Design Thinking
Imagem: Ilustração Design Thinking e Colaboração

Há uns dias atrás, publiquei o post O Design e a empatia, onde falo um pouco sobre um dos pilares do Design thinking, a empatia. Hoje sigo falando um pouco mais sobre o assunto abordando o segundo pilar, a colaboração no processo de criação e inovação de produtos e serviços.

A Colaboração trabalha com o desenvolvimento em conjunto, onde cada colaborador ajuda ao outro dando ideias e sugerindo formas de resolver um problema. É importante dentro do processo de Design e no pensamento de um serviço não tentar adivinhar o que o seu cliente espera, ou necessita. Pergunte a ele, interaja com seu público, com as pessoas que trabalham em outros setores da empresa, fornecedores, parceiros e etc. Quanto mais pontos de vista forem abordados mais ampla é a visão do problema e as possíveis soluções.

Como podemos ver a colaboração é um ato em grupo, social, e envolve muitas vezes uma cocriação. A cocriação nada mais é do que criar em conjunto. É uma criação que envolve a colaboração de muitas pessoas, sejam elas do planejamento, da produção, da gerência ou o cliente. Esta metodologia se torna extremamente eficaz pois engaja as pessoas que participam do processo, afinal qual pai não defende seus filhos. A criação colaborativa cria a sensação de que um determinado produto é meu também.”Eu participei, o resultado obtido só foi possível por que teve o meu envolvimento”.

O engajamento causado pelo ato de se trabalhar de forma colaborativa, pode ser visto pelo sucesso de projetos como o Fiat Mio. O projeto teve milhares de contribuições de diversas pessoas, e foi responsável por desenvolver um carro conceito baseado na estrutura do Creative Commons. Para fechar o post com chave de ouro, deixo os links de uma entrevista dada pela Professora e consultora, Denise Eler. Os vídeos falam sobre o conceito de cocriação.

Benefícios da Cocriação – Emprego e Renda – Parte 1

httpv://youtu.be/s-EspowY1lQ

Benefícios da Cocriação – Emprego e Renda – Parte 2

httpv://youtu.be/maE3CbpEySI

Deixo também a referência para o Blog da Denise Eler, onde podem encontrar muito mais sobre esse assunto:
http://www.eler.com.br/

Hospedagem DialHost, qualidade e desempenho com planos a partir de R$9,90/mês.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Loja Virtual para iniciantes

Encontrar a melhor plataforma para construir sua primeira Loja Virtual é uma tarefa que exige uma pesquisa sobre soluções. Nesse artigo você confere soluções de baixo valor de investimento e facilidade de configuração.

marketplace

Marketplace – qual plataforma escolher?

Marketplaces são plataformas voltadas para empreendedores que buscam iniciar ou diversificar seus canais de venda. Essas plataformas possuem vantagens e desvantagens, analisar atentamente uma solução poderá trazer resultados positivos para suas vendas.
Neste artigo vamos explorar mais características e detalhes de algumas dessas plataformas, afinal, hoje existem várias plataformas de Marketplaces disponíveis, qual você deve escolher?

Super Suporte DialHost

Super Suporte da DialHost

Empresas já perceberam a importância da área de Suporte e estão investindo fortemente no fortalecimento e qualificação de suas operações. Esse é o caso da DialHost.
Prestar o suporte ao cliente empreendedor é vital para construção de parcerias de sucesso.
Nesse artigo vamos estudar a importância sobre suporte e seus canais de atendimento, sobretudo para clientes empreendedores.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.