Os Plugins podem trazer muitas melhorias para o seu site. Confira a nossa seleção com os 10 melhores plugins para WordPress.

Quando falamos em sites, fica difícil não falar em WordPress. Afinal, este é o CMS mais usado em toda a internet. Mas para não deixar tudo básico, existe uma infinidade de plugins para WordPress que vão tornar o seu site ainda melhor.

Os plugins ou extensões são ferramentas poderosas que podem turbinar o seu site. Eles não só levam melhorias às páginas, como também fornecem dados importantes para as suas estratégias.

A seguir, uma lista com os 10 melhores plugins de WordPress.

Os melhores plugins para WordPress

1 – WORDPRESS SEO BY YOAST

Este é sem dúvida alguma um dos melhores plugins para ajudar no indexamento do seu site em motores de pesquisa. Na prática, esta extensão analisa as páginas do seu site e oferece um relatório apontando erros e melhorias para o SEO.

Ao criar um novo conteúdo no WordPress, vá até o plugin e digite a palavra-chave escolhida. Além de apontar as melhorias, ele também fornece uma análise de legibilidade. Afinal, não adianta nada pensar somente nos buscadores, não é mesmo?

Embora exista uma versão completa paga, o YOAST pode ser utilizado gratuitamente com algumas limitações. 

2 – UpdraftPlus

No mundo digital, a importância de fazer cópias de segurança se torna, cada dia mais, algo inquestionável. Por isso, quanto mais fácil for este processo, melhor. Com o UpdraftPlus você consegue fazer backups e restaurações de todos os arquivos do WordPress e do banco de dados, com apenas um clique. 

Além de fazer cópias de segurança dos arquivos, você poderá programar backups periódicos, configurar para cópias automáticas antes de alterações e também usá-lo para fazer migrações.

O melhor é que você pode tanto usar o seu disco rígido como base, quanto serviços de computação na nuvem, como o Google Drive. 

3 – GRAVITY FORMS

Gravity Forms é o plugin ideal para incorporar formulários em seu site WordPress. Com ele é possível criar formulários personalizados, além de ter uma série de modelos prontos disponíveis.

Suponhamos que você precise criar um formulário de inscrição para algum evento, em newsletters e contatos para publicar em seu site. Certamente essa tarefa será muito facilitada pelo Gravity Forms.

Além disso, esse poderoso plugin tem integração com outras ferramentas, como o paypal, trello e survey.

4 – JETPACK

O JetPack é muito mais do que um simples plugin para reagrupar o painel de controle do WordPress. Inclusive, ele foi desenvolvido pelos próprios criadores do WordPress, a Automattic. 

Com o JetPack você consegue integrar os comentários de seu site com as redes sociais do usuário, CDN gratuito para suas imagens, compartilhamento automático de novas publicações pelo Facebook ou Twitter. Enfim, uma série de funcionalidades que ajudam muito na hora de oferecer opções de compartilhamento e personalização. 

5 – GOOGLE ANALYTICS FOR WORDPRESS

O Google Analytics é uma das ferramentas mais poderosas para um site. Isso porque ele oferece estatísticas muito importantes para você conhecer o seu público. O plugin que usamos se chama Monsterlights e pode ser instalado e configurado em poucos cliques.

Uma vez que você tem o Monsterlights, será possível acessar as estatísticas de seu site direto do painel de controle. 

6 – WP FASTEST CACHE

Você já deve saber a importância da velocidade de um site, principalmente para a experiência do usuário. Além disso, os motores de busca consideram esse aspecto na hora de ranquear o site em resultados de pesquisa.

O WP Fastest Cache cuida de todo o cache do seu site, sempre limpando e deixando mais rápido. Por meio de uma interface intuitiva, ele oferece diferentes opções de limpeza. Para aprender a configurá-lo, clique aqui.

7- SUMO

O Sumo é um plugin para WordPress que começa com uma promessa tentadora: aumentar o tráfego do seu site. Ele faz isso por meio de ferramentas de automação, formulários e análises.

Muitas vezes nos esquecemos de coletar e-mails, criar relações com os leitores e analisar os resultados de interações. Com o Sumo, essa tarefa fica muito mais fácil.

8- SMUSH

Voltamos a falar da importância de oferecer um site leve aos usuários. Esse aspecto é ainda mais observado pelos gênios do SEO. Você sabia que é possível comprimir e otimizar as imagens do seu site com um plugin? Pois é exatamente o que o Smush faz.

Este plugin permite que você comprima, edite e otimize as imagens de qualquer diretório. Além de servir para otimizar imagens, ele detecta os arquivos que estão mal dimensionados ou podem ser otimizados.

9- WORDFENCE SECURITY

Este é um plugin para aumentar a segurança do seu site. O WordFence Security nada mais é que um firewall e scanner de malware construído especialmente para o WordPress.

Além de importante, ele é muito bem atualizado. Geralmente as atualizações incluem novos recursos de proteção para ameaças que surgem diariamente.

10- WP MAIL SMTP By WPForms

Se você quer evitar problemas envolvendo os seus emails, talvez essa seja uma excelente solução. O WP Mail SMTP é configurado para garantir que os emails cheguem sem problemas até os destinatários. Isso é muito importante, sobretudo se você usar o e-mail marketing como estratégia.

Ele faz isso por meio de um provedor SMTP que é reconfigurado sempre que necessário.

#Bônus WOOCOMMERCE

Se você tiver um e-commerce, então este plugin pode ser fundamental. Ele nada mais é que uma iniciativa open-source para lojas virtuais. Além de contar com opções para aumentar as vendas, ele é super personalisável.

Agora não tem mais desculpa para deixar tudo da melhor forma para os seus clientes. Para baixar o Woocommerce, clique aqui.

Finalmente, se você chegou até aqui, teve acesso a uma lista completa de plugins para WordPress. Na prática, você vai ver como eles são ferramentas importantes que facilitam muito o seu trabalho.

Eles não são bons somente para você, dono de um website. Além disso, os plugins geralmente levam melhorias para o usuário do seu site. É ou não é um diferencial?

Quer continuar aprendendo tudo que precisa para ter um site? Confira o nosso guia completo sobre hospedagem de sites, clicando aqui.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.