Neste pequeno glossário, você encontrará a definição de termos utilizados no universo da hospedagem de sites.

Sabemos que o mundo digital envolve uma série de termos que complicam um pouco na hora de criar um site, embora essa tarefa seja facilitada por muitas ferramentas. Entender esses conceitos pode ajudar muito na hora de contratar um plano de hospedagem ideal.

É claro que não é necessário decorar todos os conceitos, mas ter uma ideia faz toda a diferença. Em geral, alguns termos se parecem entre si, enquanto outros já temos maior afinidade. 

Ao longo deste texto, você vai ler um glossário com termos técnicos utilizados no universo de hospedagem de sites. Mesmo que não memorize todos, você terá um guia para auxiliar no momento em que for necessário. 

Termos técnicos de hospedagem de sites

Backup:

Um backup é uma cópia de segurança de arquivos ou dados. Sua principal função é guardar informações para que possam ser recuperadas em eventuais falhas ou eventos inesperados. 

É recomendável sempre trabalhar fazendo backups. Para isso, você pode configurar cópias de segurança a partir do painel de controle da DialHost. 

Base de Conhecimento:

Cada empresa de hospedagem possui um canal com informações, tutoriais, soluções e recursos para auxiliar os usuários. Geralmente o conteúdo é disponibilizado com base nas dúvidas mais frequentes sobre algum assunto. 

Na DialHost, contamos com a central de ajuda: um canal completo, com tutoriais e soluções que facilitam a vida do usuário. Além disso, oferecemos suporte 24 horas caso o usuário não consiga sanar as dúvidas. 

Blog

Blogs são canais de comunicação cada vez mais utilizados. Atualmente, cumpre papel importante em estratégias de Marketing Digital, levando conteúdo de qualidade para os clientes de uma empresa. 

Inicialmente os blogs abordavam assuntos variados e eram utilizados com o foco pessoal. Neste artigo, explicamos sobre a história deste tipo de comunicação e sua importância.

Certificado SSL

Este tipo de certificado existe para garantir a segurança durante a navegação. Ele é um protocolo desenvolvido para garantir que as informações sejam transmitidas de forma criptografada. 

Inclusive, é um dos fatores considerados pelos motores de busca na hora de ranquear os sites em resultados de pesquisas. 

Para saber mais sobre certificados de segurança, veja o nosso artigo sobre SSL. Mas se quiser tornar o seu site mais seguro, clique aqui.

CMS (Content Management System) 

A sigla em inglês quer dizer Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É uma plataforma que facilita a criação e gerenciamento de um site. 

Um bom exemplo de CMS é o WordPress, que oferece um painel de controle profissional, intuitivo e descomplicado ao usuário. 

Cloud Computing 

O conceito de computação em nuvem é usado para definir o uso de servidores e computadores conectados entre si de forma virtual. 

Para saber mais sobre como utilizamos computação em nuvem, leia o nosso guia completo sobre hospedagem de sites.

cPanel 

O termo cPanel quer dizer Painel de Controle. É uma ferramenta que disponibilizamos para você conseguir gerenciar melhor a sua hospedagem. É uma forma de oferecer controle total ao usuário.

Criador de Sites

Essa é uma ferramenta para auxiliar na criação de sites. De forma prática e intuitiva, o usuário pode utilizar elementos visuais para gerar um layout ideal. 

Clique aqui para testar o criador de sites da DialHost gratuitamente.

Data Center

Data Center quer dizer Centro de Processamento de Dados. É um ambiente onde ficam servidores de diferentes empresas. Assim, é muito importante que as condições do ambiente sejam favoráveis ao bom funcionamento das máquinas.

DNS (Domain Name System)

O Sistema de Nomes de Domínios é o mecanismo que associa um domínio a um endereço de IP. No caso, do servidor em que o domínio está hospedado. 

Domínio

Um domínio nada mais é do que o seu endereço na internet. É através dele que as pessoas conseguem acessar o seu site, enviar e-mails profissionais, etc. Basicamente, é o que está entre o www. e a extensão .com.br. 

Por isso mesmo, é muito importante saber escolher um bom domínio para o seu site.

Domínio Adicional

Usamos um domínio adicional para direcionar um outro endereço a um mesmo site. Ele pode ser usado como estratégia para que os usuários consigam acessar o seu site mesmo digitando endereços diferentes. 

Dessa forma, um site com domínios adicionais tem mais chances de ser acessado. 

 E-mail 

O bom e velho correio eletrônico permite uma comunicação mais profissional, principalmente entre clientes e empresas. 

Em termos de hospedagem, você pode utilizar o seu domínio para ter um e-mail profissional. Assim, ele leva o seu endereço, no lugar de algum outro provedor. Com o e-mail profissional, você otimiza as suas campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Endereço de IP (Internet Protocol) 

O protocolo de internet, ou IP, é um número identificador do seu computador ou roteador ao se conectar à internet. Com esse número você consegue enviar e receber dados na rede. 

Antes, os endereços de IP eram conhecidos como IPv4. Mas existem tantos computadores conectados no mundo, que foi preciso criar a nova versão, o IPv6. 

Quer saber o seu endereço de IP? Clique aqui.

