Neste artigo você vai aprender 3 métodos para fazer um elevator pitch perfeito: o método clássico, o método focado no cliente e o pitch metafórico. 

Mas antes de mais nada, o que queremos dizer por elevator pitch? 

Imagine que você está dentro de um elevador com uma pessoa importante ou com algum cliente em potencial. Mesmo que você vá até o último andar do prédio, o tempo que passa dentro do elevador é muito curto. Mas para não perder a oportunidade de criar novas relações, você pode usar uma fórmula para se apresentar em 30 segundos ou 1 minuto e conquistar a atenção de quem está ouvindo. 

Para essa fórmula damos o nome de elevator pitch. Segundo essa fórmula, você deve passar uma impressão rápida: desde o início da sua entrevista de emprego, enviar seu projeto de criação de negócios aos financiadores em menos de 5 minutos ou reter a atenção de um visitante do seu site para que ele não se desloque para outra página… 

Em outras palavras, o método Elevator Pitch permite que você faça as perguntas certas para ter argumentos claros, concisos e convincentes.

Continue lendo, pois vamos conhecer alguns modelos de pitch que podem ajudar muito em situações especiais. 

Para que serve o elevator pitch?

Você pode recorrer ao pitch para inúmeras situações, por exemplo:

  • Em uma conferência ou apresentação;
  • Durante um evento de networking;
  • Para falar com um amigo que encontrou em uma festa;
  • Enquanto procura um bom financiamento no banco;
  • Durante entrevistas de emprego;
  • Em prospecções pelo telefone…

Enfim, você pode usar essa técnica basicamente em qualquer situação. Podemos dizer, então, que o objetivo de um elevator pitch não é convencer logo de cara, mas sim gerar curiosidade em quem está ouvindo.

Modelos de Pitch

Agora que você já sabe o que é elevator pitch e para que ele serve, chegou a hora de aprender 3 modelos que vão ajudar em diferentes situações. 

São eles:

  • O pitch clássico;
  • O pitch focado no alvo; e
  • O pitch metafórico em uma frase.

O elevator pitch clássico

Normalmente, o seu discurso deve responder às seguintes perguntas:

– Qual é o seu produto ou serviço?

– Para quem é?

– Qual o preço ou o modelo de negócios?

– Qual é o seu posicionamento em relação à sua concorrência ou sua vantagem competitiva?

Lembre-se de que seu discurso deve transmitir apenas uma mensagem. De fato, é muito difícil transmitir várias ideias ou características em 30 segundos. Portanto, será necessário destacar o preço ou o produto inovador…

Um pitch clássico é construído em torno da seguinte frase:

Nome do produto + Função + Alvo + Preço + Vantagem competitiva (+ Caso prático) + Chamada de reação

Logo, podemos dar o seguinte exemplo:

O blog da DialHost é um dos melhores blogs sobre hospedagens de sites do Brasil.

Em nosso blog você tem artigos quinzenais com conteúdo para te ajudar em vários pontos da criação e hospedagem de sites. 

Isso nos torna uma verdadeira bíblia da hospedagem de sites para quem tem ou quer ter um bom site no ar. 

Nosso conteúdo vai desde explicações de como a hospedagem funciona, até dicas para a sua empresa se destacar nos negócios, como o post sobre elevator pitch. 

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O pitch focado no alvo

Uma alternativa em termos de Elevator Pitch é basear-se no objetivo (e não na sua empresa) para apresentar sua oferta.

A estrutura é a seguinte:

  1. O alvo com uma valorização
  2. O principal problema do alvo indicado quantitativamente
  3. A promessa feita ao longo do tempo
  4. Os benefícios/mudanças alcançados com o produto qualitativamente
  5. Barreiras de compra/resseguro/solução de problemas reduzidos de todos os outros produtos
  6. Chamada à ação

Por exemplo:

Com o blog da DialHost os empreendedores espertos conseguem aprender dicas muito boas para se destacar no mercado, visto que muita gente não quer ou não sabe como manter uma boa página para captar e criar relações com os clientes. Em poucos passos, você terá acesso ao conteúdo que pode mudar o destino de sua empresa. No lugar de gastar muito dinheiro fazendo um site funcionar, que tal conhecer o nosso conteúdo e mudar de vez a realidade dos seus negócios?

O problema com esse tom orientado para o alvo é que ele requer uma vantagem comercial, o que não é o caso de todos. É por isso que esse pitch pode ser mais diluído para entrar em jogo dentro de uma empresa. 

O pitch metafórico em uma frase

Finalmente, o elevator pitch também pode ser resumido em 1 frase, uma alegoria simples ou uma comparação em comparação com uma referência que todos conhecem.

Por exemplo:

O blog da DialHost é como uma Wikipedia da hospedagem de sites. Você encontra todas as respostas que precisa para manter a sua página ativa. 

O princípio é que a referência tomada como exemplo aprimora seu projeto e permite que você saiba imediatamente do que está falando por associação de idéias.

O método para criar um bom Elevator Pitch

A seguir, um método simples para criar um bom pitch:

  • Lembre de seu cliente ideal (a persona)
  • Escreva seu discurso sem limite de tempo, idéias … Você deve coletar todas as idéias que considerar mais importantes.
  • Remova os elementos fracos e não essenciais, repetições, coisas pouco claras, o jargão… para chegar ao ponto e manter apenas o essencial.
  • Verifique se o seu pitch é claro o suficiente para funcionar e se ele destaca os elementos principais.
  • Teste seu discurso oralmente, na frente de um espelho (ou registrando-se no seu smartphone), como se estivesse em uma situação de vendas. Você tem que “acreditar” no seu discurso.

Se você chegou aqui, já está com tudo pronto para ganhar a atenção em uma conversa rápida, sabendo apresentar os argumentos corretos de forma correta. 

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e vamos conversar! 

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