O assunto é a porta de entrada à nossa campanha de e-mail marketing. Na hora de definir um assunto, não existe muita margem entre o sucesso e o fracasso. No artigo a seguir falaremos sobre algumas dicas que te ajudarão a escolher o assunto que melhor se adapte à sua mensagem e ao seu target.
Maximizando abertura de e-mails
Imagem ilustrativa: Maximizando abertura de e-mails

O assunto é a porta de entrada à nossa campanha de e-mail marketing. Na hora de definir um assunto, não existe muita margem entre o sucesso e o fracasso. No artigo a seguir falarei sobre algumas dicas que te ajudarão a escolher o assunto que melhor se adapte à sua mensagem e ao seu target.

Hoje em dia, o tempo e a atenção do nosso público-alvo representam dois dos ativos mais valiosos a serem capturados por qualquer marca. É por isso que no momento de definir o assunto de nossa campanha, necessitamos potencializar nossa capacidade criativa ao máximo para melhorar a taxa de abertura.

A seguir apresento uma série de conselhos com maior foco no aspecto criativo. Anote tudo e consiga uma taxa de abertura sensacional! E mais, indico o download grátis do simples e objetivo ebook “O ABC do E-mail Marketing”!

1. Relaxe e crie

É importante que você dedique tempo e espaço no momento de definir o assunto. Procure deixar de lado qualquer outra tarefa que possa te distrair. Tenha foco e então você obterá melhores resultados.

2. Estude seu target

Na hora de definir seu assunto, é indispensável ter em conta o perfil demográfico do seu público-alvo. Adapte seu tom e estilo com base nesse target e assim você obterá melhor taxa de abertura.

3. Pense em 50 caracteres

Existe uma regra de ouro: seu assunto não deve superar os 50 caracteres. Certifique-se de que está fazendo isso, caso queira capturar a atenção do seu público e mostrar-se nos distintos clientes de e-mail, em todos os dispositivos e resoluções de telas disponíveis.

4. Inspire-se no conteúdo da campanha

Não é necessário recorrer a fórmulas estranhas para definir o assunto de sua campanha. No próprio conteúdo do seu e-mail você encontrará uma das melhores fontes de inspiração. Uma vez que você tenha claro o que quer comunicar e como o fará, será mais simples criar um bom assunto.

5. Não para no tempo

O feito de que suas últimas campanhas tenham obtido uma alta taxa de abertura não quer dizer que está tudo bem. Um estilo de assunto que hoje tem bastante sucesso pode não gerar o mesmo impacto no futuro. Mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas tendências e não deixe de analisar os resultados de suas campanhas.

6. Trabalhe em equipe

As ideias podem ser individuais, mas nada melhor que o trabalho em equipe na hora de melhorá-las. Apoie-se em sua equipe de trabalho e escute a opinião de seus colegas sobre o assunto de sua próxima campanha.

7. Destaque seu produto ou notícia mais importante

Aproveite o impacto de uma notícia importante ou de um novo produto que seus clientes estavam esperando e foque nisso na hora de definir o assunto. Desta forma você terá mais chances de aumentar suas aberturas.

8. Analise os resultados de campanhas anteriores

O melhor assunto é basicamente o que gera melhores resultados. Evite o improviso. Analise as métricas de suas campanhas anteriores e defina um assunto alinhado com aqueles que tenham obtido um desempenho acima da média.

9. Teste

Testar o assunto é a melhor forma de estabelecer o estilo que melhor se adapte ao seu target. Ao usar Campanhas Test A/B, você poderá provar diferentes variáveis do assunto para o mesmo envio.

10. Quebre o protocolo

Se você já provou de tudo e sua taxa de abertura segue sem melhorar, é hora de desafiar os limites convencionais da linguagem. Mas há certas questões que você deve ter em conta na hora de pensar seus assuntos. Lembre-se que em relação ao conteúdo há certas palavras como oferta, desconto, promoção ou grátis e certos estilos de redação como os signos de admiração em excesso (!!) ou as LETRAS MAIÚSCULAS, que sem sentido poderiam ativar os filtros anti-spam.

Símbolos no e-mail marketing

Uma tática muito utilizada para destacar seu e-mail entre os demais que chegam à caixa de entrada do seu cliente, é incluir símbolos no assunto. Você ainda não implementou?

Se você os utiliza estrategicamente poderá conseguir impactar seus destinatários, chamando a atenção deles e diferenciando sua campanha com a da concorrência. Anime-se a dar um estilo único aos seus assuntos!

Copie e cole!

Inserir um símbolo no assunto de sua campanha é simples. Você só precisa copiá-los de uma lista de símbolos UNICODE como esta e colá-lo no campo do assunto.

Se você utilizar corretamente, você verá como melhoram suas aberturas, mas se abusar ou utilizar de forma injustificada com certeza você terminará cansando seus usuários e perdendo sua atenção.

Texto de Renato Silva Rodrigues, publicado originalmente no portal iMasters.

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