Espaço em Disco

Para que um site funcione, os dados e arquivos devem estar armazenados em algum lugar. O espaço em disco equivale ao espaço disponível em sua hospedagem para os seus arquivos e dados. Da mesma forma, o seu computador possui um espaço em disco onde são armazenados dados e arquivos que você utiliza diariamente.

Extensão de Domínio

Ao escolher um domínio, você deve também escolher a extensão. Assim, a maioria das empresas utiliza a marca seguida de .com.br. No entanto, em alguns casos é recomendável analisar dentre as opções, para saber quais vão se encaixar melhor no modelo do seu negócio. 

FTP (File Transfer Protocol)

O Protocolo de Transferência de Arquivos pode referir tanto ao protocolo de transferência, quanto ao programa que realiza este processo. Em outras palavras, o FTP é um tipo de conexão que viabiliza a troca de arquivos entre computadores ligados à internet. 

.htaccess  

Este tipo de arquivo está relacionado às configurações de um site que utiliza Apache. Dentro de um .htaccess podem ser inseridas desde configurações simples, até configurações mais avançadas. 

HTML

HTML é uma linguagem utilizada para a construção de sites. A partir de elementos HTML, chegamos aos resultados que vemos nas telas. 

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) 

Com este protocolo de segurança, sabemos que estamos em uma navegação segura. Para observá-lo, basta verificar na barra de endereços, se o endereço inicia com https. Este é um fator muito importante para o SEO, por exemplo. 

Dicionário de termos técnicos de hospedagem de sites
Personagem de desenho lendo vários livros e o logo da DialHost ao topo superior direito da imagem.

Inodes

Basicamente, Inodes correspondem ao número de arquivos na hospedagem de um site. Assim, essas estruturas guardam informações básicas de arquivos, pastas e dados. 

IP Dedicado

Um IP Dedicado é um endereço de IP exclusivo de um site. Com ele os certificados SSL podem ser emitidos. 

MySQL

De forma simples, o MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados, inclusive o mais popular de todos. Ele utiliza a linguagem SQL e é oferecido pela maioria dos serviços de hospedagem.

POP3 

O POP3 é um protocolo utilizado na transferência de e-mails que permite que os usuários baixem os e-mails em um programa específico, como o Thunderbird

SEO (Search Engine Optimization) 

Esta sigla inclui um conjunto de técnicas de otimização para melhorar o ranqueamento de um site na busca de motores de pesquisa, como o Google. 

O objetivo das técnicas é fazer com que o site apareça entre os primeiros resultados de uma determinada busca, de forma orgânica. Ou seja, ao utilizar uma palavra-chave em uma busca, o site aparece na primeira página gratuitamente. 

Servidor

Um servidor é a máquina física, ou computador, que hospeda os arquivos e dados de vários sites e os mantém disponíveis para serem acessados na internet. Existem vários tipos de servidores, caracterizados pela forma com que realizam a hospedagem. 

Servidor Dedicado

Assim como no item anterior, um servidor dedicado é um computador que armazena os arquivos de um site e os torna disponíveis na internet. A diferença é que este tipo de servidor é inteiramente dedicado a um único usuário. 

Site 

Um site é o local onde o público encontrará as suas informações na internet. Em outras palavras, é o destino de um domínio, podendo ser um blog, um conjunto de páginas, um portfólio, etc.

A vantagem de ter um site é que se trata de um canal 100% seu, sem depender de redes sociais ou terceiros para manter o seu conteúdo online. 

Subdomínio

Este recurso é usado para especificar alguma seção do seu site, mantendo o domínio principal. 

Por exemplo, incluir o subdomínio webmail.dialhost.com.br para direcionar os usuários para nosso webmail, sem que eles saiam do domínio principal.

SSH

O SSH é um protocolo que viabiliza o acesso remoto em um computador. Além de protocolo, ele também é um programa que permite controlar outro computador. 

Uptime

Este é o termo usado para definir a disponibilidade de um servidor. Logo, quanto maior for este valor, maior é a garantia de que o seu site estará disponível. 

URL

Este termo engloba o endereço completo de um site. É o que muitas pessoas chamam de link. Está incluso em uma URL desde o http ou https, ao fim das extensões. 

Por exemplo, a URL do nosso artigo sobre hospedagem de sites é: https://www.dialhost.com.br/blog/hospedagem-de-sites/

VPS

Essa sigla quer dizer, em português, Servidor Virtual Privado. Trata-se de um serviço de hospedagem que inclui um servidor virtualizado e que oferece maior controle ao usuário sobre o sistema operacional e as aplicações instaladas. 

WHOIS

Este é um protocolo que permite acessar informações de um domínio. Assim, utilizando WHOIS, você consegue saber o ano de registro e quem é o proprietário de um domínio, por exemplo. 

Conclusão

Nesta postagem, você aprendeu alguns dos principais termos usados em hospedagem de sites. Assim, esperamos que você tenha encontrado resposta para todas as suas dúvidas. 

Ter um guia com os termos técnicos de hospedagem de sites na hora de escolher um serviço é indispensável.

Esquecemos de algum? Conta pra gente nos comentários! 

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.