O SSH é um protocolo que melhora a segurança de um servidor. Descubra como ele afeta diretamente a proteção dos seus dados.

Embora seja um assunto mais técnico, todos nós já esbarramos no acesso SSH em algum momento. Basta olhar para o cadeado no topo desta página, ao lado da barra de endereços do navegador. É ele que indica que você está em um acesso SSH.

Em outras palavras, é esse pequeno ícone de cadeado que diz se você está em uma navegação segura ou não.

Mas você sabe o que, de fato, quer dizer acesso SSH?

Neste texto, você vai descobrir o que é o acesso SSH e como ele deixa a sua conexão mais segura.

O que significa acesso SSH ?

Acesso SSH Facebook

Acesso SSH, também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo de rede que permite que os administradores de um servidor acessem um computador remoto. Tudo isso de maneira segura.

Isso porque a conexão exige autenticação dos dois lados, servidor e computador, para ser criptografada. Assim, mesmo se alguém interceptar o pacote de dados que está sendo transmitido, não conseguirá decifrá-los. O acesso SSH também se refere ao conjunto de utilitários que implementam o protocolo.

Para facilitar a compreensão, este protocolo pode ser considerado como um computador que controla outro computador de forma virtual e remota.

A principal vantagem do protocolo SSH é que ele permite a criptografia de dados mesmo em conexões não seguras. Dessa forma, malwares e potenciais hackers serão incapazes de obter acesso não autorizado às informações confidenciais de sua conta. Ou, mais comumente, suas credenciais de login.

Conheça alguns clientes SSH

Para que o acesso entre o computador e o servidor seja feito, é necessário utilizar um terminal de conexão — um software comumente chamado de cliente SSH.

Conheça a seguir os principais e mais utilizados.

1. OpenSSH

A OpenSSH é um dos principais clientes para realizar login remoto com o protocolo SSH. A ferramenta criptografa todo o tráfego para eliminar a espionagem, sequestro de dados, de conexão e outros ataques.

2. PuTTY

Já falamos sobre o PuTTY neste artigo. O PuTTY é um cliente SSH e Telnet criado por Simon Tatham para a plataforma Windows e Unix. É um software de código aberto e é desenvolvido e suportado por um grupo de desenvolvedores voluntários.

3. SmarTYY

O SmarTTY é um cliente SSH com várias tabulações que permite copiar arquivos e diretórios com SCP, em tempo real e com a possibilidade de também editar arquivos no próprio local.

4. Xshell

O Xshell é um poderoso emulador de terminal que suporta SSH, SFTP, TELNET, RLOGIN e SERIAL. Ele oferece desempenho líder do mercado e conjuntos de recursos que não estão disponíveis em alternativas gratuitas.

Clique aqui para saber mais dicas de como deixar o seu WordPress mais seguro.

Como acessar minha hospedagem na DialHost com SSH

Para utilizar o protocolo, você precisa de um cliente SSH, ou seja, um programa que faça este acesso. Acima citamos alguns e recomendamos a utilização do Putty.

Na DialHost, o acesso via SSH é liberado em todos os planos, onde é requerido a criação de uma chave SSH para o acesso.  Veja em nosso tutorial os passos para a criação e ativação dessa chave.

Conclusão

A segurança é, mais do que nunca, algo de extrema importância no ambiente online. De fato, é impensável deixar os dados de sua empresa desprotegidos. Mas a notícia boa é que existem inúmeras maneiras de tornar a sua conexão mais segura.

Neste artigo, você aprendeu sobre o que é o acesso SSH e como ele pode ser obtido. Ficou alguma dúvida? Deixe aí nos comentários!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Loja Virtual para iniciantes

Encontrar a melhor plataforma para construir sua primeira Loja Virtual é uma tarefa que exige uma pesquisa sobre soluções. Nesse artigo você confere soluções de baixo valor de investimento e facilidade de configuração.

marketplace

Marketplace – qual plataforma escolher?

Marketplaces são plataformas voltadas para empreendedores que buscam iniciar ou diversificar seus canais de venda. Essas plataformas possuem vantagens e desvantagens, analisar atentamente uma solução poderá trazer resultados positivos para suas vendas.
Neste artigo vamos explorar mais características e detalhes de algumas dessas plataformas, afinal, hoje existem várias plataformas de Marketplaces disponíveis, qual você deve escolher?

Super Suporte DialHost

Super Suporte da DialHost

Empresas já perceberam a importância da área de Suporte e estão investindo fortemente no fortalecimento e qualificação de suas operações. Esse é o caso da DialHost.
Prestar o suporte ao cliente empreendedor é vital para construção de parcerias de sucesso.
Nesse artigo vamos estudar a importância sobre suporte e seus canais de atendimento, sobretudo para clientes empreendedores.

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.