Começar uma loja virtual pode ser um grande desafio! Saiba como estruturar um e-commerce de sucesso e gere mais vendas em seu negócio online.

Se você acompanhou o Instagram da DialHost, viu que nossa equipe participou de um evento do universo de quem quer ter um e-commerce de sucesso, o Ads&Performance.

No evento, foram apresentadas as maiores tendências para o comércio eletrônico em 2019 e para os próximos anos. Além de muito conteúdo para quem está começando a vender online.

Fizemos um compilado dos principais tópicos abordados pelos palestrantes e reunimos neste artigo.

Se você está começando ou pensando em fazer vendas pela internet, espero que goste, pois este artigo é para você.

Por que sua loja virtual existe?

Bom, pode parece ser uma pergunta boba, afinal todo empreendedor começa um negócio visando vender e ter lucro com seus produtos ou serviços.

Contudo, é importante saber a missão do seu negócio para com o mundo, pois, ainda que dinheiro seja importante para a sobrevivência de qualquer empresa, é preciso gerar valor para seu cliente.

Entender o porquê da existência do seu negócio ajuda a definir qual dor do mercado você está curando e buscar sempre as melhores estratégias para que você tenha um e-commerce de sucesso.

Por isso, sempre busque entender quem é seu cliente ideal e como você pode ajudá-lo com sua solução para que ele perceba o valor que você quer entregar.

Conheça a jornada do cliente

Se você já identificou o motivo da existência do seu negócio, mas ainda não conhece a jornada dos seus potenciais clientes, você pode estar perdendo muito dinheiro!

É preciso saber em qual etapa seu cliente ideal está pois assim você consegue guiá-lo até o momento da compra.

Digamos que você vende tênis de corrida. Parece ser um produto comum, não é mesmo? Entretanto, nem todo mundo sabe que precisa de um tênis de corrida e os benefícios que ele pode trazer.

A pessoa pode estar em um ou mais momentos, como podemos ver abaixo:

  • Descoberta: A pessoa identifica que existe uma dor e procura por respostas: “Preciso emagrecer, vou começar a caminhar” ou “Dores no pé ao caminhar, como resolver?”;
  • Consideração: Ao buscar por remédios para as dores, acaba encontrando possíveis soluções em seu canal de comunicação, que podem sanar suas dúvidas. Assim, busca por considerações de qualidade, preço, benefícios, etc.;
  • Compra: Assim que encontra a solução, realiza a compra e torce para ter feito a escolha certa;
  • Retenção: Se seu negócio entrega o valor que você prometeu entregar, nada melhor que a satisfação seu cliente terá ao perceber que fez uma boa escolha. Além disso, pode manter uma comunicação constante através de e-mail marketing, SMS, campanhas e outros canais, para que o cliente lembre sempre de você;
  • Advogados: Pode ser uma palavra forte, mas um advogado é aquele que defende seus clientes com unhas e dentes. O ideal é que seu cliente seja igual, defenda sua marca e seus produtos em todos os momentos. Busque por essa posição sempre!

É possível perceber que a jornada do cliente é um processo longo e árduo, mas uma vez que você consegue chegar (e manter) essa posição, seu negócio vai longe!

Entenda os dados de um e-commerce de sucesso

Saber o propósito e a jornada é muito importante e, se você quer que sua empresa cresça, é preciso medir as ações para ter certeza que os resultados serão positivos.

Existem muitas formas de realizar a medição da performance do seu negócio, para saber se você tem um e-commerce de sucesso. Por exemplo, como auxiliar no entendimento dessas informações captadas e ter insights para realizar ajustes ou impulsionar o que está dando certo.

Atualmente, as ferramentas básicas (e gratuitas) para medir o sucesso de um negócio online são o Google Analytics e o Facebook Insights. Entretantoexistem outras que ajudam nesse processo.

Não adianta medir, se não conseguir ter o entendimento dos dados. Isso impacta diretamente na forma como você irá gerir seu negócio.

Imagine que de 100% das visitas do seu site, 80% vem de dispositivos móveis. Logo, se seu site ainda não está adaptado para celular, você pode estar perdendo muitas vendas. Outra análise interessante é: imagine que mais de metade do tráfego do seu site vem do Facebook, mas você cria conteúdo apenas para o Youtube. O esforço pode estar sendo direcionado para o canal errado e isso pode causar prejuízos a longo prazo.

Sendo assim, mapeie tudo que puder e busque sempre entender o que seus dados estão dizendo. Assim, você tomará as atitudes necessárias para ter sucesso.

Faça automações

Bom, se você já está medindo seu negócio, provavelmente percebeu que muitas atividades ficam manuais. Isso aponta para a necessidade de automatizar, aumentando o ganho de tração e o escalonamento.

Existem muitas aplicações que auxiliam na automatização e otimização do seu negócio. Por exemplo, enviar e-mails automáticos após uma compra, gerenciar estoque, alterações de preços, cálculos de frete, comunicação com cliente e diversos outros.

após uma compra, gerenciar estoque, alterações de preços, cálculos de frete, comunicação com cliente e diversos outros.

A automatização facilitará o trabalho da sua equipe, gerando mais agilidade nos processos diários. É importante prestar atenção para manter a identidade do seu negócio, garantindo uma comunicação personalizada para seus clientes.

Pense na logística

Se você vende produtos físicos, imagino que um dos maiores custos seja com a logística. Há vários fatores para garantir que seu cliente receba o produto certo, no dia certo, do jeito certo. Embalar produtos, identificar e enviar para a transportadora pode ser um caos e com chance de enviar um pedido errado.

Sendo assim, estruturar seu envio é uma boa forma de se adaptar à grande demanda que pode surgir.

Há também empresas que auxiliam no processo de logística. Elas oferecem soluções inovadoras e ágeis, com precisão no envio de produtos.

Design e experiência do cliente

“Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar!” disse Reid Hoffman, cocriador do Linkedin.

Ao criar um negócio, é comum pecar em aspectos que são diferenciais para os usuários— layout, design, usabilidade, etc. Mesmo sendo comum, é necessário se preocupar em entregar sempre a melhor versão do seu site.

Conclusão

Cada vez mais, as pessoas estão conectadas. Isso faz com que fiquem cada vez mais exigentes com experiências vividas. Isso faz com que as empresas invistam mais em experiência do cliente e o negócio não irá fugir disso.

Busque sempre criar experiências inovadoras e diferenciadas para que o usuário queira voltar e consumir mais. Seja enviando uma carta manuscrita, e-mail com um gif ou cupom em seu aniversário.

Considerando os pontos citados, é importante se preocupar com a evolução e experiência dos seus clientes. Isso irá impactar na forma como o mercado enxerga sua empresa.

Se você tem uma equipe para fazer um e-commerce de sucesso, um propósito empresarial bem definido afetará a performance. Assim, a experiência do cliente fica ainda melhor.

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