Você tem um site, mas já faz tempo que não vê algum resultado significativo para o seu negócio? Ou acabou de iniciar um projeto, mas está procurando como atrair mais tráfego para seu site? 

De fato, trazer visitas para um site pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas não impossível! Na verdade existem várias técnicas que podem te ajudar (muito) a atrair visitantes. Melhor ainda: atrair, converter e manter um relacionamento saudável e positivo para todas as partes.

Este é o primeiro post da nossa série sobre Marketing Digital. Vamos apresentar várias soluções para que você consiga mais visitas e clientes para o seu site. 

A seguir, um conjunto de técnicas para atrair mais tráfego para seu site. Pegue papel e caneta e mãos à obra!

Produza conteúdo de qualidade

A primeira pergunta a se fazer é sempre essa: você sabe por que as pessoas visitam seu site?

Geralmente elas querem acessar um bom conteúdo — algo que acrescente, resolva problemas, ensine algo — enfim, conteúdo que gere valor ao leitor. 

Mas, para isso, é válido lembrar que o conteúdo deve ser alinhado tanto à sua realidade, quanto à do leitor. Por exemplo, no caso de sites de download, os usuários estão em busca de arquivos para serem baixados. Por isso, o melhor a se fazer é fornecer o que eles estão buscando. 

Neste ínterim, podemos dizer que o que agrega valor ao conteúdo não é o número de palavras, tampouco artigos científicos e textos rebuscados.

Em outras palavras: o conteúdo deve deixar o leitor com vontade de compartilhar, comentar, apresentar exemplos específicos e ter uma natureza única. 

Por isso mesmo é que não recomendamos algumas práticas, como a de copiar e colar, “encher linguiça” e publicar textos rebuscados focando apenas em tamanho. 

Gere tráfego orgânico

Geralmente o SEO é o primeiro item da lista de técnicas para gerar tráfego. Mas como podemos otimizar uma página sem conteúdo de qualidade? 

De forma resumida, SEO é o que fará seu site subir nos resultados de busca “naturais” do Google (não os três principais resultados, nem os do lado direito, que são resultados comerciais). Por serem resultados naturais, obviamente não se trata de pagar para estar presente. Mas sim de otimizar seu website para torná-lo relevante para as consultas de usuários nos motores de pesquisa.

Essa otimização requer trabalho técnico e editorial. Muitos elementos são otimizados na própria página, como o texto e imagens, mas ainda há elementos conhecidos como off page, que ficam fora do campo de visão do usuário. 

O Google é o site mais visitado do mundo e você precisa estar ali com palavras-chave que levam mais visitantes ao seu site. 

Escolha as palavras corretas para seus posts e coloque-os nos lugares estratégicos para posicionar seu site nos mecanismos de busca. Da mesma forma, deixe o seu site mais rápido e priorize, sempre, a experiência do usuário. 

Mídias sociais

Uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego para seu site é usar os canais de mídia social para promover seu conteúdo. 

As redes sociais estão se tornando cada vez mais importantes nas estratégias de geração de tráfego. De fato, elas permitem apresentar o seu conteúdo fora do seu site, para alcançar mais audiência e usar o princípio do boca a boca através do compartilhamento. 

Ao postar regularmente no Facebook ou no LinkedIn, você é notado e seus clientes em potencial mantêm sua marca em mente. Assim, eles voltam regularmente para visitar seu site e pensarão em você quando surgir alguma necessidade. Mas as redes sociais precisam estabelecer uma estratégia real para ser eficaz em termos de linha editorial e frequência de publicação.

No entanto, tenha cuidado para que as redes sociais escolhidas sejam alinhadas com o seu negócio. Por exemplo, um encanador provavelmente terá menos sucesso no Facebook do que um estúdio de tatuagem. O Twitter é ótimo para links curtos, rápidos (e tentadores), enquanto o Google+ pode ajudar seu site a aparecer em resultados de pesquisa personalizados e é eficaz em nichos B2B. 

Se você é uma empresa de produtos B2C, pode dar grande importância a mídias de imagens sociais, como o Pinterest e o Instagram.

E-mail Marketing

Você certamente coletou vários endereços de e-mail durante suas reuniões, feiras de negócios ou até diretamente do seu site. O e-mail marketing permite que você traga o mundo para o seu site, lançando a conversa com seus clientes existentes ou potenciais clientes, via e-mail.

Um boletim informativo bem construído tem um valor agregado real para que você não perca o contato com seus usuários. Assim, no momento certo, você poderá incentivá-los a usar seus produtos ou serviços. Este é um canal barato e extremamente eficiente. 

