No mundo do Marketing Digital, toda ação deve ser medida. Por isso, preparamos uma lista com 7 métricas que vão ajudar a saber se está tudo funcionando.

Você está planejando uma estratégia de marketing digital e quer saber se está funcionando? Uma das características principais dessa área é a utilização de métricas. Com elas, você poderá saber se o seu investimento está dando certo, além acompanhar tudo por meio de números e resultados. 

Neste cenário, já sabemos que uma boa estratégia de marketing é capaz de aumentar o tráfego do seu site. Também sabemos que é normal que um profissional dessa área trabalhe para trazer mais clientes para um negócio. 

Mas o que diferencia o marketing de outras áreas é justamente a mensuração dos resultados das ações estratégicas. A arte do marketing não está somente nas imagens, vídeos, textos e ações, mas sim em saber usar as métricas de forma correta. 

Por isso, essa postagem fala sobre algumas das métricas mais importantes do marketing.

7 métricas importantes para você medir a sua estratégia de marketing digital

Retorno sobre investimento (ROI)

Essa é uma das métricas mais importantes para o marketing, senão a mais importante de todas. Isso porque ela está diretamente relacionada às finanças. 

Calculando o ROI, você saberá se uma ação específica ou até de uma estratégia inteira está gerando resultados positivos, tendo como base os investimentos direcionados a essa área. 

É por meio do ROI que você sabe quando investir mais ou menos em uma ação. Se o valor estiver positivo, significa que tudo está indo bem e o aconselhável é investir mais. Mas se tiver negativo, algo pode estar errado e merece a sua atenção.

A fórmula para chegar até o retorno sobre investimento é simples:

ROI = verba obtida – verba investida / verba investida. 

Custo de aquisição por cliente (CAC)

Essa é a métrica que mostra quanto a empresa está gastando para conquistar um novo cliente. 

Com o valor do CAC, você pode saber se o marketing está gastando muito, por exemplo, a ponto de ser necessário reduzir o investimento. 

Para calcular o custo de aquisição por cliente, você deve somar todas as despesas ligadas ao marketing, incluindo os salários, propagandas em mídias, ações, etc. e dividir pelo número de clientes em um determinado período. 

A fórmula é simples:

CAC = despesas + verba destinada ao marketing / número de clientes em um determinado período

Ticket médio

Este é o valor dos gastos que um cliente tem, em média, com os produtos e serviços de uma empresa em um mês. 

Se essa taxa estiver baixa, significa que você deve intensificar outras ações e estratégias para aumentar as vendas. 

Para calcular o ticket médio, use a fórmula abaixo:

Ticket médio = receita do mês / número de clientes deste mês 

Taxa de cliques

Vamos concordar, que nada adianta veicular várias campanhas em redes sociais, se não soubermos quantas pessoas de fato chegam até o destino final. Essa métrica diz exatamente isso. 

Ela é um fator decisivo para saber se as campanhas vão bem ou se devem melhorar. Com a taxa de cliques, você consegue identificar as palavras-chaves que estão funcionando, a segmentação dos anúncios, etc. 

A melhor forma de observar a taxa de cliques é em porcentagens. Por isso, use a fórmula a seguir:

Taxa de Cliques = (número de cliques no anúncio / número de impressões) x 100 

Taxa de conversão 

Uma conversão significa mais um degrau que um visitante sobe para se tornar um novo cliente. 

Este degrau pode ser tanto uma newsletter, quanto um blog post, um vídeo ou até mesmo fechar um negócio. 

Nesse sentido, as conversões são o objetivo de praticamente todas as campanhas de marketing. Por isso mesmo essa métrica jamais deve ser esquecida. 

Ao identificar um número baixo de conversões, observe bem a estratégia ou o anúncio e analise o que pode ser mudado: faltou chamada para ação? Mudar a linguagem é necessário? 

O cálculo da taxa de conversão é simples e depende muito do objetivo. Mas, em geral, a fórmula consiste em dividir o número de visitantes de uma página pelo número de ações tomadas a partir dali. 

Taxa de abertura de emails 

Muitas empresas se comunicam com os clientes por meio do correio eletrônico. De fato, é maravilhoso ter uma extensa lista de e-mails. Mas isso não quer dizer nada, se você não sabe quantas pessoas realmente abriram as mensagens enviadas.

Com essa métrica você consegue saber que assuntos o seu público gosta de receber e quais os melhores horários e segmentações para cada mensagem. 

Além disso, você pode usar este número para fazer uma limpeza periódica na sua lista de e-mails. Dessa forma você vai evitar que seu endereço entre em listas de SPAM e que sua empresa seja mal vista por alguns contatos. 

Em alguns casos, fazer essa limpeza periódica pode reduzir os gastos com as plataformas de disparo, pois elas costumam cobrar por número de contatos. 

A taxa de abertura geralmente é indicada pelas próprias ferramentas de disparo. 

Custo por lead

Essa é uma métrica que vai dizer quanto custa cada conversão de leads em uma estratégia ou campanha. Mesmo que nem todas as empresas miram em conversões, esse número é importante para indicar se os gastos estão muito altos, junto à taxa de conversão e outras métricas. 

Em geral, o ideal é que o custo por lead seja um valor baixo. Caso contrário, as taxas de conversão e ticket médio devem ser excelentes para compensar o alto custo de um lead. 

Para medir, é simples: 

Custo por lead = valor total investido na campanha / número de leads gerados

Quando usar as métricas?

Você deve estar se perguntando qual a melhor forma de utilizar essas métricas em uma empresa. 

A resposta é simples: torne-as uma rotina, defina um período e nunca deixe de acompanhar e tomar as ações necessárias para melhorar o seu negócio. 

Afinal, a função das métricas é justamente oferecer valores indicativos de que tudo está dando certo, ou não. 

Se você chegou aqui, já sabe por onde começar a mensurar as ações de marketing da sua empresa. Mesmo que você não tenha uma equipe inteira dedicada a este setor, essas ferramentas vão ajudar muito na hora de tomar decisões.

Quer continuar aprendendo a analisar os resultados do seu site? Então clique aqui para ler as nossas dicas!

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