Você sabe a diferença entre um hacker e um criminoso virtual? Essa é uma dúvida cada vez mais comum no ambiente virtual.

Após o vazamento de mensagens de autoridades brasileiras, a imprensa e a internet tem sido bombardeadas com o termo hacker. Tudo indica que as contas de telegram foram invadidas por cybercriminosos e as informações foram vazadas pelo site Intercept

Diante disso, muita gente fica na dúvida sobre como essas pessoas tiveram acesso a essas informações. Mais ainda, o que torna uma pessoa um hacker? Seria essa atividade ilegal? Existe alguma forma de se proteger de ciberataques? 

São tantas perguntas que não param de surgir, que decidimos fazer essa postagem para resolver, de uma vez por todas, os questionamentos sobre os hackers. 

Afinal, o que são hackers?

O termo hacker vem do verbo em inglês To Hack, que quer dizer “cortar alguma coisa”. Sendo assim, a palavra faz analogia com a decomposição de etapas em várias partes com objetivo de fazer algo novo. 

Em outras palavras, um hacker busca simplesmente melhorar seu modo de vida, ou atingir algum resultado por meio de “quebras” que levarão a esse fim.

No universo da tecnologia, podemos classificar como hacker alguém capaz de descobrir falhas e, a partir disso, desenvolver ou descobrir algo novo. Por essa definição, hackers não são criminosos por natureza.

Os hackers se tornam criminosos virtuais, quando usam as habilidades avançadas para cometer crimes. Assim, um criminoso virtual pode invadir contas bancárias, sequestrar informações, vazar conversas, entre outros. 

Geralmente os criminosos virtuais não deixam muitos rastros, nem possuem comportamento previsível. Ou seja, nunca sabemos quando estamos sendo atacados. 

Por essa razão, separamos 5 dicas de segurança para você se proteger dos hackers mal intencionados. 

Dicas para se proteger de hackers criminosos

Dica 1 – Faça backups

A primeira de todas as dicas é para manter, sempre, um backup do seu computador, celular ou tablet em dia. Essa cópia de segurança deve ser feita de uma forma que permita o acesso sempre que necessário. 

Para isso, vale recorrer tanto às nuvens, quanto aos HDs externos. A ideia é ter acesso mesmo no caso de sua casa pegar fogo! Afinal, cópias de segurança permitem que seus arquivos e configurações sejam recuperados em qualquer situação. 

Dica 2 – Atualize seus dispositivos

Sempre que uma falha de segurança é detectada em seu dispositivo, os desenvolvedores geralmente a corrigem por meio de atualizações do sistema. Logo, o recomendável é sempre manter tudo atualizado.

Os hackers maliciosos geralmente descobrem falhas em sistemas para fazer invasões. Mantendo tudo atualizado, o usuário estará em dia com a segurança do sistema, podendo evitar eventuais ataques. 

Isso vale não só para os aparelhos em si, mas também para os programas e aplicativos utilizados. 

Dica 3- Crie senhas fortes e seguras

Já não é mais novidade que senhas óbvias não são nada seguras. O mesmo vale para senhas repetidas em lugares diferentes. Para isso, a solução é fácil! Aliás, existe uma série de maneiras de criar senhas fortes e mantê-las protegidas. 

Primeiramente, crie uma senha com diferentes caracteres. Muitos navegadores, como o Google Chrome, possuem funções de criar, proteger e armazenar senhas de forma criptografada. 

Caso prefira criar você mesmo, uma sugestão é usar o método L33T (leet). De forma resumida, trata-se de trocar algumas letras de uma palavra por sinais semelhantes. Por exemplo: 

Palavra: DialHost 

Senha: >iA\H0zt

Para senhas ainda mais seguras, existe uma série de geradores de senhas, como este aqui

Dica 4 – Não compartilhe dados importantes 

Evite o compartilhamento de informações e dados importantes. Isso vale para documentos, nomes de usuário, senhas, dados bancários… enfim, qualquer informação com caráter sigiloso. 

Assim como os golpes por telefone, a internet também está sujeita a esse tipo de prática. Por mais confiável que algum site ou pessoa possa parecer, não compartilhe as suas informações sem antes verificar se é seguro.

Dica 5 – Tenha um antivírus

Há quem diga que os antivírus são balela. Mas em um mundo de ataques cibernéticos, não vale a pena contar com a sorte. Enquanto não temos evidências de que eles são ineficientes, o melhor a se fazer é escolher um bom antivírus.

Essa pode ser uma escolha difícil, pois existe uma infinidade de opções no mercado. Tanto as gratuitas, quanto as pagas possuem prós e contras. O recomendável é você fazer uma pesquisa e descobrir qual será o melhor para as suas necessidades. 

Conclusão

Com essa postagem, você aprendeu o verdadeiro significado de hackers e a diferença entre hackers e criminosos virtuais. Além disso, aprendeu dicas valiosas de como se proteger de eventuais ataques virtuais. 

No mundo da tecnologia, todo cuidado é pouco. Uma das melhores práticas de segurança é manter-se sempre atualizado e informado sobre as práticas mais comuns que ameaçam a nossa segurança. 

Quer continuar lendo dicas de como se manter seguro no ambiente virtual? Confira este artigo sobre como deixar o seu site mais seguro!

Mas se você ainda não tem um site, que tal ler o nosso guia completo sobre hospedagem de sites?

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.