Você já teve aquela ideia que te fez pensar “eu deveria abrir uma empresa”? Então esse post é para você. Aqui vamos te ensinar como colocar essa ideia no papel e verificar se ela é viável o suficiente para você ter seu próprio empreendimento. Conheça o Business Model Canvas (ou simplesmente Canvas) e aprenda como explicar e desenvolver o seu modelo de negócio.

O que é Canvas?

Proposto por Alexander Osterwalder, teórico suíço da área dos negócios, o canvas foi criado para ser entendido como um desenho, um modelo estratégico que mostra o que é um negócio. Ele é dividido em 9 blocos: Segmento de clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com os Clientes, Fontes de Receitas, Recursos Chave, Atividades Chave, Parceiros Chave e Estruturas de Custos. Juntos, ele criam a narrativa de um mapa visual para mostrar todo o potencial de um negócio.

Ele também é uma espécie de mapa comum entre quem busca empreendimentos e ideias para investir.

Como usar o Canvas?

A melhor resposta é “como quiser”, afinal a sua aplicabilidade é funcional em qualquer projeto.

No YouTube, é possível achar especialistas ensinando como você deve preencher cada bloco, garantindo que você esteja explorando todo o potencial da sua ideia/empresa. Veja no vídeo abaixo um modelo e um exemplo da aplicação do canvas na sua rotina.

Quando usar o Canvas?

Como visto no vídeo acima, “a todo momento”. O canvas se encaixa em qualquer parâmetro da vida, afinal, foi criado para melhorar o desenvolvimento de qualquer ideia.

Em seus 9 blocos ele interliga os sentidos de cada aspecto para um negócio funcionar. Ele prevê parceiros, estruturas, público e custos. Por conta disso, ele serve com guia se você quiser comprar um carro ou abrir uma loja.

Onde fazer o seu

É possível encontrar na internet diversos modelos de canvas, mas o ideal é sempre seguir o que foi criado por Alexander Osterwalder.

Além disso, o modelo original contou com a participação de pesquisadores de vários países, logo, envolve os mais diversos cenários.

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, tem um site voltado exclusivamente para a criação de canvas. Nele também é possível interagir com outros usuários para trocar ideias e comentários sobre os seus projetos. Clique aqui para saber mais.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.