A forma de lidar com os e-mails mudou. Atualmente, ele ocupa uma posição importante nas estratégias de conteúdo. Você sabe otimizar o uso e-mail no Marketing de sua empresa?

O E-mail Marketing ainda é relevante?

Você ainda utiliza E-mail marketing para atrair mais clientes?

Estamos em 2020, encerrando mais uma década com vários avanços na tecnologia.

Se vale uma retrospectiva, o aumento do uso das redes sociais merece um dos maiores destaques, principalmente no que se refere a interação entre empresas e clientes.

A agilidade proporcionada pelas redes sociais trouxe um novo tipo de comunicação, incentivando o engajamento de clientes junto a valorização da marca.

A popularização de smartphones fez uma revolução nos meios de comunicação.

Nessa onda, muitas empresas adotaram as formas de divulgar seus produtos e serviços com um tom provocativo, simples e rápido.

Em meio a tanta modernidade e agilidade nas formas de atendimento, ainda há espaço para o bom velho e-mail promocional? O e-mail marketing ainda é relevante em uma época tão veloz como a atual?

e-mail marketing

Com o passar dessa mesma década, o serviço de e-mail também se reinventou, ele não é mais um serviço para se repassar correntes, piadas ou teorias da conspiração, esse posto agora é ocupado pelos grupos de whatsApp.

Seu e-mail recebe informações sobre check-ins, segurança de dispositivos, alertas de vagas do linkedin, recuperação de acesso aos seus logins, resultados de exames médicos…

Podemos resumir e afirmar que o e-mail se tornou uma ferramenta para receber comunicações e contatos mais profissionais.

A ferramenta de e-mail segue com sua importância, se reinventando como um local para receber conteúdos de maior valor.

Podemos estudar diversos exemplos de materiais ricos para enviar ao e-mail de seus clientes.

Com certeza uma proposta comercial faz parte desse grupo, da mesma forma o recurso das newsletter como uma estratégia de conteúdo para alimentar clientes ativos.

O e-mail não morreu, ele segue vivo na missão de atrair mais clientes.

Como usar e-mail Marketing?

Primeiramente, esqueça a ideia de enviar chamadas de promoções dos seus produtos a uma lista enorme de endereços de e-mail que você comprou na internet – essa estratégia não funciona mais, o máximo que você irá conseguir é fazer com que a sua mensagem seja classificada como SPAM.

Para relembrar, segundo a antispam.br, Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

E-mail Marketing não é apenas o ato de enviar promoções, links de vendas ou relacionados. É sobre usar a ferramenta de e-mail para envio de materiais produzidos com mais dedicação e enviados no momento certo.

Atualmente ferramentas de email marketing entregam um ambientes de produção de mensagens que podem ser analisados, pelo comportamento dos clientes que recebem essas mensagens na outra ponta do envio.

E-mail Marketing

Estratégias de sucesso para uso do e-mail tem justamente esse objetivo: escrever e enviar para um público segmentado.

Esse público não é mais uma lista aleatória de envio, eles são seus visitantes. Eles ainda não se tornaram seus clientes, mas, acessam seu blog, seu site, comentam em suas redes sociais, ou seja, em algum momento, esses visitantes realizaram uma interação com você ou sua marca.

Eles já demonstraram interesse em seu produto ou em sua marca.

Você pode adquirir uma lista de e-mails de pessoas interessadas, através de uma ação em seu site, blog ou redes sociais.

Essa estratégia é bem utilizada atualmente, através de landing pages de cadastro, claro, você tem que oferecer algo em troca, afinal, ninguém faz um cadastro sem receber alguma vantagem em troca, não é mesmo?

Veja esse exemplo abaixo

e-mail marketing
Página de captura de e-mail da Rock Content – Ela oferece um e-book em troca do seu cadastro.

Essa é uma landing page da rock content, uma empresa de produção de conteúdo e marketing digital, eles oferecem materiais, cursos e consultorias para empresas alavancarem no marketing de conteúdo como estratégia para conversão de clientes.

