O marketing de varejo é um conjunto de atividades que os varejistas fazem para promover seus produtos e aumentar as vendas. Embora utilizamos alguns princípios do marketing tradicional, o marketing de varejo deve adotar algumas medidas diferentes, dada a natureza dos componentes do comércio de varejo. 

Neste cenário, o marketing de varejo utiliza alguns princípios do que chamamos de mix de marketing, como preço, local, promoção e produto. Logo, devemos pensar em estratégias que envolvam branding, comportamento do consumidor, publicidade e outros fatores. 

Antes de partirmos para as dicas, por que não definir rapidamente alguns conceitos importantes do mix de marketing?

Produto

O produto é o elemento mais importante do marketing de varejo. No mundo do varejo, uma mercadoria deve ser classificada segundo a categoria em que ela se enquadra. Essas categorias podem ser de bens duráveis e não-duráveis, por exemplo. 

Os produtos duráveis enquadram todas as mercadorias que não possuem fim em si próprio. Enquanto os produtos não-duráveis possuem fim neles mesmos, como as compras feitas no supermercado. 

Lugar

O lugar é outro elemento importantíssimo para praticamente todo tipo de marketing. Isso porque ele será a ponte entre o cliente e o produto. Podemos, então, definir o lugar como onde a venda ocorre: uma loja, um site, pontos de venda… 

Preço

O preço de um produto está diretamente ligado ao público-alvo, mas também ajuda a definir outros aspectos de vendas, como armazenamento e formato de varejo. Em geral os preços são definidos com o objetivo de cobrir os custos das vendas, pois os custos indiretos praticamente não existem. 

No marketing de varejo, o preço é geralmente usado como um fator de atração dos clientes. Ao anunciar algum produto com preço abaixo da média, você atrai os compradores até o lugar de compra e eles podem, eventualmente, comprar coisas que estão com os preços normais. 

Promoção

A promoção também é fundamental para o marketing de varejo, uma vez que ela promove o varejo e atrai os compradores. É muito comum, por exemplo, receber panfletos de lojas de móveis ou e-mails com cupons para compra de roupas. 

A promoção pode acontecer via publicidade em meios tradicionais ou digitais e é influenciada por fatores como orçamento, público-alvo e competitividade.

5 dicas de marketing de varejo para aumentar as vendas

Com o crescimento da oferta no mercado e a presença de gigantes globais, é cada vez mais difícil para uma empresa de varejo ter sucesso ou se destacar.

O sucesso desse tipo de negócio é, portanto, baseado principalmente no sucesso e na eficácia de sua estratégia de marketing. De fato, a comercialização do conceito de seu produto deve ser capaz de se destacar da concorrência para melhorar as vendas.

É por isso que preparamos 5 dicas de marketing que vão ajudar a aumentar as vendas no seu negócio de varejo.

1- Foque no sucesso do cliente

Se você precisou se lembrar de apenas um ponto deste artigo, este é definitivamente esse. Muitas vezes negligenciada pelas empresas de varejo, a criação de uma estratégia de acompanhamento dos clientes permitirá que você seja constantemente lembrado por eles.

O acompanhamento de clientes que compraram recentemente em sua loja desenvolverá um senso de importância deles e seu relacionamento com eles. Você pode fazer esse tipo de acompanhamento, garantindo que eles estejam satisfeitos ou oferecendo produtos relacionados.

2-Analise cada campanha de marketing

Embora esse aspecto possa ser difícil, ele pode melhorar drasticamente seu ROI de publicidade. A análise de cada campanha de marketing oferece a oportunidade de entender melhor sua base de clientes, mas também de ver o que é melhor para publicidade.

Essas análises também permitirão conhecer as melhores estratégias a serem adotadas e as que você deve evitar. A partir de então, você poderá maximizar seu orçamento de marketing em locais estratégicos e, assim, aumentar suas vendas.

3- Segmente e personalize

Se sua abordagem de marketing ainda não foi direcionada e personalizada, pense nela sem demoras. Como seu cliente tem cada vez mais liberdade para decidir o que quer e o que não quer ver, é essencial fornecer a ele um conteúdo que atenda às necessidades e interesses.

À primeira vista, faça uma pesquisa com seus clientes para descobrir o que os atrai para seus negócios, o que eles gostam menos e até o que eles querem ver. Você também pode coletar informações relacionadas às preferências e às ferramentas de comunicação que eles usam para ajudá-lo a desenvolver melhor seu conteúdo. Não se esqueça de compartilhá-lo em locais estratégicos.

Não hesite em encontrar maneiras de personalizar o conteúdo que você envia. Obviamente, isso exige mais tempo e esforço do que uma campanha tradicional de marketing de massa, mas pode trazer muito mais resultados no final.

4- Desenvolver um relacionamento com o cliente

Uma vantagem competitiva que você tem sobre as multinacionais é a proximidade com seus clientes. Aproveite-se disso!

De fato, quando um cliente recorre a uma pequena ou média empresa de varejo, ele espera um serviço diferente, ainda melhor, do que em uma grande empresa.

Certifique-se de conhecer seus clientes e oferecer-lhes um serviço que atenda às expectativas que eles criam. Seja comemorando seu aniversário ou agradecendo a compra de uma maneira original. Assim, você criará relacionamentos de longo prazo, promovendo o retorno à loja de seus bons clientes.

A título de exemplo, as lojas da rede de café Starbucks do Brasil costumam escrever os nomes dos clientes nos copos de café. Assim todo mundo se sente especial e muitas vezes retorna às cafeterias por este fator.

5- Aproveite os recursos gratuitos

O mundo da Web dá acesso a vários recursos gratuitos, que quando bem utilizados podem aumentar bastante suas vendas. Só precisamos pensar em redes sociais ou eventos de rede que são opções fáceis e acessíveis para aumentar sua base de clientes.

Se você se dispuser a dedicar tempo ou delegar o trabalho, poderá ver rapidamente os frutos do seu trabalho, considerando o contato quase instantâneo com seus clientes.

Por fim, lembre-se de que aumentar suas vendas não é ciência de malucos: você apenas precisa ouvir e agir. As melhores estratégias de marketing geralmente são o resultado de escutas atentas às necessidades de seus clientes.

Conclusão

Neste post falamos um pouco sobre alguns pilares do marketing de varejo, definindo cada um de forma sucinta. Além disso, você também leu 5 dicas para aumentar as suas vendas de varejo. 

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