O Git mudou a forma como muita gente desenvolve projetos. Leia este artigo e descubra porque.


Se você é um desenvolvedor ou programador, certamente já ouviu falar em Git. Ele facilita a vida de muita gente, além de tornar o processo de programação muito mais ágil.

Neste artigo, irei explicar o que é Git, como ele funciona e porque utilizá-lo.

O que é Git?

O Git é um sistema de controle de versão, projetado para facilitar a vida de quem executa projetos em equipe. Graças ao git, os projetos podem ser desenvolvidos tanto de forma individual, quanto em equipe.

Uma das grandes vantagens em se utilizar o Git é a sua possibilidade de trabalhar com versionamentos do projeto. Essa função permite uma gestão mais apurada das fases de desenvolvimento.

Como Funciona?

Quem utiliza o Git tem a possibilidade de criar, a qualquer instante, vários snapshots ou branchs.

Para entender melhor o que é isso, vamos a um exemplo prático:

Digamos que você esteja desenvolvendo um projeto e queira fazer alterações nele. No entanto, não quer que ninguém mais saiba enquanto as ideias ainda não forem oficiais.

Neste caso, você pode criar um branch (como se fosse uma cópia do seu arquivo) e editar o arquivo-espelho até acertar todos os detalhes.

Após esta etapa, basta fazer um merge de volta do seu branch até o projeto original.

Por que utilizar o Git?

A principal razão é a segurança com o seu projeto, não somente no desenvolvimento, mas também em sua manutenção após ele estar em produção.

Na DialHost todos os planos de hospedagem estão com o Git Version Control ativado. 

Esse recurso permite criar várias áreas de trabalho. Ou seja, para um mesmo projeto, você pode criar uma pasta para o site em desenvolvimento, outra para testes e outra oficial, onde ficará o projeto em produção.

Além disso, você pode testar seu site bem antes de colocá-lo em exibição, sem correr o risco de alguma funcionalidade que não esteja concluída aparecer para seus visitantes.

Versionamento

Em cada alteração que você faz em seu projeto, o Git armazena um histórico. Caso seja necessário desfazer uma ação, ele permite reverter arquivos para um estado anterior com um único comando, como se fosse um “CTRL+Z”. E o melhor: sem sem afetar todo o projeto . Ótima opção caso algo dê errado, não é mesmo?


Outra funcionalidade que foi ativada recentemente para os  clientes de hospedagem da DialHost foi a possibilidade de acesso remoto aos servidores via SSH. Leia o artigo que explicamos esta nova função.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

serviço cloud

Hospedagem Cloud

Hospedagem Cloud abriga ideias que são sucesso na internet. Com o aumento de visitas em sites e mais usuários cadastrados, é natural ver empresas migrarem seu conteúdo para um Servidor Cloud.
Nesse artigo vamos entender mais sobre os recursos da famosa Nuvem.

Hospedagem de Sites

A Hospedagem Compartilhada geralmente é a porta de entrada do mundo de hospedagens para os novos proprietários de sites. Trata-se de uma forma de obter o máximo de performances possível à partir de um servidor físico. com a vantagem de não investir um valor muito alto de dinheiro. Vamos conhecer esse serviço de entrada da DialHost com todos os benefícios que entregamos a você.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.