Nesse caso, o seu cadastro irá garantir um livro digital (o famoso e-book) qual você receberá em seu e-mail, simples né? Preenchendo esse formulário você se torna um endereço mais qualificado para essa empresa.

Nesse processo, você irá receber mais e-mails sobre o assunto do seu interesse, no caso, Marketing digital.

Ao abrir e ler esses e-mails, você irá interagir com outras chamadas de ação, como acessar videoaulas, se inscrever em eventos, baixar outros livros…

Tudo isso fará com que você caminhe para o final do funil de um cliente interessado, que, provavelmente terá uma maior probabilidade de adquirir uma ferramenta ou curso pago. Essa é uma abordagem atual que envolve o marketing de conteúdo, qual consegue trazer ótimos resultados no médio e longo prazo.

Páginas de captura de e-mail são ideais para obter uma lista qualificada de visitantes, esqueça a comunicação invasiva e sem efeito. Você conseguirá mais resultados com um público que se identifique com sua marca.

Para pensar em sua estratégia para uso de e-mails, separamos outras dicas para você.

5 Dicas vitais para ter sucesso no e-mail marketing

1- Segmente seu público-alvo

Essa regra é obrigatória: falar com a pessoa certa no momento certo.

Você precisa saber segmentar sua lista de contatos e não queimar ofertas ou distribuir brindes fora de hora. Sem uma estratégia para entender seu público e o momento certo para enviar uma proposta, você estará apenas gastando tempo e recursos.

Segmentação de público significa dividir padrões e perfis, com isso você pode separar a sua lista de contatos em categorias.

Essas categorias, podem ser divididas por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros. Essa segmentação depende do seu negócio e das suas estratégias.

Com essa divisão, você consegue planejar e executar com mais qualidade uma campanha de e-mail marketing, sem ela você poderá cometer falhas e consequentemente perder o interesse do seu visitante.

Quando for criar uma página de captura de e-mail dos seus clientes, utilize perguntas chave para auxiliar você a segmentar sua lista de e-mails.

2 – Crie diferentes modelos de e-mail marketing e tenha paciência na hora de enviar

Dentro da sua lista de endereços de e-mails, podem ter, por exemplo, pessoas que já compraram o seu produto, assim como pessoas que conhecem o produto, mas, ainda estão na dúvida se compram ou não.

Faz sentido enviar um e-mail de desconto para um cliente assinante do seu blog, mas indeciso com a compra do seu curso.

Mas, e se você enviar um e-mail com desconto para um cliente assinante que já comprou seu curso com o valor total?

Acima, temos o famoso “tiro no pé” do e-mail Marketing, não importa o tamanho da empresa, volta e meia esse problema acontece, sem distinção.

Também não só adianta segmentar e categorizar.  Alimente seus clientes antes de oferecer links de compra.

Teste variações do e-mail, tanto em texto quanto em organização de imagens com conteúdos interessantes sobre seu produto/serviço, informe sobre condições regionais, nacionais ou até mesmo globais sobre sua área.

Mude o tom da escrita e as informações do seu e-mail para cada tipo de público, teste até conseguir os resultados esperados.

Seu produto/serviço deve gerar valor e confiança, só assim ele poderá ser considerado para sanar a dor de seu cliente.

Entenda a dor e alimente com informações sobre a sua solução.

Faça tudo isso com calma para não assustar seu cliente.

3 – Personalize seus e-mails além do nome e saudação

E-mails personalizados aumentam as taxas de clique e conversão. Ou seja, quanto mais personalizado for um e-mail maiores são as chances dele ser lido até o final.

Essa dica está ligada a segmentação dos seus visitantes, essa personalização vai muito além do assunto do e-mail e saudação.

Dois grupos podem estar na mesma etapa do seu funil, mas, navegam no seu site em categorias ou produtos distintos.

Aqui envolve saber quais assuntos são mais relevantes para aquela pessoa que vai receber a mensagem, sendo do grupo 1 ou do grupo 2.

Cabe aqui uma pergunta bem prática: se no seu grupo 1, seus visitantes acessam seu site após as 22 horas da noite, faz sentido enviar conteúdo de e-mail marketing as 8 horas da manhã?

