Conheça os profissionais que trabalham com todas as tecnologias que você usa no dia-a-dia.

Hoje é o Dia do Profissional de Informática. Para não passar em branco, preparamos este conteúdo com os principais tipos de profissionais de TI. Com esse artigo, queremos mostrar porquê devemos considerá-los tão importante

Primeiramente, pare por um instante e pense: como os profissionais de tecnologia da informação estão presentes em sua vida?

Seja por meio de programas de computador, aplicativos de celular, sites ou até mesmo sistemas complexos que tornam nosso dia-a-dia mais fácil, os profissionais de T.I. estão praticamente em todos os lugares.

Dados os fatos, o Dia do Profissional de Informática é celebrado em 19 de outubro. A data homenageia as pessoas que se dedicam a estudar as tecnologias da informação que auxiliam na evolução da sociedade. É graças a esses profissionais, que estamos cada vez mais conectados.

Estudar, aliás, é uma das características fundamentais dos profissionais de tecnologia. Isso porque eles precisam se atualizar constantemente sobre as mudanças provocadas pela evolução das tecnologias.

A tecnologia da informação se divide em diferentes subáreas. Juntas, trazem soluções para atividades corriqueiras. Nesse sentido, praticamente todas as áreas são afetadas pelo desenvolvimento da TI.

Profissões que correspondem à informática

Como já mencionamos, a tecnologia da informação atua em praticamente todas as áreas. Mas para que isso aconteça, ela se divide em diferentes funções, profissões e habilidades.

A seguir, vamos conhecer algumas delas.

Analista de Redes

De forma geral, o analista de redes é responsável por projetar e manter uma rede de computadores em funcionamento.

Um profissional dessa área deve fazer curso técnico ou superior em Redes de Computadores, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou equivalente.

Além disso, a experiência e certificações no ramo serão fatores positivos na carreira de um administrador de redes. Inclusive, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, esses fatores fazem toda a diferença.

Na DialHost, temos diversos analistas de redes. Eles são essenciais para manter a nossa estrutura de rede funcionando. Assim, eles trabalham tanto internamente quanto em nosso datacenter, onde ficam hospedados os sites e aplicações dos nossos clientes.

SysAdmin

O SysAdmin também é conhecido como Administrador de Sistemas. Trata-se de um profissional responsável pela configuração e manutenção dos servidores de uma determinada rede.

Na prática, é este profissional que irá planejar e se responsabilizar por manter redes e servidores em perfeito funcionamento. Nesse sentido, ele não poupa esforços para monitorar e executar ações para que os serviços nunca parem.

Se você tem um e-mail funcionando, uma rede operando bem ou um site sempre online, certamente um(a) SysAdmin dedicou horas de trabalho, tudo para garantir que tais serviços não sejam interrompidos e, caso aconteça, resolver tudo o mais rápido possível.

Na DialHost, nossos SysAdmin estão sempre ligados, monitorando cada acontecimento na rede e em nossos servidores. 🙂

Desenvolvedor ou programador

Um programador, desenvolvedor, codificador ou engenheiro de softwares é o profissional que literalmente escreve, desenvolve e faz a manutenção em softwares, aplicações ou sites.

O trabalho deles está em quase tudo que utilizamos no dia-a-dia. Assim, aplicativos de banco, sites, e-mails e sistemas de pagamento são alguns exemplos relacionados a programação.

A profissão permite uma ampla área de atuação, podendo se subdividir em diversos segmentos, conforme listamos a seguir:

  • Programador Web: que faz sites e sistemas para a internet;
  • Programador Desktop: que desenvolve aplicações para serem utilizadas localmente nos computadores;
  • Programador Mobile: que desenvolve sistemas e aplicativos para serem rodados no celular, ou mobile, como chamamos; e
  • Programador de Games: que cria jogos para as mais diversas plataformas, online ou offline

Vale lembrar que, além dessas que citamos, existem áreas que ainda nem surgiram. Basta pensar em como vivíamos quando os celulares estavam longe de serem criados.

Na DialHost, o time de desenvolvedores está sempre atento às demandas dos nossos clientes, sempre propondo melhorias nos nossos sistemas.

Analistas de suportes

O analista de suportes cuida da manutenção de computadores, da estrutura de redes e de sistemas operacionais. O foco é o suporte, que pode ser interno ou externo à empresa, com auxílio a usuários ou clientes, tanto presencial quanto via telefone.

Quem acessa nossa Central de Atendimento, por exemplo, tem contato direto com analistas de suporte e de sucesso do cliente. São eles que estão na linha de frente do atendimento, para ajudar os nossos clientes por meio do suporte 24/7.

Técnico de Informática

Em geral, o técnico em informática é requisitado de forma constante. Isso porque é o profissional com habilidades técnicas especiais para fazer manutenções ou reparos em equipamentos de informática.

Uma área em constante evolução

Além dessas profissões que acabamos de citar, é importante lembrar que a tecnologia passa por mudanças o tempo todo. Isso quer dizer que, cada vez mais, profissões relacionadas a essa área vão surgindo.

Para ter uma ideia, basta pensar como a tecnologia operava há 10 anos atrás. Era tudo muito diferente, não é mesmo?

Conclusão

Vimos que um técnico de informática está sempre apto a configurar e restaurar sistemas, instalar equipamentos, resolver falhas, etc. Basicamente, ele possui conhecimento para encontrar soluções para o universo da tecnologia.

No dia do profissional da tecnologia, é muito importante lembrar dos avanços que proporcionam mudanças positivas na sociedade.

Nosso objetivo com este artigo foi destacar a importância que cada um desses profissionais exerce em nosso cotidiano. Para isso, basta pensar em quanto a tecnologia da informação transformou a sociedade que formamos hoje.

Você conhece algum profissional da área de Tecnologia da Informação? Envie este post e diga o quanto essa pessoa é especial.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.