Na imagem, um computador em um fundo roxo e preto. Envelopes rodeiam a imagem, fazendo alusão ao e-mail marketing como estratégia para atrair mais tráfego para seu site.
Computador com grande com envelopes ao redor

Para usar esse método, colete as informações de contato – os nomes e endereços de e-mail – dos visitantes em seu site para ter uma maneira de contatá-los. Lembre-se das novas leis de proteção de dados.

Em se tratando de newsletters, pode levar até cerca de sete contatos, para fazer uma única venda. Por isso, convém começar a coletar informações de contato do visitante a partir do primeiro dia. Para isso, você pode usar um formulário de consentimento em sua página. Em seguida, envie e-mails para convidá-los a visitar seu site. Aqui estão algumas idéias:

  • Boletins periódicos com toneladas de dicas e informações 
  • Relatórios gratuitos sobre tópicos que seu mercado apreciaria 
  • Respostas a perguntas comuns sobre seu produto 
  • Oferecer produtos semelhantes ou complementares àqueles que você já ofereceu 
  • Testes gratuitos de produtos que oferecem aos clientes em potencial gosto do que você tem para oferecer 
  • Uma oferta “barata” para um produto mais barato ou mais robusto do que a sua oferta em destaque

Você também pode criar e-mails automáticos, que os clientes em potencial recebem automaticamente assim que se inscrevem em seu site – em segundos – independentemente da hora do dia.

Guest Blogging

Fazer “guest blogging” é oferecer um artigo para outro blog que não o seu. O objetivo é apresentar sua experiência em um determinado tópico e aproveitar o público do site que concorda em divulgar seu material. 

Acredite ou não, uma estratégia realmente fácil, muitas vezes desvalorizada, para obter tráfego é gerar conteúdo gratuito para outros sites. Mesmo dois ou três artigos bem escritos podem gerar cargas de tráfego, desde que não contenham um discurso de vendas.

Você deseja incluir informações raras e difíceis de obter que darão valor automático a seus itens – o tipo de informação que o estabelece como especialista em seu campo.

Depois de ter concluído um artigo, escreva um pequeno parágrafo de biografia sobre você e sua empresa no final de seu artigo – e essa é a parte mais importante – um link para seu site.

Para localizar sites que possam estar interessados ​​em seu conteúdo, envie e-mails para outros proprietários de sites em sua área. Certifique-se de escolher os sites que recebem a atenção e visitas de seu mercado-alvo.

Muitos proprietários de sites precisam de novos conteúdos, por isso ficarão mais do que felizes em publicar seus artigos – e não levará muito tempo até que esses artigos comecem a gerar tráfego para seu site.

Escrever para outros sites é uma ótima maneira de atrair visitantes qualificados: não apenas você estará presente sem pagar, mas também terá a oportunidade de demonstrar seu conhecimento a um público naturalmente interessado em seus produtos e serviços. Além disso, com um artigo em um site, você obtém visibilidade a longo prazo.

Publicidade paga

A publicidade online, também conhecida como pesquisa paga (Google Ads, Anúncios do Facebook, Linkedin Ads, etc.) é a solução ideal e rápida para se comunicar com um alvo específico. 

Geralmente, ela é muito mais barata que a publicidade tradicional e oferece maior flexibilidade. 

Não se deixe influenciar por especialistas que lhe dirão que você deve investir valores altos para obter resultados. É melhor começar em uma área menor, testando os primeiros resultados e, especialmente, as habilidades de quem gerencia sua campanha.

A vantagem da publicidade na Internet (se for bem feita) é baseada na capacidade de selecionar com precisão as pessoas com as quais você deseja se comunicar.

Ou seja, você vai gerar mais tráfego para seu site e terá meios de medir aspectos dessas visitas.

O Google Ads é o programa do Google que permite que você seja incluído nos resultados “comerciais” do Google. De forma simples, você paga para exibir anúncios quando um usuário digita certas palavras na pesquisa.

O Ads é um programa que funciona na forma de leilões. Ou seja, você oferece um valor por uma palavra-chave e pode perder caso alguém pague mais.

Se você espera que mais tráfego traga mais vendas, será necessário segmentar palavras-chave com alta intenção comercial em suas estratégias de pesquisa paga. Sim, a competição por esses termos de pesquisa pode ser feroz (e cara), mas os ganhos podem valer a pena.

Afinal, é possível atrair mais tráfego para seu site?

Manter um site é estar em constante atualização. Isso vale tanto para o marketing digital, quanto para as suas personas. É comprovado que saber mais sobre os clientes ajuda a acertar na hora de entrar em contato! 

Tudo pronto para começar a atrair mais tráfego para seu site? No próximo artigo, continuaremos dando dicas incríveis para você turbinar o sua presença online. Quer acompanhar? Siga nosso perfil no Instagram. 

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