Muita gente ainda desconfia de gigantes da tecnologia, como o Google. Mas uma coisa devemos concordar: ele oferece inúmeras ferramentas úteis para grandes e especialmente para pequenos negócios. 

Desde gerenciar e-mails, até gerar dados importantes para campanhas de marketing, o Google pode ser uma excelente opção para facilitar e modernizar as atividades de sua empresa. 

Pensando nisso, este post traz uma lista com 17 ferramentas do Google que podem ser muito úteis para o seu negócio. 

Google Calendar

O calendário do Google não é apenas uma ferramenta para anotar suas reuniões. Ele vai muito além e possui muitas funções ocultas que podem melhorar sua produtividade. 

Você pode criar calendários diferentes para diferentes finalidades (específicos para uma equipe, etc.), agendar reuniões com grupos usando “Encontrar um horário” ou “Horários sugeridos”, adicionar um Hangout do Google ao seu evento, navegar por calendários interessantes, sincronizar com seu CRM e muito mais! 

Gmail

O e-mail do Google é um dos mais utilizados e não é por qualquer razão. Ele é uma das melhores ferramentas básicas, pois oferece muitas funções gratuitas. Com o Gmail você pode adiar ou agendar envios, criar listas, etiquetas e sincronizar com outros aplicativos. 

O único ponto negativo, no ponto de vista de uma empresa, é que ele não oferece domínio profissional.

Por isso, se você quiser um e-mail profissional, o mais indicado é contratar um dos planos da DialHost. Com isso você terá o seu domínio, além de muitas ferramentas profissionais e suporte.

Google My Business

O Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas todo mês. Isso quer dizer que se o seu negócio não está disponível na web, você está deixando dinheiro na mesa. A boa notícia é que a gigante da tecnologia facilitou a entrada de pequenos negócios na lista de empresas dos produtos Google. 

Em outras palavras, com o Google My Business você consegue aparecer nas pesquisas, nos resultados do Maps e outros produtos Google. O melhor? É grátis! Utilizar o Google My Business pode gerar mais leads e aumentar as oportunidades de negócios. 

Google for Retail

Essa poderosa ferramenta é gratuita e oferece várias soluções para quem trabalha com vendas. Com o Google for Retail você pode anunciar seu estoque e criar campanhas no AD Campaigns. Em outras palavras, é uma excelente ferramenta para vender de forma mais inteligente! 

Não paramos por aí. Você pode criar uma loja e usar o Merchant Center para várias soluções de vendas digitais. As Lojas do Google precisam passar por um teste de entrega e atendimento ao cliente e, ao fazê-lo, ganham o direito de exibir um selo de confiança.

Think With Google

O Think With Google é um espaço de aprendizado muito legal, onde você pode obter informações do setor, artigos úteis e vários outros recursos.

Este site é atualizado constantemente com vários conteúdos úteis que você pode usar para expandir seus negócios. Além disso, ele possui uma coleção de campanhas criativas de anúncios para você se inspirar.

Google Analytics

O objetivo final de qualquer empresa é atrair mais pessoas e gerar mais leads. No caso de empresas que vendem produtos ou serviços online, site é a única fonte de onde o cliente conhece os negócios.

Todo mundo fica feliz quando os leads fluem de maneira consistente, mas precisamos descobrir a origem do tráfego, em quais páginas eles gastam seu tempo, sua localização etc. O Google Analytics é uma ótima ferramenta gratuita que nos informa tudo sobre os visitantes do nosso site. 

O melhor a se fazer é passar algum tempo aprendendo como usá-lo e obter informações realmente úteis, principalmente para o marketing de sua empresa.

Google Alerts 

Aqui na DialHost, nós precisamos estar sempre atualizados sobre tecnologia e outros assuntos. Para isso nós usamos o Google Alerts. Basicamente, ele envia um alerta por e-mail sempre que houver alguma notícia sobre o tópico de seu interesse na internet.

Com isso, você pode ficar atualizado sobre as novidades do seu setor e até acompanhar seu concorrente! 

Por exemplo, você pode se inscrever para ser notificado sempre que alguém mencionar sua empresa, produtos, executivos ou seus concorrentes. É super simples – você só precisa adicionar um tópico ou frase de pesquisa e criar um alerta.

Google Trends

Além dos Alertas do Google, o Google Trends também é uma ótima ferramenta para ajudar a monitorar as tendências do setor.

