O SSH é um protocolo que ajuda na segurança de um servidor. Saiba como ele afeta diretamente a forma como você protege seus dados.

Embora seja um assunto mais técnico, todos nós já esbarramos no termo SSH em algum momento. Basta olhar para o cadeado ao lado da barra de endereços do navegador: ele indica se você está em um acesso SSH. Se lembrou?

Em outras palavras, esse pequeno ícone de cadeado indica se você está em uma navegação segura ou não.

Mas você sabe o que, de fato, quer dizer acesso SSH?

Neste texto, você vai descobrir o que é acesso SSH e porque ele deixa a sua conexão mais segura.

O que é acesso SSH ?

Primeiramente, SSH, também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo de rede que permite que os administradores de um servidor acessem um computador remoto. Tudo isso de maneira segura.

Isso porque a conexão exige autenticação dos dois lados (servidor e computador) e é criptografada. Assim, mesmo se alguém interceptar o pacote de dados que está sendo transmitido, não conseguirá decifrá-los. O SSH também se refere ao conjunto de utilitários que implementam o protocolo.

Para facilitar a compreensão, o SSH pode ser considerado como um computador que controla outro computador de forma virtual e remota.

A principal vantagem do protocolo SSH é que ele permite a criptografia de dados mesmo em conexões não seguras. Dessa forma, malwares e potenciais hackers ou invasores serão incapazes de obter acesso não autorizado às informações confidenciais de sua conta ou, mais comumente, suas credenciais de login.

Para que o acesso entre o computador e o servidor seja feito, é necessário utilizar um terminal de conexão — um software comumente chamado de cliente SSH, como os da lista abaixo.

Alguns clientes SSH

A OpenSSH é um dos principais clientes para realizar login remoto com o protocolo SSH. A ferramenta criptografa todo o tráfego para eliminar a espionagem, sequestro de dados, de conexão e outros ataques.

Já falamos sobre o PuTTY neste artigo.

O PuTTY é um cliente SSH e Telnet criado por Simon Tatham para a plataforma Windows e Unix. É um software de código aberto e é desenvolvido e suportado por um grupo de desenvolvedores voluntários.

O SmarTTY é um cliente SSH com várias tabulações que permite copiar arquivos e diretórios com SCP, em tempo real e com a possibilidade de também editar arquivos no próprio local.

O Xshell é um poderoso emulador de terminal que suporta SSH, SFTP, TELNET, RLOGIN e SERIAL. Ele oferece desempenho líder do mercado e conjuntos de recursos que não estão disponíveis em alternativas gratuitas.

Clique aqui para saber mais dicas de como deixar o seu WordPress mais seguro.

Como acessar minha hospedagem na DialHost com SSH

Para utilizar o protocolo, você precisa de um cliente SSH, ou seja, um programa que faça este acesso. Acima citamos alguns e recomendamos a utilização do Putty.

Na DialHost, o acesso via SSH é liberado em todos os planos, onde é requerido a criação de uma chave SSH para o acesso.  Veja em nosso tutorial os passos para a criação e ativação dessa chave.

Conclusão

A segurança é, mais do que nunca, algo de extrema importância no ambiente online. De fato, é impensável deixar os dados de sua empresa desprotegidos. Mas a notícia boa é que existem inúmeras maneiras de tornar a sua conexão mais segura.

Neste artigo, você aprendeu sobre o que é o acesso SSH e como ele pode ser obtido. Ficou alguma dúvida? Deixe aí nos comentários!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.