o navegador do usuário. 

O resultado é o seu site, completo com todos os arquivos e elementos que o fazem parecer como está. Por exemplo, você pode ter um cabeçalho, imagens, um menu e um blog. Como o servidor deve processar todas essas solicitações, leva tempo para que toda a página da Web seja entregue ao usuário, especialmente se for um site pesado ou volumoso.

É aqui que entra um plugin de cache do WordPress! O plug-in de cacheamento solicita ao servidor que armazene alguns arquivos no disco ou na memória RAM, dependendo da configuração. Portanto, ele pode se lembrar e duplicar o mesmo conteúdo que serviu no passado.

Como resultado, suas páginas da web são carregadas muito mais rapidamente, diretamente do cache. Basicamente, o armazenamento em cache reduz a quantidade de trabalho necessária para gerar uma exibição de página.

Você sempre vai precisar de algum plugin de cache

Se você possui cache no nível do servidor ou está usando um plug-in, ainda será necessário armazenar em cache de uma forma ou de outra. Sendo assim, quais são alguns dos outros benefícios do cache?

  • Você acelera seu site para os usuários – já conversamos sobre isso antes, mas é bom mencioná-lo novamente, porque esse é o principal benefício.
  • Você melhora a experiência geral do usuário – como o site é carregado mais rapidamente para os usuários, eles têm mais probabilidade de navegar entre as páginas. Sabe-se que sites mais rápidos diminuem as taxas de rejeição, porque as pessoas não estão interessadas em esperar que uma página seja carregada por 10 segundos.
  • Seu servidor usa menos recursos – Isso aumenta a velocidade, porque quanto menos recursos, mais rápido o site. No entanto, também coloca menos pressão no seu servidor. Isso é muito importante quando se trata de sites muito dinâmicos, como sites de associação, e para determinar o que você pode ou não usar no cache.
  • Você pode ver um aumento no nível do SEO. Novamente, trata-se de velocidade e experiência do usuário, mas com todas essas melhorias, você pode mostrar ao Google e outros mecanismos de pesquisa que seus site merece ser indexado para uma classificação mais alta. Basicamente, um site rápido + uma grande melhoria de UX = SEO.

Os melhores plugins de cacheamento para WordPress

Se você pretende gerenciar seu próprio servidor ou se usa hospedagem compartilhada, estes são os plugins de cache a serem testados. Alguns deles são mais intuitivos que outros, mas todos têm excelentes avaliações. 

Muitos artigos online tentam comparar as velocidades dos plugins de cache e vender o melhor para você. No entanto, é quase impossível, porque esses plugins funcionarão de maneira diferente, dependendo do seu próprio servidor, configuração, recursos e até sua localização física.

Adoramos testar a velocidade tanto quanto qualquer outra pessoa, mas considerar um plugin como “mais rápido” também é injusto para o autor do plugin, porque o que funciona melhor para um usuário pode não funcionar para outro. 

Isso sem mencionar que existem centenas de configurações diferentes que podem ser ativadas ou desativadas. Portanto, você sempre deve testar os plugins de cache do WordPress.

A seguir, os plugins mais usados e bem avaliados de cache para WordPress:

  1. WP Rocket (premium)
  2. Cache Enabler (gratuito)
  3. Comet Cache (gratuito + premium)
  4. W3 Total Cache (gratuito)
  5. WP Super Cache (gratuito)
  6. WP Fastest Cache (gratuito + premium)
  7. Hyper Cache (gratuito)

Como você pôde notar, alguns plufins de cacheamento são gratuitos e outros são pagos. Mas a sua escolha deve se pautar, claro, nas melhorias que cada um deles trará para o seu site. 

Conclusão

Neste artigo você pôde aprender o que é o cacheamento de sites e como ele acontece no WordPress. Além disso, viu por que ter um bom plugin de cacheamento é recomendável para o seu site. Por fim, passamos algumas recomendações de plugins para você ficar em dia com o cacheamento do seu site WordPress. 

E agora, quer continuar aprendendo sobre o universo do WordPress? Confira este artigo com um guia completo sobre WordPress! 

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.