Você sabe a importância da escolha de um bom domínio? É muito mais complexo do que um simples nome, pois envolve vários fatores.

Se você ainda não marca presença na internet, está perdendo muito dinheiro. Mas para criar um site ou e-mail que passe credibilidade, escolher um domínio será o primeiro passo.

A escolha de um nome de domínio é como definir o nome de uma empresa. É um processo que parece simples, entretanto deve levar uma série de fatores em conta.

Nas próximas linhas, você vai ler algumas dicas sobre como escolher o melhor domínio para o seu site.

O Que é Domínio?

Resumidamente, o seu domínio nada mais é do que o seu endereço eletrônico. Assim como em uma cidade, os sites precisam de um endereço para serem acessados.

Com um domínio em mãos, você pode criar um site ou um e-mail profissional sem precisar levar o nome de outros serviços, como o google ou wordpress.

Para que o seu endereço passe a valer, é necessário que o domínio seja associado a um serviço de hospedagem, mas isso é assunto para outro post.

Torne-o fácil de entender e digitar

Primeiramente, será que todas as pessoas vão conseguir compreender e digitar o seu domínio?

Uma boa forma de saber, é fazendo um teste do rádio. Basta ditar o seu domínio para algumas pessoas e pedir para que elas escrevam o que entenderam. Se muitas pessoas errarem, talvez a sua opção não seja tão boa assim.

Uma boa prática é evitar palavras que podem ser escritas de mais de uma forma, como no exemplo:

www. cerraria.com.br e www. serraria.com.br

Outra dica é evitar números. Isso porque eles podem gerar confusão na hora de comunicar o seu endereço. Imagine que sua empresa se chama Cinquenta tons de cinza. Ao falar o seu domínio, as pessoas podem se confundir entre 50tonsdecinza.com e cinquentatonsdecinza.com.

Tamanho importa

Se tiver pensando em colocar um nome grande, é melhor mudar de ideia. Palavras grandes são mais difíceis de memorizar, e imagino que você não quer perder visitas, não é mesmo?

Inspire-se no caso de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, uma cidade do País de Gales. O nome é tão grande, que não sabemos nem pronunciar. Por isso, ele é constantemente abreviado para Llanfair.  

Brincadeiras à parte, tenha em mente que, até aqui, o seu domínio deve ser curto e fácil o suficiente pra estar na boca dos seus clientes. Algumas pesquisas mostram que a memória humana memoriza palavras curtas mais facilmente.

Então, na dúvida, simplifique!

Considere os Dispositivos Móveis

Os aparelhos móveis são, atualmente, responsáveis por 51,89% do tráfego da internet, segundo dados do Statista.

O que esses números querem dizer sobre a escolha do seu domínio, é que pelo menos metade dos acessos do seu site virão de dispositivos móveis.

Por isso, pense no caminho que um usuário vai percorrer, se quiser digitar o seu site na barra de endereços:

Como escolher um domínio para dispositivos móveis
Teclado de smartphone

Evite que o usuário tenha que sair do teclado principal, assim você já ganha no quesito facilidade.

Evite Traços e Caracteres Especiais

Muitos caracteres nem mesmo são permitidos na criação de um domínio. Mas, ainda assim, alguns podem ser incluídos, apesar de ser recomendável evitá-los.

O motivo é o mesmo que citamos acima: os traços e números tornam o domínio mais difícil para o usuário.

Além disso, as palavras podem confundir, se lembra?

Aposte nas palavras-chaves na escolha de um domínio

Se for possível e lógico, o uso de uma palavra-chave pode cair bem. Em média, 63% dos domínios com maior performance da internet possuem palavras-chave no nome.

Usar este recurso pode dar um empurrãozinho na sua estratégia de SEO, além de tornar o nome mais fácil de memorizar para os usuários.

Uma dica: faça brainstormings e pesquise as tendências de uso de palavras-chaves em domínios.

Só não vale colocar palavras soltas, sem sentido e ligação entre si. Nesse caso, o efeito é o contrário.

Explore a imagem da sua marca

Geralmente os clientes associam marcas a valores, o que influencia na hora de tomar uma decisão de compra. Pensando nisso, quais são os valores de sua marca? Quais você pode explorar para escolher um domínio na web?

Às vezes, a marca por si só já evoca um domínio de confiança. Se você der sorte, vai encontrar um endereço livre facilmente.

Até aqui, vimos a importância da memorização, adaptação aos dispositivos móveis, do uso de palavras-chaves e da disponibilidade da sua marca para escolher um domínio na web. Mas ainda há um fator importante a ser levado em conta: a legalidade do domínio.

Escolha a extensão correta

O bom e velho .com continua sendo o rei das extensões de domínio, tanto para o SEO, quanto para a memorização.

Entretanto, existe uma infinidade de outras extensões que podem ser usadas estrategicamente para incrementar o domínio.

Escolher um domínio com a extensão correta
Extensões

Algumas áreas já possuem extensões específicas, como educação (.edu), blog (.blog) e governamental (.gov). Mas ainda assim, o .com continua sendo a opção mais comum.

Se você conseguir o seu domínio .com por um bom preço, maravilha! Se não, avalie o uso de alguma outra extensão.

Evite Seguir Tendências Erradas

Algumas tendências são uma armadilha para domínios, pois podem sair de moda e comprometer o seu site.

Um bom exemplo são os sites que aderiram ao uso de hífens como estratégia de SEO no início dos anos 2000. Outros utilizam adjetivos ou se apoiam em erros ortográficos para parecerem mais adequados à web 2.0. Em ambos, as tendências passaram e o domínio permaneceu.

Fuja desse tipo de prática. Afinal, o tempo passa e essas tendências ficam pra trás, podendo até se tornar exemplos negativos no futuro.

Aposte em mais de um Domínio

Algumas empresas possuem diferentes variáveis de um domínio como uma estratégia de negócios. Nesse sentido, elas conseguem prever que haverão diferentes tentativas e, por isso, compram opções que redirecionam para o mesmo endereço.

Pense no Google. Você consegue acessá-lo usando .com, .com.br, .eu, etc. Dependendo de qual ramo você atuar, vale a pena investir nesse quesito.

Verifique a disponibilidade

Finalmente, você já deve ter uma lista de possíveis domínios.

Agora basta verificar se eles estão livres, ou se já são utilizados por outros sites. Para isso, basta clicar aqui e digitar o domínio que você deseja.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como escolher um bom domínio para o seu negócio. Recapitulando, os pontos que você deve considerar são:

  • Escolha um domínio que seja curto e fácil de memorizar
  • Evite números e caracteres especiais
  • Pense nos usuários de dispositivos móveis
  • Use palavras-chaves para maiores chances de ranqueamento
  • Escolha as extensões corretas
  • Explore a imagem da sua marca
  • Evite tendências que futuramente podem ser erros
  • Avalie adquirir mais de um domínio
  • Verifique a disponibilidade do domínio escolhido

Gostou das nossas dicas? Leia nosso post para saber tudo sobre hospedagem de sites e fazer o seu projeto decolar.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.