Descubra se a hospedagem compartilhada é o que você precisa para o seu site.

A hospedagem de site compartilhada atualmente é a mais comum entre os serviços disponíveis no mercado. Conheça neste post para quem é recomendada, quais os recursos e como escolher bem o serviço

A hospedagem compartilhada (do inglês shared hosting) é a mais comum e mais econômica disponível no mercado.

Neste tipo de host, seu site é hospedado em um local na internet que armazena dados de outros sites.

Na prática, o servidor compartilhado permite que todos os sites hospedados possam utilizar recursos de hospedagem. Por padrão, esses recursos já estão configurados, sem que seja necessária a instalação para cada site hospedado.

Para quem é a Hospedagem Compartilhada?

A hospedagem de site compartilhada é indicada para pessoas e negócios que possuam sites considerados de pequeno porte. Ou seja, possuam tráfego proporcional ao seu tamanho.

Podemos chamar de pequeno porte: blogs pessoais, sites institucionais e as pequenas lojas virtuais. Em outras palavras, sites que demandam pouco espaço em disco e pouco tráfego.

A principal vantagem desse tipo de hospedagem é o preço. Tendo em vista que o servidor e os recursos são compartilhados, o preço fica bem mais atrativo.

Embora estejam juntos e em um servidor compartilhado, seus dados sempre estarão seguros. Cada cliente possui um espaço individual, devidamente protegido dentro do servidor, com acessos individuais a cada conta.

Recursos de hospedagem compartilhada

Quem hospeda um site na internet, certamente busca uma empresa que ofereça recursos para otimizar o tempo e os custos com a sua utilização.

Esses recursos devem ser observados antes mesmo da finalização da contratação. Destacamos abaixo alguns deles:

Sistema operacional

Como já mencionado, existem diversas linguagens de programação que são utilizadas no desenvolvimento de sites e aplicações. Algumas das mais conhecidas são o HTML, o PHP, o ASP, o .NET, entre outras.

Cada uma dessas linguagens possui a sua particularidade e exige recursos tecnológicos diferentes.

A linguagem PHP, por exemplo, geralmente utiliza a hospedagem em ambientes linux.

Já linguagens como ASP (Active Server Pages), utilizam a hospedagem em ambientes Windows.

Na hora de escolher, busque suporte da empresa que irá hospedar o seu site ou do seu desenvolvedor para ajudar na escolha do melhor serviço.

Domínio, subdomínios e sites

Os domínios na internet são os nomes que damos aos sites de nossa propriedade. Por exemplo, www.seudominio.com.br.

Em geral, dependendo do plano de hospedagem escolhido, a empresa poderá oferecer opção de você hospedar um ou mais domínios.

Vale lembrar que domínios estacionados (ou redirecionados) ou subdomínios (como www.blog.seudominio.com.br) não entramneste limite.

E-mail

Um e-mail, ou correio eletrônico, é um dos mais antigos canais de comunicação digital. Ele permite enviar e receber mensagens, além de outros recursos.

Ele é, sem dúvida, um recurso básico que qualquer empresa de hospedagem deve oferecer.

Tenha um e-mail personalizado com o nome do seu domínio. Quando você tem um e-mail assim (seunome@seudomínio.com.br), certamente estará transmitindo muito mais credibilidade e profissionalismo aos seus clientes.

Existem dois itens que devem ser observados: a quantidade de e-mails por conta e o tamanho em disco de cada uma dessas contas.

Isso irá proporcionar mais flexibilidade para você e toda a sua equipe. Portanto, fique atento a estes dois itens antes de contratar sua hospedagem de site.

Espaço em disco

O recurso tamanho em disco determina a quantidade de espaço que sua conta terá no servidor.

Em alguns casos, esse tamanho é contado apenas no site, códigos e imagens, de forma separada dos outros recursos, como e-mails, banco de dados, etc. Outros, porém, contam tudo: site, e-mail, banco de dados, códigos e arquivos.

Ao escolher o seu serviço de hospedagem de site compartilhada, avalie também estas questões.

O tamanho em disco para armazenar os seus e-mails, bancos de dados, arquivos em geral deve estar dentro do que você espera para a sua empresa.

Tráfego, largura de banda e transferência

Este recurso diz respeito à quantidade de visitas que o seu site recebe.

Existem muitas empresas que divulgam tráfego ilimitado em seus planos, mas esta é uma excelente questão para se pensar.

Imagine sites com grande volume de visitas, por exemplo, como o Google ou Youtube, sendo hospedados em um serviço comum de hospedagem de site.

Só de pensar, já dá para imaginar que sites com grande volume de acessos necessitam de uma hospedagem muito mais robusta do que as mais básicas, certo?

Por isso, é muito importante que, ao contratar um serviço de hospedagem de sites, você fique atento às propagandas exageradas. Cada caso é um caso que deverá ser criteriosamente analisado.

Conclusão

Em poucas palavras, sites pequenos, com tráfego pequeno em planos mais básicos. Já os sites maiores, com volume maior de visitas e acessos, obviamente necessitam de um serviço mais dedicado e específico, como hospedagem cloud.

Conheça os planos de hospedagem de sites compartilhada da DialHost e fique tranquilo(a)!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Loja Virtual para iniciantes

Encontrar a melhor plataforma para construir sua primeira Loja Virtual é uma tarefa que exige uma pesquisa sobre soluções. Nesse artigo você confere soluções de baixo valor de investimento e facilidade de configuração.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.