Muito mais do que aprender a divulgar para vender bem, um E-commerce de sucesso exige proporcionar uma boa experiência.

Se você acompanha o Instagram da DialHost, então sabe que nossa equipe esteve prensente em um evento voltado para quem ter um E-commerce de sucesso, o Ads&Performance.

Nosso objetivo era aprender como otimizar nossos serviços para ajudar para quem quer começar sua loja online.

Lá foram apresentadas as maiores tendências para o comércio eletrônico, além de muito conteúdo para quem está começando a vender online.

Com isso, fizemos um compilado dos principais tópicos abordados pelos palestrantes e reunimos neste artigo.

Então, se você está começando ou pensando em fazer vendas pela internet, saiba que este artigo é para você.

1 – Por que seu E-commerce existe?

Pode parece ser uma pergunta boba, mas saber contar a história do seu empreendimento quebra a objeção de que todo empreendedor começa um negócio visando apenas vender e ter lucro.

Contudo, esse é um passo importante para saber embasar a missão do seu negócio para com o mundo. Afinal, ainda que dinheiro seja o mais importante para a sobrevivência de uma empresa, é preciso que ela gere valor para seus clientes para conquistá-los.

Entender o porquê da existência do seu negócio ajuda a definir qual dor do mercado você está solucionando e a buscar sempre as melhores estratégias para que você tenha seu E-commerce de sucesso.

Por isso, busque entender quem é seu cliente ideal e como você vai ajudá-lo com a sua solução, e como sua missão no mercado sobressai outras empresas. É assim ele percebe o valor que você quer entregar.

2 – Conheça a jornada do cliente

Se você já identificou como a sua história e a sua missão resolvem a dor de seu cliente, mas ainda não conhece a jornada que ele faz até seu empreendimento, então provavelmente você esté perdendo muito dinheiro.

É preciso saber em qual etapa seu cliente ideal está pois assim você consegue guiá-lo até o momento decisão pela compra.

Digamos que você vende tênis de corrida. Um produto bastante comum, não é mesmo? Entretanto, nem todo mundo sabe que precisa de um tênis de corrida, qual seria o ideal e os benefícios que ele pode trazer.

Por isso afirmamos que essa pessoa pode estar em um ou mais momentos, como:

Descoberta

A pessoa identifica que existe uma dor e procura por respostas: “Preciso emagrecer, vou começar a caminhar”. Ou “Estou sentindo desconforto nos pés ao caminhar, como resolver?”

Consideração

É quando ela já sabe a sua dor, e então está buscando como resolvê-la. Com isso, acaba encontrando o seu canal de comunicação, onde você está sanando as dúvidas como qualidade, preço, benefícios, etc. Neste momento, é você quem está apresentando a solução;

Compra

E essa solução acontece com qualidade, ela realiza a compra e torce para ter feito a escolha certa;

Retenção

Nesse momento, se o seu negócio entrega o valor que você prometeu entregar, nada melhor que a satisfação que seu cliente terá ao perceber que fez uma boa escolha. Além disso, os dados registrados na hora da compra garantem que você possa começar uma comunicação constante através de e-mail marketing, SMS, campanhas e outros canais, Assim o cliente lembra sempre de você;

Advogados

Pode ser uma palavra forte, mas um advogado é aquele que defende seus clientes com unhas e dentes. O ideal é que seu cliente seja igual, defenda sua marca e seus produtos em todos os momentos. Ofereça o melhor sempre para garantir alcançar essa posição.

É possível perceber que a jornada do cliente é um processo longo e árduo. Porém, uma vez que você consegue ser o melhor em todas essas etapas o seu negócio irá cada vez mais longe.

3 – E-commerce de sucesso só existe se tiver dados

Já falamos sobre o propósito e jornada, mas, se você quer que sua empresa cresça, é preciso aprender a medir as ações para ter certeza que os resultados estão positivos.

Existem muitas formas de realizar a medição da performance do seu negócio e são os resultados que informam se está no caminho para ter um E-commerce de sucesso.

Atualmente, existem ferramentas básicas (e gratuitas) para medir o sucesso de um negócio online, como o Google Analytics e o Facebook Insights. Entretanto, sempre haverão outras que ajudam nesse processo. Você precisa focar em achar as que sejam focadas no seu tipo de empreendimento.

Afinal, não adianta medir, se não conseguir ter o entendimento dos dados. Isso impacta diretamente na forma como você irá gerir seu negócio.

Imagine que de 100% das visitas do seu site, 80% vem de dispositivos móveis. Logo, se seu site ainda não está adaptado para celular, você pode estar perdendo muitas vendas.

Outra análise interessante é: imagine que mais de metade do tráfego do seu site vem do Facebook, mas você cria conteúdo apenas para o Youtube. O esforço pode estar sendo direcionado para o canal errado e isso pode causar prejuízos a longo prazo.

Sendo assim, mapeie tudo que puder e busque sempre entender o que seus dados estão dizendo. Assim, você tomará as atitudes necessárias para ter sucesso.

4 – Faça automações

Se você já está medindo seu negócio, provavelmente percebeu que muitas atividades ficam manuais. Isso aponta para a necessidade de automatizar, aumentando o ganho de tração e o escalonamento.

Existem muitas aplicações que auxiliam na automatização e otimização do seu negócio. Por exemplo, enviar e-mails automáticos após uma compra, gerenciar estoque, alterações de preços, cálculos de frete, comunicação com cliente e diversos outros.

após uma compra, gerenciar estoque, alterações de preços, cálculos de frete, comunicação com cliente e diversos outros.

A automatização facilitará o trabalho da sua equipe, gerando mais agilidade nos processos diários. É importante prestar atenção para manter a identidade do seu negócio, garantindo uma comunicação personalizada para seus clientes.

5 – Pense na logística

Se você vende produtos físicos, imagino que um dos maiores custos seja com a logística. Há vários fatores para garantir que seu cliente receba o produto certo, no dia certo, do jeito certo. Embalar produtos, identificar e enviar para a transportadora pode ser um caos e com chance de enviar um pedido errado.

Sendo assim, estruturar seu envio é uma boa forma de se adaptar à grande demanda que pode surgir.

Há também empresas que auxiliam no processo de logística. Elas oferecem soluções inovadoras e ágeis, com precisão no envio de produtos.

6 – Design e experiência do cliente

“Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar!” disse Reid Hoffman, co-criador do Linkedin.

Ao criar um negócio, é comum pecar em aspectos que são diferenciais para os usuários— layout, design, usabilidade, etc. Mesmo sendo comum, é necessário se preocupar em entregar sempre a melhor versão do seu site.

Conclusão

Cada vez mais, as pessoas estão conectadas. Isso faz com que fiquem cada vez mais exigentes com experiências vividas. Isso faz com que as empresas invistam mais em experiência do cliente e o negócio não irá fugir disso.

Busque sempre criar experiências inovadoras e diferenciadas para que o usuário queira voltar e consumir mais. Seja enviando uma carta manuscrita, e-mail com um gif ou cupom em seu aniversário.

Considerando os pontos citados, é importante se preocupar com a evolução e experiência dos seus clientes. Isso irá impactar na forma como o mercado enxerga sua empresa.

Se você tem uma equipe para fazer um e-commerce de sucesso, um propósito empresarial bem definido afetará a performance. Assim, a experiência do cliente fica ainda melhor.

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