Conhecendo bem seus clientes e potenciais clientes (leads), você pode definir os temas dos e-mails, as melhores ofertas e até data e horário para enviar as mensagens.

Com toda certeza, alguém que fica acordado até altas horas da madrugada, não irá checar os emails enviados pela manhã, talvez eles fiquem até esquecidos na caixa de entrada.

3 – O assunto do e-mail é o mais importante

Um professor certa vez me disse que, quando nem o autor tem claro o objetivo da mensagem, é provável que o leitor também não consiga entendê-la.

Essa afirmação toma outra nível no e-mail marketing, pois o assunto é que instiga o usuário, é o assunto que faz o cliente decidir se esse e-mail será lido, ou será descartado.

O assunto é crucial também para a leitura de filtros de SPAM, então evite USAR CAIXA ALTA e vários sinais de pontuação!!!!! Ok?

Os termos mais lidos como SPAM pelos filtros de e-mail são os seguintes:

  • Compre agora;
  • Promoção;
  • Oferta;
  • Grátis;
  • Desconto;
  • Senha;
  • Vagas abertas;
  • Urgente;
  • Venda mais;
  • 100% garantido;
  • Crédito;

Cair em SPAM não é legal, seu domínio perde confiança e a penalização pode prejudicar sua comunicação até com seus clientes ativos.

Por isso, pense com atenção e de maneira estratégica no assunto do e-mail, evite os termos acima, lembre-se que até para redefinir a senha do seu instagram, o Gmail pode enviar a mensagem para o SPAM (já aconteceu comigo e eu pensei que tinha sido hackeado).

Outra dica legal é que esse “assunto do e-mail” seja curto. Assuntos longos, geralmente, são cortados quando visualizados pelo celular.

Tente não ultrapassar 40 caracteres na hora de escrever o assunto.

5 – Utilize ferramentas de e-mail marketing

É muito difícil utilizar todas essas estratégias acima só com a vontade e uma conta de e-mail padrão, é preciso de uma ferramenta de e-mail marketing para otimizar sua estratégia. Captar e fidelizar seus clientes são tarefas de longo prazo, portanto você precisa de organização.

No mercado existem soluções gratuitas e pagas para uso do e-mail marketing.

mail chimp

O MailChimp é uma das escolhas mais populares, com um plano gratuito, que permite o acesso a 7 canais de marketing, automação, modelos de e-mail básicos, targeting baseado em comportamento e todos recursos essenciais para que você comece a fazer seus próprios disparos de e-mail marketing.

e-mail marketing

O Mailjet é uma opção que te permite fazer 200 disparos diários para um total de até 6000 emails enviados ao mês gratuitamente. É possível se cadastrar na ferramenta completamente sem compromisso ou sem que seja necessário inserir dados para cobrança.

É uma prática comum, em soluções gratuitas, limitar o número de envios por mês e também limitar os modelos de edição. Dessa forma, para investir em uma estratégia de E-mail Marketing você deverá optar por um plano pago para conseguir criar com mais liberdade junto a uma maior segmentação de público.

Se você já é um cliente DialHost e conhece a qualidade de nossas soluções, indico a você a nossa solução de e-mail Marketing: o DialMailer.

DialMailer

Com uma integração junto ao Analytics, você consegue avaliar o resultado de sua segmentação com acesso para criar campanhas e analisar seus resultados com as estatísticas da ferramenta do Google.

Entregamos otimizações para descoberta dos melhores horários para o envio de e-mail marketing com base na análise das estatísticas de mensagens anteriores, você ainda consegue detalhes de cada contato, como mensagens que participou, localização e motivos de descadastramento.

Com todas essas estatísticas, você poderá redefinir estratégias e construir novos modelos personalizados de mensagens, você terá acesso a uma galeria de modelos prontos, mas, poderá personalizar e salvar seus novos modelos de mensagem.

Vale ressaltar que todo teste é válido, justamente para quem está começando a utilizar estratégias de e-mail marketing.

Agora é o momento de pensar em como captar mais endereços de e-mail de clientes interessados em sua marca ou seu produto!

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