Existem muitos modos de fazer uma compra segura na internet, para o prazer de comprar não se tornar um pesadelo, é essencial tomar os cuidados necessários.

Os perigos da compra online

A facilidade do comércio eletrônico veio para ficar. Grandes Marketplaces surgem como verdadeiros shoppings virtuais. A tentação de comprar com apenas um clique é muito grande. Por isso, são necessárias algumas orientações para fazer uma compra segura na internet.

Existem fraudadores que se aproveitam do desejo dos consumidores. Por meio de técnicas de roubo de dados, compradores desatentos podem cair em armadilhas, fornecendo informações sensíveis a pessoas mal intencionadas.

Neste artigo você aprenderá a identificar falsas propagandas. Você conhecerá dicas de como identificar se a compra é de fato segura e estará blindado contra todo tipo de ação maliciosa.

Qual é a importância da segurança da informação?

Desde que as transações online surgiram, dados importantes trafegam diariamente na internet. Muitas dessas informações são confidenciais, por isso merecem cuidado e tratamento.

Um extravio desse tipo de informação representará sérios danos ao seu titular. Como exemplo podemos citar os dados de cartões de crédito. Se não forem tratados com os devidos cuidados, podem ser furtados e utilizados em compras que não são de seu verdadeiro dono.

Quais são as dicas para fazer uma compra segura na internet?

Use dispositivos pessoais e redes confiáveis

Primeiramente, você deve sempre ter em mente que em uma compra virtual seus dados pessoais precisam ser fornecidos. Dependendo da modalidade de pagamento escolhida, os dados bancários ou informações de um cartão de crédito também são repassadas. Dessa forma, é recomendável utilizar seu computador ou celular pessoal no ato da compra.

Jamais forneça essas informações confidenciais usando um computador de uso público, como computadores do seu trabalho ou faculdade, outras pessoas podem acessar essas máquinas.

A mesma regra se aplica a redes de Wi-Fi: evite realizar compras com acesso a redes públicas ou de desconhecidos. Existem programas conhecidos como Sniffers, farejadores de redes, capazes de monitorar a atividade de usuários conectados, desconfie de redes públicas.

Evite comprar a partir de e-mails ou mensagens diretas em redes sociais

Clicar em e-mails ou mensagens promocionais pode representar um grande problema.

Isso porque a “promoção” pode ser, na verdade, uma tentativa de golpe disfarçada. Você pode ser direcionamento para uma página falsa. Ou seja, quando o usuário clica na falsa oferta, ele é encaminhado para um site que aparentemente é igual ao site original.

Como fazer uma compra segura na internet?

No entanto, trata-se de um golpe e a página impostora apenas roubará os dados do cliente. Esse golpe é conhecido como Phishing, no Brasil, é comum receber mensagens falsas de bancos, operadoras de cartão de crédito, lojas virtuais, companhias aéreas, entidades judiciais, jogos online, a lista é grande, redobre a atenção.

Compre de sites conhecidos

Há uma infinidade de empresas que oferecem seus produtos pela internet. Lojas virtuais e grandes shoppings virtuais conhecidos como Marketplaces ganharam espaço na rede. Oferecendo recursos para segurança e confiabilidade em compras seguras.

Ao procurar por um produto de seu interesse, vale confirmar se a loja tem boa reputação Nesse caso, pesquise pelos dados fornecidos ao final da página, como CNPJ e meios de contato.

Confira também os depoimentos de outros compradores, tanto em relação ao produto quanto ao atendimento prestado pela Loja.

Verifique se o site oferece um ambiente seguro

Antes de fornecer suas informações pessoais ou digitar os dados do cartão de crédito, é importante conferir se o site em questão é seguro.

É obrigatório conferir se ao lado do endereço eletrônico da loja existe o desenho de um cadeado.

Sua presença indica que a compra está sendo feita em site seguro Outra forma é perceber o início do endereço: o “S” no final de HTTPS significa que está sendo utilizado um certificado SSL de segurança.

Como fazer uma compra segura na internet?

Faça uma verificação da reputação da empresa

Se a empresa é séria e confiável, certamente colocará seus dados à disposição do público para verificação. Sua primeira tarefa é descobrir se essas informações são facilmente acessíveis. Caso contrário, vale ficar em estado de alerta.

Existem formas virtuais de acompanhar a reputação da empresa. Sites como o Reclame Aqui e E-bit permitem que seja feita uma consulta quanto a forma com que a empresa lida com seus clientes.

Pode ser que se trate de uma empresa nova sem muitas avaliações. Do contrário, é normal que a empresa esteja listada nesses sites.

Existem muitos modos de fazer uma compra segura na internet. Você deve ter ao menos o conhecimento básico de segurança apresentado neste artigo antes de efetuar uma compra. Para que o prazer de comprar não se torne um pesadelo, é essencial tomar os cuidados necessários.

Gostou deste conteúdo? Então siga-nos em nossas redes sociais. Também estamos no Facebook, Instagram e Twitter.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Loja Virtual para iniciantes

Encontrar a melhor plataforma para construir sua primeira Loja Virtual é uma tarefa que exige uma pesquisa sobre soluções. Nesse artigo você confere soluções de baixo valor de investimento e facilidade de configuração.

marketplace

Marketplace – qual plataforma escolher?

Marketplaces são plataformas voltadas para empreendedores que buscam iniciar ou diversificar seus canais de venda. Essas plataformas possuem vantagens e desvantagens, analisar atentamente uma solução poderá trazer resultados positivos para suas vendas.
Neste artigo vamos explorar mais características e detalhes de algumas dessas plataformas, afinal, hoje existem várias plataformas de Marketplaces disponíveis, qual você deve escolher?

Super Suporte DialHost

Super Suporte da DialHost

Empresas já perceberam a importância da área de Suporte e estão investindo fortemente no fortalecimento e qualificação de suas operações. Esse é o caso da DialHost.
Prestar o suporte ao cliente empreendedor é vital para construção de parcerias de sucesso.
Nesse artigo vamos estudar a importância sobre suporte e seus canais de atendimento, sobretudo para clientes empreendedores.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.