Você conhece as vantagens que um blog pode trazer para o seu negócio? Descubra como e porque essa ferramenta não ficou parada no tempo.

Saber o que é blog faz muita diferença no seu empreendimento, independente do setor. Conheça essa ferramenta e aprenda como ele poderá aumentar os seus resultados.

Segundo uma pesquisa apresentada pela Exame , realizar buscas online por informações sobre produtos e serviços se tornou um hábito dos consumidores na hora de decidir se compram.

Por conta disso, abriram-se as portas para o marketing digital. Sobretudo, aumentando a produção de conteúdos relevantes para as pessoas que pesquisam antes de comprar.

Um dos principais canais utilizados nesse trabalho é o Blog, uma plataforma que permite a publicação de conteúdos em diferentes formatos. Além disso, esse material pode ser compartilhado em redes sociais e outros canais. Aumentando o seu alcance.

E para lhe ajudar a estar por dentro, neste post faremos um panorama sobre o que é blog, como surgiu e como você pode aumentar os resultados do seu negócio investindo nesta estratégia.

O que é blog?

Ajeitando o blog no computador

Um Blog nada mais é que um site. A grande diferença está em sua praticidade, visto que sua estrutura permite a atualização constante e rápida dos artigos publicados.

Normalmente, esses artigos são organizados em ordem cronológica inversa e podem ser escritos por um número variado de autores.

Outra vantagem é a sua facilidade na gestão, ou seja, qualquer pessoa pode escrever e publicar artigos, sem que, para isso, tenha conhecimento técnico específico.

A história do blog

A história do blog nos transporta para 17 de dezembro de 1997, quando Jorn Barger inaugurou o termo weblog. Ele criou o Robot Wisdom (Robô da Sabedoria), que trazia diversos artigos no canal, uma novidade à época.

A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz. Ele desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”), em maio de 1999.

Uma das primeiras empresas a fornecer sistemas automatizados de publicação de blogs foi o Blogger (que hoje pertence ao Google).

Vale lembrar que, naquele momento, a publicação de informações na internet era mais difícil. Por isso, essa plataforma revolucionou a produção de conteúdo, permitindo que qualquer pessoa publicasse.

A importância dos blogs para as empresas

Checando dados do blog

Existem milhões de blog no ar. Dito isso, a maioria deles são blogs pessoais, criados para compartilhar informações de qualquer assunto.

Em contrapartida, soma-se a este número os blogs empresariais, que têm características muito peculiares e que diferem dos blogs pessoais.

Essas características fazem do blog uma estratégia poderosa de marketing para ganhar visibilidade online, além de gerar leads e aquecer o seu negócio.

Agora que você já sabe o que são blogs e todo o contexto histórico por tás disso, vamos destrinchar um pouco mais.

Mostraremos, a seguir, as principais vantagens e benefícios para sua empresa e  porque utilizá-lo em sua estratégia de marketing.

Aumento da visibilidade online

Considerando o grande volume de pesquisa realizadas diariamente nos mecanismos de busca, surge a pergunta: como aparecer nesses resultados?

Nos últimos anos, o marketing digital agregou mais um filho: o marketing de conteúdo, uma estratégia para criar e publicar conteúdos relevantes para seu público.

Uma de suas características é aumentar a presença online, uma vez que torna a marca mais visível e busca boas posições nos resultados de pesquisas na rede.

Portanto, o blog empresarial é uma excelente forma de ajudar a evidenciar a sua empresa para as pessoas que procuram por seus produtos ou serviços na Internet.

Direcionamento do tráfego para o seu site

Primeiramente, é importante saber a definição de tráfego. Trata-se do movimento de visitantes que ocorre diariamente em seu site.

Com a produção de conteúdo relevante, o site de sua empresa pode receber muito mais visitas. Logo, podemos dizer que a sua marca estará mais visível ao público que ainda não a conhece.

Essa é uma forma de aumentar esse movimento organicamente, ou seja, sem gastar com publicidade online.

Não que ela seja desnecessária, mas isso é assunto para outro post.

Conversão dos visitantes em leads

Você sabe o que é um lead? Este é o nome utilizado no marketing digital para definir um contato ou uma oportunidade de venda.

Em outras palavras, são pessoas que visitam seu site e que estão interessadas no seu produto, se tornando potenciais clientes.

Neste artigo, escrevemos 7 dicas sobre como converter os visitantes do seu site em leads.

Estabelecimento de autoridade

Já sabemos que os melhores blogs empresariais respondem às dúvidas comuns que os seus leads e clientes têm.

Com a criação de conteúdo relevante para o público, sua empresa poderá se posicionar como uma autoridade sobre o assunto. Isso é fundamental para o crescimento de seu negócio.

Aumento dos resultados a longo prazo

Vamos imaginar uma situação: após pesquisas com objetivo de melhorar os seus resultados na internet, você produziu um texto para o seu blog.

Se o conteúdo for bem escrito, isto é, agregar valor ao seu público, vai receber visitas, gerar credibilidade e aproximação do consumidor.

Nesse sentido, as visitas vão aumentando e sua marca ganha mais visibilidade, com um crescimento de tráfego escalável. Isso também está ligado ao aumento dos seus negócios.

Como criar um blog?

Criando um blog

Agora que você já sabe as vantagens que um blog traz para a sua empresa, chegou a hora de aprender a criar um blog de credibilidade.

A seguir, você vai ler passo a passo sobre a criação de um blog.

Escolha do domínio

Domínio é o nome que localiza e identifica um site na internet, como no exemplo: www.seu-domínio.com.br.

Se seu negócio já possui um site, provavelmente já tem o domínio registrado. Entretanto, se ainda não, você precisará escolher um domínio e fazer o registro. A empresa responsável pelos registros no Brasil é o Registro.br.

Escolha da plataforma

Existem muitas plataformas que você pode utilizar para a criação do seu blog.

Entretanto, a mais utilizada hoje é o WordPress. Inclusive, fizemos um guia completo para quem quiser começar um site pelo WordPress.

Além do WordPress, que dá a possibilidade de hospedar sua estrutura em seu serviço de hospedagem, destacamos algumas outras opções:


Conheça o instalador automático do WordPress nos planos de hospedagem da DialHost


Serviço de hospedagem de sites

Para funcionar, um blog precisa ser hospedado em um servidor. Ou seja, um computador dedicado que fica responsável por manter o seu site online.

Antes de contratar um serviço de hospedagem, não economize tempo para entender sobre o assunto. Liste todas as suas necessidades e as tenha em mente na hora de escolher. Isso porque os planos possuem muitas características que podem passar despercebidas, como o suporte.

A DialHost, por exemplo, é uma empresa que possui uma estrutura própria com datacenter para hospedagem no Brasil.

Planejamento e produção de conteúdo

Lendo blog no tablet

Você já sabe que ter um blog não é sair postando tudo sobre um determinado assunto. Antes de mais nada, você precisa de planejamento para iniciar a sua estratégia. Um calendário editorial, por exemplo, cumpre bem a função de planejamento de um blog.

Da mesma forma, o planejamento tem que seguir em direção ao seu objetivo, seja ele aumentar a presença de marca na internet, ampliar a sua lista de e-mail ou ainda aumentar as vendas, sempre atrelado às necessidades do seu cliente-alvo.

Conclusão

Você aprendeu sobre o universo do blog e um pouco de sua história. Assim, esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e te preparado para a decisão de criar um blog.

Por fim, você terá um canal 100% seu, com conteúdo de credibilidade que vai incluir o seu negócio no mercado digital.

Ficou com dúvidas? Deixe um comentário no campo abaixo!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.