Ele permite avaliar a popularidade de certos termos, compará-los com outras variações de palavras-chave, analisar como a popularidade delas varia ao longo do tempo e em diferentes regiões/idiomas e mostra palavras-chave relacionadas, o que pode ser útil na obtenção de novas sugestões de palavras-chave.

Google Forms

O Google Forms, ou Formulários Google, é uma maneira simples e poderosa de coletar dados usando formulários on-line. Existem muitos casos onde ele pode ser útil – manutenção de leads, pesquisas curtas, realização de testes de entrevistas etc. 

Google Keep

Existem inúmeras ferramentas para gerenciar notas, como o Evernote e o OneNote. No entanto, o Google Keep é uma ferramenta leve e super fácil que é útil ao gerenciar tarefas diárias.

A melhor parte do Google Keep é a integração nativa com outros serviços do Google. Isso quer dizer que se você utilizar vários serviços do Google, terá o Keep no canto direito da tela sincronizando suas notas em todos os dispositivos. 

Por exemplo, você pode criar uma anotação no Keep e solicitar ao aplicativo que o lembre em uma data e hora específicas ou mesmo quando você estiver em um determinado local (por exemplo, no escritório de um cliente ou na mercearia). Quando chegar a hora ou o local apropriado, você receberá uma notificação por telefone e por sua Caixa de entrada.

Hangouts 

O Google Hangout começou como uma plataforma de comunicação simples para usuários. Mas com seu poderoso recurso de videoconferência, mais e mais empresas começaram a usá-lo. 

Você pode fazer uma teleconferência com seus clientes no exterior, apresentar um webinar para seus usuários, hospedar uma sessão de QnA on-line, entrevistar candidatos e até realizar reuniões de grupo.

Muito prático, não acha?

Keyword Planner

Se você planeja começar a anunciar no Google, o Keyword Planner vai ser útil oferecendo uma estimativa do tráfego e do orçamento de pesquisa. É uma ótima ferramenta para descobrir quais palavras-chave as pessoas pesquisam com mais frequência. 

Você pode dividir os dados com base em geografia, gênero, interesse, navegador, dispositivo móvel e muito mais.

Webmaster Tools 

O Webmaster Tools é outro produto útil que fornece informações valiosas sobre tráfego do site, integridade do site, sugestões de otimização e vários outros recursos.

Você pode enviar suas páginas da web e seu mapa do site para o índice do Google.

Google Feedburner

Com o Google Feedburner, você pode permitir que seus visitantes se inscrevam no conteúdo do site, principalmente no blog, usando feeds RSS. 

Uma vez inscritos, os visitantes podem receber atualizações regulares por meio de seus navegadores, leitores de RSS ou e-mail. Isso pode ser muito útil para o crescimento e o alcance do seu blog de negócios, por exemplo.

Google Sheets

O Google Planilhas, ou Google Sheets, permite que você trabalhe inúmeros layouts de planilhas. Para facilitar, ele já inclui vários layouts e modelos prontos que você só terá que preencher. Mas você pode usar todo o potencial da ferramenta para gerar suas próprias planilhas.

Em uma empresa, sabemos que é praticamente impossível sobreviver sem planilhas. Afinal, elas ajudam em tarefas desde o controle financeiro, até planejamento de conteúdo para marketing.

Google Docs 

Já que falamos em marketing, falaremos também do Google Docs. Assim como as planilhas, o Google também disponibiliza uma ferramenta para textos. O Docs também vem com vários modelos de textos, mas você pode iniciar um documento do zero. 

O melhor? Além de grátis, tanto no Google Docs quanto no Google Sheets você pode trabalhar em equipe. 

Google Drive

Com tantos recursos, não poderíamos nos esquecer do Google Drive. Ele basicamente vai armazenar os arquivos de sua empresa na nuvem. Assim, você terá acesso de qualquer lugar do mundo, desde que consiga se conectar à internet. 

O Drive do Google é útil tanto para armazenar arquivos, quanto para compartilhá-los. Sem dúvida alguma, ele será muito útil para a sua empresa.

Finalmente, se você chegou até aqui, já tem uma lista de novas ferramentas para começar a descobrir. Aproveite para aprender tudo que o Google tem a ensinar e, claro, usar todos os recursos em favor do seu negócio. 

Gostou das dicas? Me esqueci de alguma ferramenta? Então deixe um comentário para deixar essa lista ainda mais completa! 

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