Entender a diferença entre hospedagem cloud e cloud server é fundamental na hora de contratar um plano para o seu site. Mas pode ser algo difícil, principalmente por terem nomes similares.

Você provavelmente já sabe que um site é uma sucessão de arquivos e dados. Neste sentido, para que esses dados e arquivos possam estar sempre acessíveis via internet, eles devem estar armazenados em uma máquina, um computador. Esse computador é o que chamamos de servidor.

Quando falamos em hospedagem, nos referimos ao serviço de armazenamento de arquivos e dados em um servidor. Ou seja, a forma como você gerencia e armazena o seu site em algum servidor. 

Dito isso, neste artigo vamos esclarecer as diferenças, vantagens e desvantagens de uma Hospedagem Cloud e de um Cloud Cerver.

O que é Cloud Server? 

Apesar do nome ‘nuvem’ passar a ideia de um servidor sem hardware físico, um Cloud Server utiliza recursos de um computador físico, porém com uma estrutura online. Assim, um cloud server é basicamente um servidor físico, hospedado e entregue por meio de uma plataforma online, permitindo que ele seja acessado remotamente. 

Em um servidor em nuvem, você possui uma estrutura virtual e escalável. Ou seja, os seus recursos serão escalados para outros servidores de acordo com a demanda. Cada um deles armazena uma cópia atualizada do seu site. Assim, quando um servidor está muito ocupado, a rede direciona o tráfego para outro, automaticamente. 

Da mesma forma, é possível alocar mais recursos quando a demanda estiver alta e diminuir quando a demanda for baixa. A consequência disso é que um servidor Cloud tem menos chances de parar, pois a rede de servidores sempre vai alocar mais recursos somente quando for necessário. 

Além disso, os custos de um cloud server variam de acordo com a utilização. Logo, isso pode ter um impacto maior ou menor dependendo de cada site. Este produto é mais recomendado para sites que possuem tráfego maior e precisam de muitos recursos para se manter no ar.

Quais são as vantagens do Cloud Server?

  • Um cloud server tem menos chances de parar, pois terá outros servidores hospedando o site;
  • Você paga pelo que usar, pois o sistema age de forma automática para alocar mais recursos SE necessário;
  • Permite diferentes fluxos de trabalho, visto que pode ser escalado;
  • Pode ser acessado de forma remota, uma vez que está em uma estrutura de cloud computing.

O que é Hospedagem Cloud?

Hospedagem Cloud

Ao contrário do cloud server, na hospedagem cloud o usuário não possui um servidor, mas sim um serviço de hospedagem. Com o cloud hosting, vários usuários compartilham uma mesma máquina com recursos pré-definidos, assim como em uma hospedagem compartilhada.

Contudo, ao contrário de um servidor compartilhado comum, o limite de recursos é bem estabelecido. Logo, se algum usuário atingir sua capacidade máxima, os outros não serão afetados em nenhum aspecto. 

Tudo funciona como em um prédio de apartamentos. Eles ocupam o mesmo edifício (servidor), porém cada um consome os recursos individualmente sem interferir na performance dos vizinhos. 

Em termos de custos, a hospedagem cloud tem um preço fixo proporcional aos recursos contratados, o que a torna uma boa opção para projetos pequenos ou em fase inicial. 

Quais são as vantagens da hospedagem cloud?

  • Um usuário não interfere na performance do outro, apesar de ocuparem o mesmo servidor;
  • O preço não varia de acordo com a demanda, entretanto os recursos também seguem essa regra e podem se esgotar;
  • Maior estabilidade, visto que os recursos contratados serão garantidos em todos os aspectos, graças ao controle oferecido pelo seu plano;

Conclusão

E então, esclarecemos suas dúvidas sobre cloud server e hospedagem cloud? Ambos são boas opções, mas sua escolha depende da necessidade do seu projeto.


Quer continuar descobrindo tudo sobre hospedagem? Então confira o nosso guia completo sobre hospedagem de sites.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.