Nem todos os elementos comportam da maneira ideal em um site. Por este motivo é que você deve procurar soluções como os plugins de otimização de imagens.

Imagens podem tornar o seu site lento, uma vez que são elementos pesados que precisam de muitos dados para funcionar. Entretanto, elas são essenciais por vários motivos e você não pode simplesmente ignorá-las em nome da performance do seu site, e para melhorar isto pode utilizar plugins. 

Mas, embora as imagens possam ser um problema, ainda existem soluções excelentes para que tudo funcione na melhor velocidade possível. Para conseguir o melhor dos dois mundos, você pode usar alguns plugins de otimização de imagem. Dessa forma, as imagens serão otimizadas para ocupar menos espaço e deixar o seu site mais rápido

Quando se trata de plug-ins de otimizador de imagens do WordPress, existem várias opções pela internet. E para ajudar você a encontrar o melhor dos melhores, colocaremos seis deles à prova nesta postagem.

Os 5 melhores plugins de otimização de imagens para WordPress

1- reSmush.it 

O reSmush.it é um dos melhores plugins de compressão de imagem do WordPress. Ele permite otimizar imagens automaticamente durante o download e oferece uma opção de otimização de grupo para imagens mais antigas.

Ele usa a API reSmush para otimizar imagens e também permite escolher o nível de otimização para seus downloads. 

A desvantagem é que ele não possui diferentes níveis de compactação. Ele também limita a otimização a downloads abaixo de 5 MB. 

Se precisar adicionar uma imagem em tamanho real, você pode excluir imagens uma a uma da compactação. 

2- EWWW Image Optimizer

O EWWW Image Optimizer é um excelente plugin de compactação de imagem do WordPress. Além de ser fácil de usar, ele pode otimizar automaticamente as imagens baixadas em tempo real. Ele também pode compactar e otimizar em massa as imagens baixadas anteriormente.

O EWWW faz toda a compactação em seus próprios servidores, o que significa que você não precisa se inscrever para uma chave de API. 

Ele também pode otimizar imagens geradas por outros plugins do WordPress e armazenadas fora das pastas da sua biblioteca de mídia. Por fim, você não precisa ter uma conta para usar o plug-in, mas pode se inscrever na API para receber recursos adicionais.

3- Compress JPEG & PNG Images 

O Compress JPEG e PNG foi criado pela mesma equipe que fez o TinyPNG. Neste caso, você precisará criar uma conta para usar o plug-in. 

Um possível ponto negativo é que você só pode otimizar 100 imagens por mês com a conta gratuita. Mas ele também pode compactar automaticamente as imagens durante o download e você também pode otimizar as imagens antigas.

As configurações de plug-in permitem escolher os tamanhos de imagem que você deseja otimizar. Além disso, você também pode definir um tamanho máximo para seus downloads originais. Imagens maiores que esse tamanho serão automaticamente redimensionadas pelo plug-in.

4- ShortPixel Image Optimizer

O ShortPixel Image Optimizer é outro plugin de compressão de imagem do WordPress que pode ser muito útil. Aqui, você deve obter uma chave de API e digitar seu endereço de email. 

Infelizmente, a conta básica gratuita permite compactar até 100 imagens por mês e você precisará atualizar para uma versão paga para aumentar esse limite.

Ele começa a compactar as imagens assim que você ativa o plug-in e armazena as imagens originais em uma pasta separada. Ele também permite comparar o arquivo original com a versão compactada para ver a diferença de qualidade. 

Uma grande vantagem é que o ShortPixel possui recursos avançados e permite escolher formatos de comparação.

5- WP Smush

O WP Smush é outro plugin de compactação de imagem WordPress muito popular. Ele comprime automaticamente as imagens durante o download e também pode ser usado para compactar e otimizar seus arquivos de imagem antigos. 

Com ele, você também pode definir a resolução máxima da imagem e as imagens serão reduzidas em tamanhos mais razoáveis durante a compactação.

A versão gratuita do plug-in não exige que você crie uma conta para usar sua chave de API. Mas para ativar as funções premium, talvez seja necessário criar uma conta. 

A otimização do Bulk Smush permite otimizar até 50 imagens por vez, e você pode executar novamente o otimizador em massa para compactar mais imagens.

E agora, quais os melhores plugins de otimização de imagens para o WordPress?

Agora chegamos na hora de escolher o plugin ideal para o seu site. Mas quais devem ser os parâmetros de comparação?

Bom, se você não está procurando opções flexíveis de plug-in de compactação de imagem, o reSmush.it oferece os melhores resultados em termos de desempenho, fazendo uma diferença real no tamanho do arquivo de imagem.

Mas se você deseja pagar pela compactação de imagens, pode experimentar o ShortPixel, que teve um desempenho muito bom em nossos testes.

Já o EWWW Image Optimizer é um excelente plugin com configurações flexíveis, mas você precisará da chave de API para acessar os níveis de compactação que fazem a diferença, o que vai gerar custos.

Por fim, se você chegou até aqui, já sabe quais plugins testar para otimizar as imagens do seu site WordPress. Mas esses são apenas 5, pois selecionamos os melhores para recomendar pra você. Isso quer dizer que você consegue encontrar vários outros por aí. 

Quer continuar aprendendo tudo sobre WordPress? Clique aqui e acesse o nosso guia completo sobre sites em WordPress. 

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.