Algoritmos são mais simples do que imaginamos: eles estão nas tarefas mais simples do nosso dia-a-dia, mas também em complexos programas de computador.
Algoritmos
Algoritmo – Imagem ilustrativa

Você sabe o que é um algoritmo? Um algoritmo consiste em uma sequência finita de passos para solucionar um problema. Podemos ter vários algoritmos que resolvem um mesmo problema, ou seja, podem existir diversos caminhos que conduzem à solução.

Mas algoritmos são complicados? Nada! São mais fáceis e estão mais presentes na nossa vida do que você imagina. Em nosso cotidiano, encontramos uma série de problemas que demandam uma solução. E um algoritmo nada mais é do que um conjunto de passos que resolvem um determinado problema. Isto quer dizer que, empiricamente, já conhecemos diversos algoritmos.

Um exemplo bem simples de como os algoritmos estão presentes na nossa vida é a ida ao trabalho.  Veja a sequência de passos que fazemos desde que acordamos até chegar ao local de trabalho:

  1. Desligar o despertador
  2. Ir para o banheiro
  3. Lavar o rosto
  4. Escovar os dentes
  5. Tirar o pijama
  6. Colocar uma roupa
  7. Tomar café da manhã
  8. Pegar o carro
  9. Estacionar o carro
  10. Entrar no escritório

Observando o algoritmo para ir ao trabalho verificamos que, em cada linha, temos uma instrução. Podemos dizer que o algoritmo para ir ao trabalho tem dez instruções. Portanto, um algoritmo é um conjunto de instruções.

Depois destes conceitos, chegamos aos programas de computador, que nada mais são que sequências de instruções codificadas em uma linguagem que pode ser seguida por um computador. É a representação de um algoritmo em uma linguagem de programação.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.