Algumas ferramentas são essenciais na hora de analisar os resultados do seu site. Nesse texto, falamos sobre a importância deste processo e demos dicas de quatro ferramentas excelentes,

Você se dedicou e fez um site bonito para a sua empresa, mas não vê resultado algum. Nesse contexto, grandes quantias foram gastas em impulsionamento e produção de conteúdo. Por fim, embora o site pareça ter crescido, você não sabe se as vendas aumentaram. Se você não começou a analisar os resultados do seu site, está sem rumo na corrida por resultados. 

Não acompanhar os resultados do site é um dos erros mais comuns no mundo do marketing digital. Seja por não saber os meios, ou por não ter definido os fins, muita gente deixa de seguir os indicadores de performance corretos. 

Se você se identificou com a situação acima, leia o post até o fim. Mesmo que você tenha começado agora, a definição de metas é um dos primeiros passos da criação de um projeto de sucesso. 

Nas próximas linhas, vamos explicar a importância de acompanhar os resultados do seu site, além de ensinar como definir objetivos e mensurar de forma correta. 

Definindo as metas de um site

Desde o início do texto, falamos em medir e acompanhar resultados do site. Mas só vamos saber que tudo vai bem, se tivermos um parâmetro para comparar. Tendo isso em mente, o primeiro passo para analisar o sucesso de um site é ter objetivos claros e mensuráveis. 

Qual a sua meta?

Vender mais? Atrair mais visitantes? Fazer com que as pessoas leiam seu conteúdo? Um site pode ter vários objetivos. Além disso, você pode não atingir algumas metas, mas chegar perto de outras. 

Em um primeiro momento, junte-se ao seu time para definir as metas e objetivos do site. Somente depois é que saberemos quais indicadores de performance (KPI) vamos medir e avaliar. 

Ferramentas para análise de performance de um site

Uma vez que você sabe quais indicadores observar, chegou a hora de analisar os resultados. Para isso, você pode usar algumas ferramentas

Algumas delas são gratuitas, como o Google Analytics, e oferecem dados para análise bem completa. 

A seguir, uma lista com as ferramentas de análise de resultados mais conhecidas e utilizadas na web. 

1. Google Analytics

Talvez o mais utilizado de todos, o Google Analytics é um plugin que pode ser instalado nas páginas do seu site. Dessa forma, ele coleta dados e organiza tudo em relatórios periódicos. O melhor? É grátis! 

O Google Analytics é capaz de levantar dados de todos os estágios da jornada do funil. Logo, você terá relatórios desde a primeira visita, até o momento em que um visitante se torna um cliente. 

2. Google Search Console

Outra ferramenta do Google, o Search Console permite uma análise mais técnica das configurações do site. Em outras palavras, ele vai oferecer dados sobre a programação do site que permite análise de elementos que impactam no SEO, por exemplo. 

Se compararmos o GSC com o Google Analytics, podemos dizer que o primeiro analisa a interação do site com o motor de pesquisa do Google. Já o Google Analytics, permite a análise da interação do site com o usuário. 

3. Moz.com

Embora seja uma plataforma paga, o Moz.com também tem funções gratuitas. Ele permite a análise do SERP de cada página, por exemplo. 

Foi com o Moz que surgiu o conceito de autoridade da página. Basta inserir a url e o programa dirá a autoridade do seu site.  Essa é uma das ferramentas mais completas para analisar os resultados do seu site.

Além disso, ele fornece análises de dados internos e externos, todos acompanhados de sugestões de melhorias e otimizações. 

Um dos diferenciais do Moz.com é fornecer não só uma análise do seu site, mas também de sites concorrentes. 

4. HotJar 

Assim como o Moz, o HotJar é uma ferramenta de análise paga. Ele basicamente analisa o comportamento online e a voz dos usuários do site. Tudo isso vem de uma combinação de dados analíticos e ferramentas de feedback. 

O HotJar oferece um panorama geral de como melhorar a experiência do usuário de um site, focando em conversão de visitas em leads. 

Além disso, o HotJar trabalha com o conceito de heatmaps: são mapas que mostram os cliques e o comportamento dos usuários de um site. Os heatmaps permitem descobrir quais áreas são as mais acessadas, por exemplo, de acordo com o número de cliques. 

Conclusão

Tendo em vista todos os pontos que mencionamos neste artigo, você aprendeu a importância de analisar os resultados do seu site. Você aprendeu sobre definir as metas para saber quais indicadores deve observar. 

Além disso, você viu quatro sugestões de programas que ajudam (e muito) nessas análises de performance. Afinal, você só vai saber se a sua estratégia é eficiente, quando tiver dados para observar. 

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